Armadora fluvial ex-Presidente da SOAMAR-Pará comemora mais um aniversário

0
197

Antecipamos a publicação do Aniversário da querida amiga empresária e armadora Drª. Milva Cabral Rebelo, que acontece na próxima segunda-feira, ela que aparece na foto com o colunista. Bela e humana, tendo inclusive exercido com o mais absoluto dinamismo por cerca de três anos a presidência da SOAMAR-Pará e que graças aos seus méritos é portadora do Mérito Tamandaré e do Mérito Naval. Para ela vai, antecipadamente, um beijo e uma rosa.
Pelo seu extraordinário trabalho a frente da nossa SOAMAR, Milva vai ser, dentro do tempo previsto, candidata a vice-presidente da SOAMAR-BRASIL, para depois assumir a Presidência da entidade maior dos soamarinos brasileiros. (Foto: Luis Celso).

Mensagem de agradecimento do Ministro do Supremo Tribunal Militar Almirante-de-Esquadra Marcus Vinicius Oliveira dos Santos

O colunista recebeu ontem significativa mensagem de agradecimento do excelentíssimo Almirante-de-Esquadra Ministro do Supremo Tribunal Militar em Brasília Marcus Vinicius Oliveira dos Santos que aparece na foto com o colunista, quando da homenagem que lhe foi prestada pela nossa SOAMAR-Belém no PÍER-47, com atenção muito especial da dinâmica presidente da entidade que reúne os soamarinos de Belém, a armadora e empresária Sônia Guedes, grande destaque também do setor aquaviário.
O colunista há muitos anos mantém um estreito relacionamento com essa Autoridade, isto desde quando Capitão dos Portos do Pará e Amapá e posteriormente já no posto de vice-almirante. Ele Capitão dos Portos presidiu o CIABA, a cerimônia do barco denominado “Jornalista ALYRIO SABBÁ”, que, por sinal, já consignou muitas vitórias nas Regatas das quais participou. (Foto: Luis Celso).

Inace lançou primeiro da série de quatro rebocadores da Svitzer

A Indústria Naval do Ceará (Inace) lançou no último dia 26 de abril o “Svitzer Zoe”, primeiro de uma série de quatro rebocadores encomendados pela Svitzer. De acordo com o estaleiro, os modelos são azimutais e terão 60 toneladas de tração estática (bollard pull). Os rebocadores têm projeto básico Robert Alan Ltd (RApport 2400) e o projeto de produção é desenvolvido pela Inace.
A Inace informa que o “Svitzer Zoe” está atualmente em processo de finalização e testes de cais e mar. “Em breve será entregue dentro do prazo para a Svitzer que operará em portos brasileiros”, informa o estaleiro. A embarcação foi batizada por Hatiana Ribeiro, uma das funcionárias da equipe da Svitzer.

MARESIAS

A Tenente Isadora, gestante, bela como nunca trazendo brevemente mais uma netinha para o nosso grande amigo Mecenas (Dora) Gonçalves. O escocês vai correr solto.

A Turma lá no Píer-47, gostou daquela “história da cobra” que o nosso amigo Almirante Marcus Vinicius, contou. Ninguém ficou sério, foi muito legal mesmo.

Poucos sabem, mais lamentavelmente aconteceu aqui na área, pessoas enroladas por receberem “agrados” para facilitar alguma coisa, isto no setor fluvial. Triste.

Comandante Jaques é um militar oficial superior da Marinha, hoje Comandante do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, que goza de grande conceito pelo Alte. Marcus Vinicius.

O robusto cedepeano Raul Moreira, ex-presidente da Soamar-Pará, foi também presença festejada no PÍER-47, foi lecar o seu abraço ao Alte. Marcus Vinicius.

Como sempre a belíssima Milva Rebelo, também ex-presidente da SOAMAR, era muito solicitada, amiga também de muitos anos “do Ministro-Almirante Marcus Vinícius.

Minha querida amiga Desembargadora Nadja, sem o seu Santino, por sinal nossa colega do Mérito Naval, não deixa de prestigiar os eventos ligados a nossa Marinha.

Um jovem que a cada dia se destaca no setor é Assis Neto, que comanda com grande eficiência a empresa Amarena, ele por sinal agora é livre e de bons costumes. Meu Irmão.

Uma grande comitiva de soamarinos de Belém, levados pela bela presidente da SOAMAR-Belém, estarão participando da Convenção Norte, na cidade de Parnaíba. PI.

Sem favor nenhum a deputada federal pelo Amapá Janete Capiberibe, é grande defensora no Planalto da nossa combalida navegação fluvial. Para ela meu abraço.

Enquanto no Pará as tarifas dos serviços de travessias foi congelado, no Maranhão acaba de ser dado um razoável reajuste. Os trechos operados no Pará são maiores.

Dizem, não sei que a “Andorinha” já está voando em direção a Belém, para que em julho inicie suas atividades na linha direta Belém/Soure/Belém. Mais uma tentativa.

O engenheiro Carlos Nascimento, vice-presidente da SOAMAR-Belém, que é um verdadeiro gentleman, ficou impressionado com a fina educação do Alte. Marcus Vinicius.

Consta pela “beira do cais” que dentro em breve deverá ser construído próximo ao Canal Norte – AP um Terminal Privado para receber grandes graneleiros.

O SINDARMA-Sindicato dos Armadores Fluviais de Manaus assinou recentemente um termo com a Secretaria de Segurança do Amazonas para dar mais segurança nos rios.

Portal da Navegação completando 10 anos de grande sucesso no setor reconhecido nacionalmente como o melhor do seu gênero. Sempre atualizado com boas noticias.

BEIRA DO CAIS

Na última quinta-feira (18), no auditório da OAB/Pará, foi realizada a palestra “Direito Marítimo-Contratos de Afretamentos de Navio e Comércio Internacional”. O evento teve como palestrantes os doutores Antonio Filho e Renan Margalho, este último, por sinal, professor da nossa Universidade do Mar, que é o CIABA-Centro de Instrução “Almirante Braz de Aguiar”, importante instituição da Marinha responsável pela formação de oficiais mercantes para a Marinha Mercante Brasileira e países amigos.

A saída do NT “Oscar Niemeyer” da Transpetro – subsidiária de transportes marítimos da Petrobrás, da rota da Amazônia, trouxe, sem dúvidas, prejuízos financeiros para as três Praticagens que atendiam a mesma rota do rio Amazonas e Solimões até Coari no rio Solimões. Certamente a Transpetro deverá designar uma outra Unidade para fazer a mesma rota.

A CPH-Companhia de Portos e Hidrovias, órgão do Governo do Estado do Pará, conta com uma diretoria de alto nível, além de administrar o sofisticado Terminal Hidrovias de Passageiros em Belém denominado “Luiz Rebelo Neto”, tem outras importantes atribuições ligadas ao interland paraense. Seu novo presidente veio imbuído dos melhores propósitos.

No próximo dia 24 mais um importante evento na sede da FIEPA, ou seja, o lançamento do PROJETO PROTEGER, voltado para a navegação fluvial da Amazônia, numa elogiável iniciativa FENAVEGA/CNT. Diversas propostas serão discutidas. O armador José Rebelo III estará representando a FENAVEGA, na qualidade de vice-presidente da entidade. Com certeza o importante evento será bastante prestigiado. (AS).

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta

Seu comentário
Seu nome