Fiscalização apreende madeira ilegal no rio Pará

0
42
Carga de madeira era transportada em embarcação no rio Pará sem guia florestal e nem documentos fiscais. (Foto: Divulgação/ascom Sefa)

Carga apreendida não possuía guia florestal nem documentos fiscais.
Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade apura irregularidade.

Uma operação de fiscalização realizada pelas Secretarias de Estado da Fazenda (Sefa) e de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Receita Federal e a Marinha do Brasil apreendeu dois barcos que desciam o rio Pará vindos de Abaetetuba, no nordeste do Pará, com cerca de 40 metros cúbicos de madeira, sem guia florestal e nem documentos fiscais, na última terça-feira (14).

De acordo com a Sefa, o órgão lavrou termo de apreensão e a Semas, que vai receber a carga, também iniciou o procedimento de apuração das irregularidades relacionadas ao transporte de madeira não autorizado pela autoridade ambiental.

Apreensões

Auditores e fiscais de receitas estaduais da Sefa apreenderam no último dia 8, no município de Novo Progresso, no sudeste do Pará, quatro carretas que transportavam madeira sem permissão ambiental e com documentos fiscais irregulares.

Os veículos transportavam 114 metros cúbicos de madeira serrada das espécies cupiúba, angelim e maçaranduba e os condutores portavam documentos fiscais irregulares. Foram lavrados Termos de Apreensão e depósito no valor total de R$ 26.380,52.

De acordo com os condutores dos caminhões, a madeira foi extraída de municípios localizados no oeste do estado do Pará e seria encaminhada para estados das regiões Sul e Sudeste do país. Após finalizados os procedimentos de fiscalização, todas as cargas foram entregues ao Ibama de Novo Progresso, para que sejam realizados os procedimentos que se referem ao crime ambiental.

Por Portal da Navegação, via G1 PA

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta

Seu comentário
Seu nome

Solve : *
15 + 7 =