21/05 – Ministro do Supremo Tribunal Militar foi homenageado pela SOAMAR-Belém com jantar de longo curso no PÍER-47

0
120

A SOAMAR-Belém prestou uma significativa homenagem ao excelentíssimo Almirante-de-Esquadra Marcus Vinicius Oliveira dos Santos, Ministro do Supremo Tribunal Militar, que veio a Belém participar de importante evento ligado ao setor Jurídico do Comando do 4º Distrito Naval, a convite do vice-almirante Alípio Jorge Rodrigues da Silva. A homenagem foi em meio a um coquetel seguido de um jantar de longo curso no PÍER-47, tendo a frente a presidente da SOAMAR, empresária e armadora Drª. Sônia Guedes, contando com a presença de ilustres convidados civis e militares, inclusive, Comandantes das diversas OMs da Marinha sediadas em nossa capital e também um grande grupo de soamarinos.
O Almirante-de-Esquadra Marcus Vinicius é muito estimado em Belém, onde serviu por duas vezes, ou seja, quando Capitão-de-Mar e Guerra, e como Capitão dos Portos e posteriormente como Comandante do 4º Distrito Naval, marcando o seu trabalho nessas duas importantes funções. Fotos do evento, que decorreu com a mais absoluta cordialidade, feitos por Luiz Celso.

MARESIAS

O nosso muito estimado vice-almirante Alípio Jorge Rodrigues da Silva, Comandante do 4º Distrito Naval, somente no próximo mês de agosto estará deixando essa função. Pela sua inteligência e capacidade, com certeza absoluta vai para outra importante função. Seu trabalho aqui na Amazônia Oriental tem sido irrepreensível.

A baixa da Unidade é sempre um momento de tristeza, isto, lamentavelmente, vai acontecer dentro em breve na área do Comando do 4º Distrito Naval, ou seja, o Navio Patrulha “PARATI” do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, depois de relevantes serviços prestados, vai deixar o serviço ativo. Fica o NP “Pampeiro”, seu irmão gêmeo.

O colunista, como sempre bem informado, pode afirmar que as avaliações de vice-almirantes da Turma do nosso muito estimado vice-almirante Alípio Jorge Rodrigues da Silva, só acontecerão no início do próximo ano. Com certeza absoluta não será nada fácil porque só tem “COBRAS”, que hoje exercem as mais importantes funções.

Um elogio, muito justo e oportuno, para a bela e dinâmica Sônia Guedes, presidente da SOAMAR-Belém, por tudo de bom que vem fazendo. Hoje seu trabalho a frente dessa entidade é reconhecido nacionalmente. É uma das cabeças mais iluminadas do setor, aliás, seu nome já está sendo costurado para futuramente chegar à Câmara Federal.

Ainda neste mês Manaus estará recebendo a importante visita do almirante-de-esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, Comandante da Marinha. Acompanhado da sua comitiva na capital baré ele visitará todas as OMs vinculadas ao 9º Distrito Naval, estando também agendado um encontro com o Governador do Estado do Amazonas.

O Ministro do Supremo Tribunal Militar Almirante-de-Esquadra Marcus Vinicius Oliveira dos Santos, quando da sua recente visita a Belém, não esqueceu o grande timoneiro Prático Luiz Omar Pinheiro, pedindo ao colunista que transmitisse ao mesmo que o Mont Blanc que ele ofertou deu muita sorte. Até hoje ele continua usando. Que bom.

Pelo que consta no setor, graças à iniciativa da Secretaria Nacional de Portos, o navio boiadeiro “HAIDAR”, desta vez será retirado do fundo do porto de Vila do Conde, possivelmente, por uma empresa estrangeira especializada nessa operação, mas isto só acontecerá se não acontecer acidente de percurso. Acreditamos que não.

O colunista recebeu convite para o Lançamento no Rio de Janeiro do livro: “Praticagem, Meio Ambiente e Sinistralidade”, de autoria do Professor Doutor Matusalém Gonçalves Pimenta. O convite partiu da Associação Brasileira de Direito Marítimo da qual este colunista é Associado Honorário e da Escola da Magistratura do Rio.

Na mesa do colunista convite do amigo CMG José Alexandre Santiago da Silva, Comandante da CPAOR, para o coquetel no próximo dia 22, em comemoração aos 171 anos da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental. Essa importante OM da nossa Marinha é uma das mais movimentadas do Brasil. Já deu muitos Contra-Almirantes.

Na verdade o recente Decreto do Governo Federal reduziu as amarras do setor portuário, em função do mesmo a iniciativa privada comemorou a publicação do mesmo que no seu bojo, com certeza, as privatizações logo, logo estarão chegando também nas companhias docas, como já aconteceu com diversos aeroportos. Olho vivo.

Lamentavelmente, o uso de jet-ski aqui na Amazônia Oriental já está passando dos limites recomendados, tem gente usando para fazer percurso de grande distância, deixando o lazer de lado por aventuras, o que poderá ser prejudicial para os próprios condutores. A Capitania tem que agir, para que amanhã, não seja tarde.

O Ministro do Supremo Tribunal Militar Almirante-de-Esquadra Marcus Vinicius Oliveira dos Santos, sentiu bastante a ausência do seu amigo armador Eduardo Carvalho, pediu-nos que transmitisse ao mesmo o seu grande abraço. Eduardo era presidente da SOAMAR-Pará, quando ele foi Comandante do 4º Distrito Naval. Bons amigos.

Na verdade os grandes grupos, inclusive multinacionais, com suas próprias empresas de navegação fluvial, tomaram conta do transporte de grãos na Amazônia. As empresas regionais, ficaram a ver os super-comboios cruzando os Estreitos de Breves, carregados de soja na maioria para exportação através do porto de Vila do Conde.

Há longos anos o Nordeste vem liderando outras regiões com relação ao número de jovens quando do Concurso para Admissão aos Cursos oferecidos pelo nosso CIABA-Centro de Instrução “Almirante Braz de Aguiar”, tanto assim que hoje existe um número expressivo de “Belas do Mar” do Ceará, desde a Primeira Turma de Mulheres.

Dentro em breve um outro navio graneleiro de bandeira estrangeira deverá receber no porto de Santana-AP, mais uma grande partida de soja para o exterior. A primeira foi realizada sem nenhum problema. Aliás, uma grande novidade está vindo a caminho com relação a esse porto, que conta com grandes projetos para aumentar seu movimento.

Pelo que se observa, está guardado a “sete chaves” os nomes das personalidades que no próximo dia 11 de junho, estarão recebendo em Belém a Medalha do Mérito Naval, segundo o nosso informante invisível, vamos ter surpresas. Aliás, a Medalha do Mérito Naval é a maior honraria da nossa gloriosa Marinha. Precisa muito cacife. Depois eu volto. (AS).

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta

Seu comentário
Seu nome

Solve : *
28 ⁄ 4 =