Com a leitura da Mensagem da IMO e da Ordem do Dia da Diretoria de Portos e Costas – DPC o CIABA comemorou o Dia Marítimo Mundial

0
218

Ontem, em cerimônia presidida pelo Capitão-de-Mar e Guerra Fabio da Silva Andrade – Comandante do CIABA-Centro de Instrução “Almirante Braz de Aguiar”, foi comemorado condignamente o Dia Marítimo Mundial, com a leitura da Mensagem da IMO e da Ordem do Dia do Diretor de Portos e Costas-DPC, vice-almirante Lima Filho. O evento foi bastante prestigiado, inclusive por Oficiais da Marinha e por autoridades civis ligadas ao setor.
Na foto o Comandante Fabio e o CLC-Comandante Darlei Pinheiro, que já representou os marítimos brasileiros junto a IMO em Londres, onde, por sinal, teve atuação destacada, hoje em Belém é o Delegado do SINDMAR-Sindicato Nacional dos Oficiais da Marinha Mercante do Brasil.
No próximo domingo publicaremos fotos e melhores detalhes do evento. (Foto: Luis Celso).

Sessentão

Até parece que foi ontem que conhecemos, no saudoso Iate Clube do Pará, aquele jovem super educado Primeiro Tenente da nossa Marinha, mas já se passaram mais de 36 anos, outro senão o hoje vice-almirante Edervaldo, que por ironia do destino vai comemorar em Belém como Comandante do 4º DN, 60 anos de idade no próximo 1º de outubro, com uma feijoada de longo curso no Salão do ARES.

Convite

O convite para o evento, por sinal muito original, já chegou às mãos do colunista com uma serie de fotos (como sempre sem esquecer o seu Botafogo, que é do coração). Com certeza o Salão do ARES vai ficar lotado, já que a Autoridade Maior da Marinha no Pará conta com muitos amigos, inclusive este colunista, que jogou a “PEDRA” três meses antes da sua designação, que nem ele mesmo tinha certeza.

Autoridade

No ano passado, a autoridade maior da Marinha que participou da Romaria Fluvial e do Círio de Nossa Senhora de Nazaré foi o Almirante-de-Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira-Comandante da Marinha. Enquanto isto, neste ano estará presente o Almirante-de-Esquadra Sérgio Roberto Fernandes dos Santos-Comandante de Operações Navais da Marinha do Brasil. Estará a bordo do “Garnier Sampaio”.

MARESIAS

Hoje transcorre o Dia do Hidrógrafo. O evento será comemorado condignamente em meio à cerimônia de troca de nome do CLSAOR para CHN-Centro de Hidrografia e Navegação da Região Norte. O colunista, que é Hidrógrafo Honorário, estará presente, como também o nosso muito querido Kleber Menezes, que hoje está a frente da Secretaria de Estado de Transportes, com excelente desempenho.

Aquela Diretoria criada na administração anterior na CDP-Companhia Docas do Pará, de Relação para o Mercado e Comunidade, até hoje não funcionou. Na verdade ficou apenas no papel. Elogiável critério da Diretoria atual que tem a frente o PHD Parsifal Pontes, homem simples, mas de muita visão. Gente da melhor qualidade.

O bom caráter, meu considerado amigo, o carioca Dr. Alexandre Carvalho, presidente do SINDOPAR, vai comemorar 30 anos de Pará, com um jantar de adesão, com “pagode” e tudo mais, no Salão de Festas do Edifício onde reside. O escocês vai correr solto e generoso até a madrugada. Amanhã, a partir das 20:00 horas. Vamos lá.

Prefeito Zenaldo Coutinho, neste seu novo mandato, tem importantes projetos voltados para o setor fluvial municipal, inclusive Terminais Fluviais em Belém, Mosqueiro e Cotijuba, pretende ainda colocar embarcações velozes e confortáveis para atender os ribeirinhos das Ilhas próximas a Belém, com apoio da Marinha.

A CDP-Companhia Docas do Pará até poderia faturar uma “boa grana” com a venda da cábrea “Rio Branco”, que é um verdadeiro elefante branco da empresa, há bastante tempo sem faturar um centavo, mas, infelizmente, não existe interessados na mesma, que teve seu maior faturamento quando da construção da hidrelétrica de Tucurui, isto há mais de 30 anos.

Dizem, não sei… que um grande estaleiro que funciona na Amazônia, mesmo em tempo de crise poderá trocar de dono. Aliás, esse “boato” de beira do cais já vem acontecendo desde o início deste ano. De qualquer maneira, não se pode descartar porque… “onde há fumaça, há fogo”. O interessado seria um grupo multinacional. Eu volto.

A Marinha do Brasil na Amazônia não vem dando condições para o tráfego de embarcações irregulares, inclusive através de ações de Patrulha e Inspeção Naval na área da sua jurisdição, já apreendeu diversas delas, que transportam cargas e passageiros. Os infratores tem que se conscientizar que segurança é obrigação de todos.

BEIRA DO CAIS

Muita gente desconhece a extraordinária importância que tem a DPC-Diretoria de Portos e Costas, que funciona no Rio de Janeiro, tendo como Diretor o vice-almirante Lima Filho, cujo trabalho dispensa elogios. A DPC tem sob a sua jurisdição 63 Capitanias, Delegacias e Agências. Aprimorando ainda mais o desempenho de suas atividades, conta com o CIAGA – RJ e CIABA – PA, responsáveis pela formação de Oficiais Mercantes, além de outras categorias ligadas ao setor marítimo e fluvial.

Depois de um demorado giro pelos EUA, já retornou a nossa capital o bom caráter nosso bom amigo empresário Carlos Nascimento, Vice-Presidente da SOAMAR-Belém, que tem desempenhado importantes funções, contribuindo de maneira destacada pelo desenvolvimento do nosso Estado. Brevemente estará novamente afivelando as malas para um bordejo pelo Continente Antártico a convite da Marinha.

Segundo decisão tomada pela Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), a autoridade marítima brasileira não pode fixar valores, em caráter permanente, para os preços dos serviços de Praticagem. A possibilidade é do poder público intervir para garantir a sua continuidade no caso de interrupção do regular andamento do serviço.

Prevista a presença de cerca de 400 embarcações dos mais variados tipos durante a Romaria Fluvial, no próximo dia 7 de outubro, no trecho Icoaraci/Escadinha do Cais do Porto, todas elas terão que cumprir regularmente com as recomendações da Capitania dos Portos, do contrário serão retiradas de imediato, porque a fiscalização será permanente através da Força-Tarefa dessa OM da Marinha. (AS).

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta

Seu comentário
Seu nome

Solve : *
11 × 9 =