Com absoluto sucesso foi realizado pela Marinha o 2º Fórum Permanente de Segurança do Tráfego Aquaviário da Amazônia Oriental

0
151
Vice-Almirante Edervaldo e o Comandante Santiago com os presentes momentos antes de iniciar a cerimônia.

A Marinha do Brasil, por meio do Comando do 4º Distrito Naval, realizou a 2ª Reunião com os Membros do Fórum Permanente de Segurança do Tráfego Aquaviário da Amazônia Oriental (FSTAOR) em nossa capital. O evento aconteceu em um dos Auditórios do Comando do 4º DN. Tendo como objetivo analisar as questões relativas a Segurança de Navegação e outras providências, inclusive voltadas para a prevenção da Proteção Hídrica na Amazônia Oriental.
Sob coordenação da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental, o Fórum reúne representantes de Organizações Militares, Agências Reguladoras, Sindicatos e Federações ligadas à área da navegação. Como metas iniciais, já foram propostas a disseminação geral das responsabilidades que cabem a cada órgão; a identificação e regulamentação do apoio de um órgão às atividades realizadas por outros; a implementação da exigência da Lista de Passageiros; a regularização dos Portos/Terminais de passageiros; a inclusão do tema no currículo escolar do ensino fundamental; a formação de uma rede de representantes das comunidades locais; a ampliação da participação das Prefeituras; e a conscientização das comunidades ribeirinhas. Flashes do evento feitos por Luiz Celso.

CMG Santiago-Comandante da CPAOR fazendo uma completa explanação sobre o evento.
Vice-almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho quando se dirigia aos presentes.

Um destaque muito especial para o Comandante da nossa Universidade do Mar

Sem favor nenhum hoje destacamos o extraordinário trabalho imprimido no CIABA-Centro de Instrução “Almirante Braz de Aguiar”, nestes dois últimos anos pelo seu Comandante o Capitão-de-Mar e Guerra Fábio Andrade, Oficial Superior da nossa Marinha, do mais alto nível, inteligência e competência privilegiada, que no próximo mês de janeiro estará deixando essa função com a consciência tranquila do dever cumprido, ele que aparece na foto, com o colunista. Graças ao incansável trabalho, a nossa Universidade do Mar, que é o mesmo CIABA, num futuro bem próximo estará recebendo mais um SIMULADOR, este para Máquinas, melhorando com isto os conhecimentos dos futuros Oficiais de Máquinas.

Sobena agradece através do seu Diretor Thiago Lemgruber a grande colaboração da coluna

Em significativa mensagem a Sobena-Sociedade Brasileira de Engenharia Naval, com sede no Rio de Janeiro, através do seu Diretor engenheiro-naval e empresário Thiago Lemgruber, agradeceu a colaboração da coluna, que culminou com o grande sucesso do 10º Seminário Internacional de Transportes Hidroviário Interior, realizado recentemente em nossa capital, na Estação das Docas. Na foto o engenheiro-naval Thiago Lemgruber, com o vice-almirante Marcos Sampaio Olsen – Diretor de Hidrografia e Navegação da Marinha, o Capitão-de-Mar e Guerra Santiago – Capitão dos Portos e o colunista, quando do importante evento. (Foto: Luis Celso).

MARESIAS

Foi muito sentida a ausência do PHD Parsifal Pontes, Diretor-Presidente da CDP-Companhia Docas do Pará, no 10º Seminário Internacional de Transporte Hidroviário Interior, realizado na Estação das Docas. Justifica-se, ele estava de férias.

É só se aproximar as eleições e começam as promessas de melhoramentos no setor portuário. A mais recente é a construção de sete “Terminais Hidroviários” em cidades do interland paraense. Pelo que se vê, o “gato comeu”, os oitos anunciados pelo DNIT.

Existe um dito popular, muito antigo, que diz: “formiga quando quer se perder, cria asas”, portanto, todo cuidado é pouco. Tem gente no setor (que conhecemos toda a sua história) que está querendo ser “o maior”. Humildade não faz mal a ninguém. Depois eu conto.

Belas Tenentes da Marinha que em dezembro estarão completando o tempo regularmentar servindo à nossa Armada, nas diversas áreas aqui em Belém, estarão deixando suas funções, entre elas a boa amiga e competente Adriane Santiago. Vai deixar saudades.

O Grupo Norte Empreendimentos, localizado no município de Barcarena, que opera em diversos segmentos ligados ao setor, contando ainda com um Hospital dos mais modernos do baixo Tocantins, vem consignando muitos elogios, o mais recente foi do Secretário de Transportes, Kleber Menezes, que conhece de perto os seus empreendimentos.

Por falar em Kleber Menezes, ele certamente estará prestigiando a cerimônia no Centro de Hidrografia e Navegação da Região Norte no próximo dia 28, quando decorre o Dia do Hidrógrafo, já que ele é também HIDRÓGRAFO HONORÁRIO, junto com o colunista.

Por tudo de bom que vem realizando no setor em termos nacionais, o jovem empresário e armador José Rebelo III, presidente do Grupo REICON e vice-presidente da FENAVEGA, deverá receber brevemente uma importante comenda, mas isto… depois eu conto.

Recordando. O conhecido e conceituado armador e empresário Eduardo Carvalho, numa importante reunião em Nova Iorque, acompanhado do então Presidente da República, José Sarney, seu amigo, ostentava todas as honrarias da Marinha e por isto foi muito parabenizado, ao seu lado a sua bela mulher, a amiga Ecleida Carvalho.

Hoje o meu abraço vai para o grande pioneiro dos serviços de travessias, especialmente do ARAPARI, Alfredo Rodrigues Cabral, uma cabeça iluminada. Ontem, por sinal, recordamos aquele almoço no “LÁ EM CASA” com o vice-governador, que era o nosso amigo Gerson Peres.

Em toda a história da CDP-Companhia Docas do Pará, um componente da Guarda Portuária (Inspetor), assumiu interinamente a presidência da estatal, na ausência (férias) do titular, o PHD Parsifal Pontes, saindo-se muito bem, segundo um “robusto” servidor da empresa (AS).

Whatsapp do colunista988919807

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta

Seu comentário
Seu nome

Solve : *
30 + 11 =