Entidade de Praticagem anuncia investimentos no Amapá

0
35

A Praticagem é um serviço essencial em águas onde o tráfego de embarcações, em geral de grande porte, é recorrente, principalmente em regiões como a Amazônica.

A diretoria do Grupo Bacia Amazônica Práticos (BAP) em Macapá e se reúniu com autoridades na ultima sexta-feira, 29, em uma cerimônia para apresentar investimentos e projetos que visam a aprimorar a sua atuação no Estado. O Grupo BAP atua na Zona de Praticagem 01 que abrange três estados: Amapá, Amazonas e Pará, assessorando os comandantes na condução de navios com segurança pelo Rio Amazonas e seus afluentes, desde a sua foz até a cidade de Itacoatiara-AM.

A Praticagem é um serviço essencial em águas onde o tráfego de embarcações, em geral de grande porte, é recorrente, principalmente em regiões como a Amazônica, inconstante por natureza, o que torna a atividade necessária para garantir a segurança da navegação, a preservação do meio ambiente e a salvaguarda da vida humana. Na economia, a Praticagem também contribui para o desenvolvimento da região, gerando emprego e renda, capacitando moradores que se tornam profissionais da navegação.

A atividade é exercida por Práticos, que são profissionais experientes e habilitados, com profundo conhecimento da geografia local, avaliados pela Marinha do Brasil. Além de promover a navegação segura dos navios, a Praticagem desempenha uma importante missão nas águas por onde atua, que é salvar vidas. Muitas embarcações à deriva ou em situação de risco recorrem à Praticagem para serem socorridas ou resgatadas.

No Amapá, o Grupo BAP investiu recentemente em mais uma embarcação que vai auxiliar no trabalho de embarque e desembarque dos práticos e, em caso de necessidade, fazer salvamentos. A Lancha BAP Amapá é a mais moderna lancha de Praticagem do Brasil e será batizada no evento desta sexta-feira.

O projeto de construção de uma atalaia – estação de monitoramento dos navios – de um galpão para reparo e docagem de lanchas e de um novo pier em Fazendinha deve iniciar em breve, o que vai abrir novas frentes de trabalho, tanto na sua construção, quanto na fase de operação.

O projeto é ambicioso, moderno e reflete as expectativas do Grupo BAP quanto ao desenvolvimento do Estado e da região em que atua.

“Fizemos um investimento de ponta, digno desse Estado, que foi a aquisição da Lancha BAP AMAPÁ e também lançaremos, aqui em Macapá, o projeto de modernização da Estação de Praticagem em Fazendinha. Com isso, estaremos contribuindo para o desenvolvimento do Estado do Amapá, agregando modernidade e mais segurança à navegação nos seus rios, beneficiando a todos os setores que usufruem dessas águas, do pescador ribeirinho, aos grandes navios e portos da região”, informou o diretor-presidente do Grupo BAP, Adônis Passos Junior.

Por Portal da Navegação, via Diário.

 

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta

Seu comentário
Seu nome

Solve : *
5 × 29 =