Comemorado em grande estilo o Dia do Hidrógrafo juntamente com a nova denominação do CLSAOR para Centro de Hidrografia e Navegação do Norte

0
195
Momento solene do importante evento.
Almirante Edervaldo quando se dirigia aos presentes.
Almirante Edervaldo momentos antes de cortar o bolo em homenagem ao seu aniversário.
Almirante Edervaldo, CMG Jaques com representantes da Unipilot e da Barra do Pará.
Almirante Edervaldo, Drª. Sônia Guedes, empresário e engenheiro Carlos Nascimento, presidente e vice da SOAMAR.
Almirante Edervaldo, professor Mecenas e o colunista.
Capitão-de-Mar e Guerra Santiago, CMG (MD) Vicente Garcia, Professor Mecenas e o colunista.

Em meio a comemoração ao Dia do Hidrógrafo, realizou-se a mudança oficial do CLSAOR – Centro de Levantamento e Sinalização Náutica da Amazônia Oriental, para Centro de Hidrografia e Navegação do Norte (CHN-4), tendo como Diretor o ilustre Capitão-de-Fragata João Bittencourt Cavalcanti, que, por sinal, vem realizando um extraordinário trabalho nessa importante função. O evento foi presidido pelo excelentíssimo vice-almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho – Comandante do 4º Distrito Naval, que foi recebido com PARABÉNS A VOCÊ executado pelos Fuzileiros Navais, já que aniversariava naquela data, em seguida, a bonita canção do Hidrógrafo e o Hino Nacional. Foi impecável a organização, inclusive o bolo em homenagem ao grande aniversariante, com o distintivo do Botafogo e do Hidrógrafo. Um coquetel muito especial foi oferecido no final. Flashes do importante acontecimento por Luiz Celso para a coluna.

Capitania dos Portos participou de auditorias em instalações portuárias do Pará

A Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR), como membro permanente da Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (CESPORTOS), participou da equipe designada para realizar auditorias, no período de 25 a 29 de setembro, em diversas instalações portuárias do estado do Pará, com o objetivo de averiguar se as atividades desenvolvidas estão de acordo com o sistema de prevenção e repressão a atos ilícitos nos Portos, Terminais e Vias navegáveis.
Participaram também da equipe, o presidente e o secretário-executivo da Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (CONPORTOS/DPF) e um representante do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil.
Na foto o Imediato da CPAOR Comandante Smith e integrantes do Cesportos.

MARESIAS

A eleição para o CONSAD da CDP-Companhia Docas do Pará destina-se a todos os empregados vinculados a estatal e não somente aos associados de Sindicatos, conforme recomenda a Constituição Federal. Aliás, já se fala no nome de um forte candidato que, por sinal, é um grande defensor da empresa, trata-se de Cileno Borges. Eu volto.

Na próxima reunião da nossa SOAMAR-Belém estarão em pauta importantes assuntos relacionados com o Dia Nacional dos Amigos da Marinha, que é comemorado no dia 5 de novembro, quando importantes personalidades civis e militares de nossa capital estarão sendo agraciadas com a Medalha Amigo da Marinha. Muito bom.

O Navio Hidroceanográfico “Garnier Sampaio” já está prontinho para no próximo dia 7 conduzir a Santa Padroeira de Belém, durante a Romaria Fluvial, com autoridades eclesiásticas, civis e militares a bordo, o que, aliás, vem fazendo há muitos anos.

O novo Governador do Estado do Amazonas, nosso velho conhecido Amazonino Mendes, vai reivindicar junto ao Planalto a construção de um novo porto público na capital amazonense, já que a situação do RODWAY está cada vez pior. Será muito bom.

O excelentíssimo vice -almirante Marcos Sampaio Olsen, Diretor de Hidrografia e Navegação da Marinha do Brasil no Rio de Janeiro, agradeceu a atenção dispensada por este colunista, quando da sua recente passagem por Belém. Gente da melhor qualidade.

A empresa R. PEOTTA, vai iniciar os estudos sobre a hidrovia Guamá/Capim ainda no decorrer deste ano, conforme contrato firmado com o DNIT-Ministério dos Transportes, quando de recente encontro realizado na FIEPA, em nossa capital. Eu volto.

No próximo mês de novembro a coluna estará também comemorando 47 anos em “O LIBERAL”. Tudo aconteceu por um convite muito especial do nosso saudoso jornalista Rômulo Maiorana. Graças ao apoio dos queridos Maioranas, hoje bordejamos até pelo exterior.

Corrigindo. O vice-almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho, por outros compromissos anteriores, não se fez presente a cerimônia realizada no CIABA – Centro de Instrução “Almirante Braz de Aguiar”, alusiva ao Dia Marítimo Mundial.

Nada mais se ouviu falar sobre o início das operações de retirada do Pedral do Lourenço. Conforme a fala do presidente da DTA-Engenharia, a primeira Pedra só deverá ser retirada no próximo ano, ainda sem data certa, tudo por causa das exigências descabidas do IBAMA, segundo palavras do dr. João Acácio de Oliveira Neto.

Hoje o meu abraço vai para a querida amiga de muitos anos, Sra. Vilma Rebelo, que inclusive já foi nome de um navio mercante. Ainda ontem, por acaso, encontrei no nosso arquivo uma foto do “Rouxinol”, logo me veio à lembrança essa virtuosa amiga. Essa embarcação fazia com regularidade a rota do Xingu.

Tudo indica que Praticagem que envolve as empresas que fazem a rota da ZP-1, deverão ganhar um novo mercado, mas o assunto está sendo conduzido dentro do mais absoluto sigilo, mas tudo dentro da legalidade. Aguardem, que depois eu conto. (AS)

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta

Seu comentário
Seu nome

Solve : *
21 ⁄ 3 =