Ainda a linha direta Belém/Soure/Belém no transporte de passageiros com embarcações que oferecem absoluta segurança

0
53

Na foto o catamarã de propriedade da Expresso Tapajós, que por um bom período, esteve fazendo a rota direta Belém/Soure/Belém, até com um certa dificuldade, por se tratar de um bi-casco construído para navegar nos rios, sem a devida estrutura para enfrentar a fúria da baia, muito especialmente em certa época do ano na referida rota, além do mais a movimentação de passageiros (turistas) não cobria as grande despesas, daí o seu retorno ao destino onde operava anteriormente, ou seja, no baixo Amazonas, com base na cidade de Santarém.
Dizem, não sei que pior que ele tem em termos de estrutura, está fazendo a mesma rota, uma lancha, que tem as características daquela que naufragou na baia, quando se dirigia a cidade de Ponta de Pedras no Marajó, cujo acidente foi fatal envolvendo muitas mortes, se assim é, olho vivo porque o pior pode acontecer, com vidas não se brinca. Eu volto depois com a devida confirmação, cumprindo nossa obrigação de bem informar. (Foto: Luis Celso).

Presidente da empresa de Praticagem NORTEPILOT vai doar importante documento a Marinha do Brasil

O grande timoneiro amazônida Prático Luiz Omar Pinheiro, que aparece na foto com o colunista, com relevantes serviços prestados a região, fundador inclusive da conceituada empresa de Praticagem NORTEPILOT, acompanhado deste colunista em data a ser confirmada, deverá viajar a Brasília para fazer uma especial entrega de importante documento que certamente servirá pra fazer do Museu Naval para o excelentíssimo Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira.
Aliás, recordamos, que a última vez que visitamos juntos o Almirante Leal Ferreira, ainda no posto de Vice. Ele desempenhava as funções de Diretor de Portos e Costas, no Rio de Janeiro. Aliás, Luiz Omar, goza de elevado conceito junto a Marinha do Brasil, por tudo de bom que vem fazendo no setor há mais de 30 anos. (Foto: Luis Celso).

Secretaria

Com a nova estrutura do Ministério dos Transportes Portos e Aviação Civil a extinta Secretaria de Portos da Presidência da República, deu origem a Secretaria Nacional de Portos, com maiores atribuições inclusive. Tem hoje como titular um paraense, que inclusive já foi armador no Pará por muitos anos.

Destaque

Sem favor nenhum, hoje um dos grandes destaques no setor na Amazônia Oriental, está sendo o empresário e armador Eduardo Carvalho, inteligência privilegiada, que dirige hoje três importantes entidades, e ainda a presidência da sua empresa de navegação que é a Paes Carvalho de grande conceito na região.

Regata

Amanhã a grande regata promovida pela Marinha do Brasil, em parceria com a SOAMAR, na baia de Guajará envolvendo diversas modalidades náutica, com destaque REMO. O evento promete ser bastante prestigiado, dando um brilho muito especial estará no cais do porto o Navio-Veleiro da Marinha do Brasil “Cisne Branco”.

MARESIAS

O nosso velho amigo Meton Soares Junior, que foi um dos grandes executivos da Companhia de Navegação Marítima NETUMAR, que teve sua sede em Manaus inclusive e operava na cabotagem e longo curso, continua na vice-presidência de Transportes Aquaviários da CNT-Confederação Nacional de Transportes em Brasília. Gente da melhor qualidade.

O armador fluvial e empresário do setor de mineração Cipriano Sabino de Oliveira consignou mais um importante honraria do Exército Brasileiro, ele que é portador de outras dessa instituição, inclusive a Medalha do Pacificador, aliás, Cipriano sempre teve um relacionamento muito aproximado do Exército Brasileiro. Muito bom.

O PHD Dr. Patrick Bannach, que é um verdadeiro gentleman, é hoje sem favor nenhum uma das cabeças mais iluminadas do setor aquaviário da Amazônia. Como diretor do Grupo Bannach/Banav, vem se destacando a cada dia ganhando o apreço inclusive das autoridades navais de Belém, como bom soamarino inclusive e bom amigo. Vai longe.

Uma comitiva de soamarinos de Belém à frente a nossa presidente Drª. Sônia Guedes que vem dirigindo a SOAMAR-Belém com extraordinário dinamismo, estará prestigiando a Convenção Norte das Soamares no próximo mês de maio em Parnaíba-PI, que tem como presidente a bela Jaqueline Freitas Diniz. O evento tem assinatura da SOAMAR-Brasil.

O Navio-Veleiro “Cisne Branco” que já se encontra no porto de Belém, precisamente no Armazém 4 da CDP-Companhia Docas do Pará, através de seu Comandante estará recebendo logo mais as 08h00 horas um grupo de convidados inclusive soamarinos para um Café da Manhã de longo curso. Essa Unidade da Marinha permanecerá em Belém por alguns dias.

O armador fluvial de Rondônia Raimundo Holanda vai dirigir a FENAVEGA-Federação Nacional das Empresas de Navegação Aquaviárias, agora com sede em Brasília por mais quatro anos. Já tem gente chiando, porque dá impressão que o mesmo está querendo se perpetuar na função. Dizem que a vez seria do sul e sudeste. Depois eu volto.

Em recente encontro, o vice-almirante do SINDARPA, armador José Rebelo III, representou essa entidade que reúne os armadores fluviais do Pará, em importante encontro realizado na Câmara Temática de Navegação e Portos, que foi realizado em Brasília nas dependências da CNT-Confederação Nacional dos Transportes.

No próximo dia 17 de maio em cerimônia muito especial, na sede da CNT-Confederação Nacional dos Transportes estará tomando posse à nova diretoria e Conselho Fiscal da FENAVEGA-Federação Nacional das Empresas de Navegação Aquaviárias, tendo como presidente o armador amazônida Raimundo Holanda, para mais um mandato.

BEIRA DO CAIS

O Grupo Atlântica Matapi, graças ao dinamismo da sua diretoria a frente o conceituado empresário e armador, está cada vez mais aumentando o seu raio de ação na Amazônia, hoje já se encontra também em Rondônia na Amazônia Oriental, atendendo importantes grupos, mantendo viagens para Porto Velho através de possantes comboios.

Tudo indica que ainda no decorrer deste ano deverá ser iniciada a construção de um porto publico em Manaus, para atender inclusive navios de grande porte, já que a situação do RODWAY-Flutuante está cada vez pior, já que o mesmo conta com mais de um século em funcionamento, necessitando de um completo reparo em toda a sua estrutura.

A Secretaria Nacional de Portos, agora com uma nova e importante estrutura deverá fazer o melhor pelos portos brasileiros, já que a mesma tem importantes atribuições, mesmo sob a jurisdição do Ministério dos Transportes. Muitos portos brasileiros estão necessitando de melhorias, entre eles o de Belém que está caindo aos pedaços.

Reina grande desanimo junto às empresas de navegação fluvial que operam no transporte de derivados de petróleo, tudo em função dos constantes assaltos (PIRATARIA) que continua acontecendo na região causando grandes prejuízos não só para as empresas como também para os usuários. Os bandidos utilizam armas de alto calibre inclusive.

A Diretoria do SINDARPA-Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial Lacustres e das Agências de Navegação do Pará, vem mantendo importantes encontros com autoridades ligadas ao setor, buscando solucionar problemas que envolvem o setor, ainda recentemente, foi com a Receita Federal e Alfândega de Belém, elogiável inclusive a atenção dada pelos titulares desses dois órgãos. (AS).

A COLUNA VOLTA DOMINGO.

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta

Seu comentário
Seu nome

Solve : *
8 + 30 =