Festivamente comemorado a Conclusão do Curso para Oficiais de Máquinas pelo CIABA – Centro de Instrução “Alte. Braz de Aguiar”

1
230
vice-almirante Edervaldo - Comandante do 4º DN quando discursava.
O Delegado do SINDMAR – CLC Darlei Pinheiro, com os formandos.
Almirante Edervaldo, Coronel Paulo Medeiros, Comandante Fábio e o armador Nelson Aires.
O aluno Thiago de Souza Miranda (1º colocado ) e o Vice-Almirante Edervaldo Filho

Em cerimônia realizada no Auditório Sílvio de Magalhães Figueiredo, no CIABA-Centro de Instrução “Almirante. Braz de Aguiar”, presidida pelo vice-almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho – Comandante do CIABA, realizou-se a conclusão do Curso de Aperfeiçoamento para Oficiais de Máquinas.
Participaram do mesmo, 22 Alunos, agora devidamente habilitados para servirem a Marinha Mercante Brasileira, depois das formalidades legais. Com a formação desses novos profissionais o nosso CIABA marca mais um grande tento, destacando o extraordinário trabalho do seu ilustre Comandante CMG Fábio Silva Andrade. (Foto: Luis Celso).

Acidente

Não precisa ser técnico para uma avaliação sobre o acidente que envolveu o navio porta-contêineres “Mercosul Santos” com o comboio fluvial da empresa Bertolini em pleno rio Amazonas, bem próximo a cidade de Óbidos. Depois eu volto.

Estreitos

Olho vivo agora nos Estreitos de Breves, por onde estão cruzando super comboios fluviais que, sem as mínimas condições, manobram numa necessidade de urgência. Recordo que nessa área uma Corveta da Marinha abalroou com um navio de passageiros.

Mercantes

Além de um bom número de oficiais mercantes brasileiros desempregados no Rio de Janeiro, aguardando oportunidade para embarcar, existem também diversos peruanos profissionais de náutica e de máquinas que migraram para o Brasil em busca de empregos.

Motores

Tudo indica que antes do final do ano o Navio-Auxiliar “Pará” deverá receber motores novos, já que os atuais vêm desde os tempos que o mesmo pertenceu a ENASA, merecendo serem os mesmos substituídos, para um melhor desempenho nas suas operações.

MARESIAS

Se a ENASA-Empresa de Navegação da Amazônia S/A, ainda existisse, no próximo dia 28 estaria comemorando meio século. Irmã gêmea da CDP-Companhia Docas do Pará, essas duas estatais, foram criadas pelo Governo Federal com a extinção dos SNAPP.

Nosso amigo Almirante Edervaldo não deve andar muito satisfeito com o seu Botafogo, que “amarga” a 9ª colocação no Campeonato Brasileiro de Futebol.

Um amigo muito agradecido, que eu muito estimo, é o gentleman Dr. Nelson Chaves, Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Pará. Aliás, no TCE temos outro grande amigo do coração que é o Dr. Cipriano Sabino de Oliveira.

É muito fácil chegar aos culpados pelo grave acidente que envolveu o navio mercante porta-contêineres “Mercosul Santos” da Mercosul Line e um comboio fluvial da Bertolini, próximo a cidade de Óbidos no rio Amazonas. Depois eu volto ao assunto.

Brevemente estará circulando o Jornal da SOAMAR em Edição Especial, em homenagem a posse do novo Comandante do 4º DN Vice-Almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho.

Até o momento não foi movida uma “palha” pelo Governo Federal, para salvar do completo afundamento do PORTUS – Instituto de Seguridade dos Portuários. Muito triste.

O rio Tocantins no trecho Abaetetuba/Tucurui, já apresenta diversas áreas completamente assoreadas, dificultando, com a maré baixa, o tráfego até de pequenas embarcações.

Nosso bom amigo Almirante Lima Filho, Diretor de Portos e Costas – DPC deverá bordejar por Belém, antes do final do ano. Diariamente ele tem notícias da Amazônia através da coluna.

Foi muito prestigiada a cerimônia de posse do vice-almirante Alípio Jorge Rodrigues da Silva, como Comandante-em-Chefe da Esquadra, que aconteceu no último dia 7.

No próximo domingo a coluna vai trazer alguns detalhes sobre os grandes comboios que trafegam no rio Amazonas, alguns deles sem Práticos habilitados para a condução dos mesmos.

As Soamarinas Sonia Guedes e Milva Rebelo, juntamente com os soamarinos Raul Ramos Moreira, Linésio Junior e Hermógenes Pessoa, participaram da posse do vice-almirante Alípio Jorge Rodrigues da Silva, como Comandante-em-Chefe da Esquadra.

Pelo que se observa, o início das operações de retirada do Pedral do Lourenço, que daria condições de navegação no rio Tocantins durante o ano todo, não acontecerá neste ano, muitas promessas e nada até agora foi cumprido. Uma vergonha! (AS).

COMPARTILHAR

Um comentário

  1. Prezado Alyrio Sabba, boa noite !

    Assunto: Formatura Curso Apma (Curso de Aperfeiçoamento para Oficiais de Máquinas) – ERRATA

    Me chamo Thiago de Sousa Miranda e vendo sua coluna no jornal Oliberal e no portal da navegação, vi que houve um equívoco de sua parte!
    O Primeiro colocado no curso de aperfeiçoamento para oficiais de máquinas ( APMA CIABA 2017) não foi o Marcelo!
    Na verdade o primeiro colocado no curso, foi eu (THIAGO DE SOUSA MIRANDA), conforme foi informado na cerimônia e na devida premiação presidida por nosso Vice – Almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho.
    Peço por gentileza que seja feita uma errata em sua coluna e no referido jornal para a devida correção da informação e da própria foto, a qual está errada!
    Caso você tenha alguma dúvida, pode fazer contato comigo, com o SINDMAR, ou com o próprio CIABA para as devidas confirmações das informações que lhe passei !

    Atenciosamente,

    Thiago de Sousa Miranda
    Primeiro Oficial de Máquinas da Marinha Mercante

Deixe uma resposta

Seu comentário
Seu nome