Atual Comandante da Marinha, quando ainda vice-almirante Diretor de Portos e Costas – DPC era homenageado com almoço no PÍER-47

0
45

A formatura de novos Praticantes-Alunos, futuros Oficiais Mercantes de Náutica e de Máquinas, pela nossa Universidade do Mar, que é o secular CIABA-Centro de Instrução “Almirante Braz de Aguiar”, que acontecerá no dia 5 de dezembro, vai contar com a presença destacada do Comandante da Marinha-Almirante-de-Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira e de outras autoridades ligadas ao setor, sendo o último grande evento tendo como Comandante o Capitão-de-Mar e Guerra Fábio da Silva Andrade, já que no mês de janeiro estará deixando a função, depois de relevantes serviços prestados na função.
Recordando, publicamos hoje uma foto do nosso arquivo, quando o então vice-almirante Eduardo Bacellar Leal Ferreira, na ocasião Diretor de Portos e Costas-DPC, era homenageado com um almoço no PÍER-47, oferecido pelo bom amigo empresário Carlos Cabral Rebelo. (Foto: Luiz Celso).

Escritório

Em pleno funcionamento o Escritório de Advocacia da bela advogada Drª. Ana Paula Salgado, voltado inclusive para Direito Marítimo Moderno e Direito Portuário com diversos cursos de especialização. Têm no seu currículo importantes trabalhos.

Providências

Todas as providências já estão sendo tomadas pela SOAMAR-Belém, de acordo com o Comando do 4º DN, para a reunião que marcará no dia 5 de novembro o Dia Nacional do Amigo da Marinha. Ilustres personalidades serão homenageadas.

Dragagem

Já está causando problemas a demora do início da dragagem do rio Madeira, prevista para cinco anos, o DNIT-Ministério dos Transportes já está sendo acionado para prestar as devidas informações. Lá, como cá, só promessa de véspera de eleição.

MARESIAS

Romaria Fluvial lembra o saudoso jornalista e escritor Carlos Rocque, que quando presidente da PARATUR criou este significativo evento, que é realizado na véspera do Círio de Nossa Senhora Nazaré, hoje fazendo parte do calendário turístico de Belém.

Infelizmente, por compromisso anterior, deixaremos de atender ao atencioso convite do vice-almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho, para participar da Romaria Fluvial a bordo do Navio Hidroceanográfico “Garnier Sampaio”, que será mais uma vez o CAPITÂNIA do importante evento, que inclusive reunirá um grande número de embarcações.

A Praticagem da Barra, através de seu presidente Comandante/Prático Evandro Abi Saab, por sinal muito bem acompanhado da sua bela noiva e outros profissionais da secular entidade, prestigiaram a “FEIJOADA” no ARES Clube em comemoração ao aniversário do nosso muito estimado Almirante Edervaldo.

Graças a Deus, nosso amigo e irmão de muitos anos empresário Nabih Abou, totalmente recuperado de uma ligeira indisposição, voltando ao batente com muita força e vigor. Ele que também é uma grande expressão da família rotariana de Belém, já foi, inclusive, Governador da Região Norte. É gente da melhor qualidade.

O estaleiro INACE, o único que funciona em Fortaleza há mais de 40 anos, hoje também voltado para a construção de Navios de Guerra, chegou a exportar mais de 20 iates de luxo para os EUA, conta, inclusive, com cadeira cativa na Boat Show de Miami.

O prefeito Zenaldo Coutinho tem grandes projetos neste seu novo mandato, focado para o transporte fluvial direcionado as Ilhas Municipais nas proximidades de Belém, para atender melhor, e com absoluta segurança, os seus ribeirinhos. Muito bom.

Muita gente não sabe, mas antes da Marinha assumir o transporte da Imagem da Virgem de Nazaré, durante a Romaria Fluvial através do NH “Garnier Sampaio”, essa operação era feita por um super-empurrador da empresa CNA-Companhia de Navegação da Amazônia.

No próximo domingo o meu querido casal Almirante Alípio (Mara) da Silva, estarão lá no Rio de Janeiro, voltados para o Círio de Nazaré, eles que são devotos da Santa Padroeira de Belém, com certeza recordando o “Pato no Tucupi” e a “Maniçoba”.

Neste final de semana, com certeza o movimento será muito grande nas travessias. O Marajó agora muito bem servido com o super ferry-boat “São Gabriel” da Henvil Transportes, que tem capacidade para transportar mais de 1.000 passageiros com segurança.

BEIRA DO CAIS

O ilustre professor Dr. Mecenas Gonçalves recebeu mais uma honraria da OAB-PA, ou seja, o Di0ploma “Labor et Honor”, ele que já é portador de importantes comendas entre outras o Mérito Tamandaré e o Mérito Naval, as mais altas da gloriosa Marinha do Brasil, e que também faz parte da diretoria da SOAMAR-Belém.

Hoje, no Brasil, a navegação de cabotagem, na sua grande maioria é operada por embarcações de navegação de capitais estrangeiros, ente elas destacam-se a Aliança Navegação e Logística e a Mercosul Line, que inclusive atendem a costa brasileira, chegando até Manaus com escalas em Vila do Conde, mantendo programações regulares.

Só participarão da Romaria Fluvial as empresas de navegação devidamente liberadas pela Capitania dos Portos da Amazônia Oriental-CPAOR. Uma iniciativa muito elogiável dessa Organização Militar da Marinha, objetivando segurança absoluta, para evitar problemas: “Quem não tiver a “Bandeirinha Branca”… estará fora”.

Como sempre acontecem todos os anos, ilustres personalidades de Belém e de outras capitais, estarão assistindo a passagem do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, do prédio onde funciona a CDP-Companhia Docas do Pará, inclusive autoridades que virão de Brasília. O presidente da estatal Parsifal Pontes será o anfitrião.

O jovem armador e empresário José Rebelo-III hoje é destaque nacional fazendo parte de diversas entidades ligadas ao setor inclusive, como a FENAVEGA-Brasília, CNT-Brasília, SINDARPA-Belém e SINDARMA-Manaus. Ele hoje é o diretor-presidente do conceituado e poderoso Grupo REICON, que está presentes em Belém e Manaus e Rio de Janeiro. (AS).

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta

Seu comentário
Seu nome

Solve : *
14 + 24 =