Agradecimento ao colunista – Recebemos de bordo do “Gigante do Mar” NT “Abdias Nascimento” da Transpetro

0
293

Prezado Jornalista Alyrio Sabbá,

Venho expressar a este Colunista os mais sinceros agradecimentos e felicidades pelas citações deste Comando, de minha Tripulação e do NT “Abdias Nascimento” em vossas colunas do jornal “O Liberal” e no “Portal da Navegação”, ao longo desse tempo.
Com a minha nomeação e vinda para esta unidade, vossa coluna passou a ser muito divulgada a bordo, com noticias de nossas Marinhas do Brasil, Marinha Mercante Brasileira e de nosso setor, como sempre o fiz quando estava em outro navio.
Vivemos momentos de fragilidades em nossa Marinha Mercante, mas com superação típicas de nós “homens do mar”, passaremos por essas tormentas e tempestades, vindo a ter bons tempos com mares calmos e ventos suaves. Devemos ter sempre essa esperança, na certeza e na fé de que tudo voltará a ter o equilíbrio da qual tanto precisamos.
O senhor é um dos defensores e apoiadores que tanto precisamos para voltar a esses bons tempos de nossas grandes navegações. Vossa coluna nos meios de comunicações está de parabéns. Eu e minha Tripulação torcemos para que por muitos e longos anos tenhamos o prazer de poder lê-las.
Em breve, teremos a honra de lhe entregar a placa e diploma de “Tripulante Honorário do NT Abdias Nascimento”, onde carinhosamente o senhor nomeou como “Gigante do Mar”. Tal denominação ganhou fama e conhecimento nacional.
Que Deus esteja sempre em vossa presença.
Desejo proa clara, bons ventos e mares calmos.
Grande abraço.
“PARA FRENTE. PARA AÇÃO. ESSE GIGANTE DO MAR É NOSSO”.
Atenciosamente,
CMT Ricardo Monteiro/NT “Abdias Nascimento”.

Congresso

O grande idealizador dos importantes Congressos Internacionais – TRANS, que já levaram assinatura do SINDARPA, foi o nosso grande amigo armador e empresário Eduardo Carvalho, ainda no seu primeiro mandato como presidente dessa entidade. Os caminhos já estão se abrindo para um próximo em 2018.

Submarino

O nosso muito estimado amigo engenheiro e empresário Carlos Nascimento, vice-presidente da SOAMAR – Belém fascinado com o bordejo a bordo de um submarino, a convite da Marinha do Brasil quando se encontrava de passagem pelo Rio de Janeiro, vindo dos EUA onde visitou familiares.

Amigo da HNBe

O nosso muito estimado amigo Capitão-de-Mar e Guerra – Médico, Vicente Garcia, Diretor do Hospital de Belém – HNBe, vai agraciar o colunista com o Diploma de Amigo do HNBe, o primeiro a receber essa honraria, que muito envaidece este jornalista. O HNBe, hoje no Brasil do seu gênero é sem duvida um dos melhores.

MARESIAS

O CONAPRA-Conselho Nacional de Praticagem, que recentemente comemorou 40 anos de atividades, com sede no Rio de Janeiro, é considerado como uma entidade das mais bem organizadas ligadas ao setor, tendo no momento como presidente o PHD – Comandante Prático Gustavo Martins, uma cabeça iluminada, hoje muito estimado na Amazônia.

Foi muito movimentada a “FEIJOADA” de Longo Curso, que aconteceu no Salão Social do ARES, na Vila Naval, em homenagem ao SESSENTÃO do nosso amigo Almirante Edervaldo – Comandante do 4º Distrito Naval. Mesmo com a “caipirinha”, o escocês correu solto e generoso. O aniversariante, sempre muito gentil recebendo seus convidados, ao lado da sua bela Luene.

O colunista nestes seus 47 anos de “O LIBERAL” já conquistou muitos amigos, mas sempre desconfiado, porque jornalista também vive cercado de “cobras venenosas” sem poder matar nenhuma delas, por isto vamos sempre em frente, pedindo a Deus vida e saúde para os inimigos continuarem assistindo de pé o nosso sucesso, como dizia o saudoso radialista Eloy Santos.

Arapari Navegação, empresa que muito tem contribuído para o desenvolvimento do estado do Pará, inclusive no sistema rodo fluvial, pioneira da travessia Arapari, está em preparativos para colocar na rota do Marajó, mais uma moderna e confortável embarcação.

Hoje a coluna sem favor nenhum tem o prazer de consignar os melhores elogios à empresa Camila Navegação, mais especialmente a grande família que envolve essa empresa pelo grande ato de benemerência que só os bons praticam. Mas isto depois eu conto.

Na Amazônia, tudo acontece. Em Manaus um dos primeiros navios de cabotagem roll-on-roll-off, construído com recursos do FMM, está se acabando no outro lado da capital, em Belém um navio fluvial que estava em boas condições também está se acabando em Miramar.

A Casa das Tintas, a mais tradicional de toda Amazônia na comercialização das melhores marcas de tintas, inclusive a indústria naval, já consignou muitas premiações, graças também a colaboração que dispensa aos seus clientes, oferecendo inclusive cursos grátis.

Muitos mercantes peruanos continuam migrando para o Brasil e outros países, conforme já informamos anteriormente, em Lima funcionam três escolas de Marinha Mercante, e no Peru a frota de navios mercantes é pequena, daí o desemprego dos marítimos peruanos.

BEIRA DO CAIS

No próximo sábado, mais uma Romaria Fluvial, evento que hoje faz parte do calendário turístico de Belém. A Capitania dos Portos está tomando todas às providencias, inclusive com novas normas, objetivando maior segurança, para isto toda a sua Força Tarefa estará em ação, para evitar qualquer irregularidade. Muito bom e nota 10.

Circulando no setor o número especial da “Tribuna Marítima”, trazendo importantes informações, como sempre voltada para a navegação marítima, fluvial, offs-hore, operações portuárias, indústria naval, Marinha do Brasil e outros segmentos ligados às águas. Essa publicação comemora neste ano 41 anos de circulação dirigida.

O estaleiro Rio Maguari, que hoje é uma potência da indústria naval brasileira, orgulho para a Amazônia, tem sido neste ano o grande destaque das melhores publicações nacionais, isto graças ao seu extraordinário desempenho, marcado pela construção maior de embarcações para operações na região, muito especialmente de barcaças e empurradores.

Sem favor nenhum, os serviços de Praticagem, é sem duvida um elo capital, o que, aliás, foi destacado, na eficiência dos portos, já que por meio dela, navios e terminais se unem, criando eficiente circulação de mercadorias de forma segura, devidamente coordenada e com absoluta segurança e rapidez. Os Práticos, sem dúvida alguma, são Anjos da Guarda de Patrimônios Publicos e Privados.

Os Práticos brasileiros, contam com duas importantes entidades que defendem os seus interesses, ambos gozando de grande conceito junto às autoridades navais, são eles o CONAPRA – Conselho Nacional de Praticagem, e a Federação Nacional dos Práticos. Ambas com sede no Rio de Janeiro. (AS).

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta

Seu comentário
Seu nome

Solve : *
29 − 9 =