Em meio a cerimônia militar toma posse logo mais o novo Comandante do CIABA

0
260

Conforme foi divulgado, logo mais às 09:30hs estará acontecendo a posse do novo Comandante do CIABA-Centro de Instrução “Almirante Braz de Aguiar”, trata-se do ilustre Capitão-de-Mar e Guerra Marcelo Baptista Santos, que aparece na foto com o seu colega também Capitão-de-Mar e Guerra Fábio de Andrade, que estará deixando a função após uma brilhante passagem com muitas realizações. O significativo evento será presidido pelo excelentíssimo vice-almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho – Comandante do 4º Distrito Naval.
O novo Comandante da nossa “Universidade do Mar” é um Oficial Superior de alto nível, que antes estava servindo em Brasília, precisamente no Ministério da Defesa. Ele, por sinal, nunca esteve servindo em Belém. A ele o colunista deseja o mesmo sucesso do seu antecessor. (Foto: Luis Celso).

Grupo Norte Empreendimentos como melhor Operador Portuário do Pará

A grande revelação de 2017 do setor de operações portuárias, fluviais, marítimas e de logística, pelas avaliações feitas, em Vila do Conde, foi sem qualquer duvida o Grupo Norte Empreendimentos, capitaneado pelo jovem empresário Washington Cordeiro, que aparece na foto com seu filho e o colunista, quando de recente evento promovido por esse importante Grupo.
Operando com equipamentos de ponta e uma equipe de elevado adestramento portuário o Grupo Norte tem outros importantes projetos para serem colocados em prática no decorrer deste ano, para atender ainda melhor os seus clientes que aumentam a cada dia. Além do setor portuário esse Grupo opera em Barcarena um Hospital de primeira linha, dotado dos mais modernos equipamentos, com uma equipe médica-odontológica e laboratorial do mais elevado nível. (Foto: Luis Celso).

Mudança

É iminente o funcionamento da sede da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental – CPAOR, para Miramar, com amplas instalações, inclusive voltada para a baia de Guajará. Os entendimentos para tal com certeza chegarão a bom termo. Será muito bom.

Candidato

O Prático Luiz Omar Pinheiro, presidente da conceituada empresa de Praticagem NORTEPILOT, que também milita no esporte paraense, já foi inclusive presidente do Paysandu, vem sendo assediado para ser candidato a Deputado Federal. Eu volto.

Congresso

Pelas providências que estão sendo tomadas antecipadamente, o TRANS-2018 promete ser bastante movimentado, com a participação, inclusive, de representações do exterior, muito especialmente da Holanda, Eduardo é mestre no assunto.

Manobras

Ainda existe Terminal em Vila do Conde que, contrariando as normas recomendadas pelo órgão competente, não está colocando REBOCADORES necessários para as manobras de atracação e desatracação. É bom lembrar que segurança é obrigação de todos.

Destaque

O porto de Itaqui, que por muito tempo foi administrado pela CODOMAR, está incluído entre os 11 mais movimentados do Brasil, hoje devidamente estadualizado administrado pela EMAP – Empresa Maranhense de Portos, oferecendo calado para grandes navios.

MARESIAS

Segundo informações chegadas a coluna a ANTAQ-Agência Nacional de Transportes Aquaviários, órgão do Ministério dos Transportes, suspendeu o embarque de carga através do porto de Santos-SP. Só não sabemos as razões dessa medida. Eu volto.

A empresa de navegação de cabotagem Mark LOGIS, ao contrário do que foi informado, ainda não descartou a possibilidade de manter uma linha expressa entre São Sebastião-SP/Vila do Conde, o que poderá acontecer ainda no decorrer deste semestre.

Tempos bicudos. Tem gente do setor industrial de pesca atuando também no serviço público estadual, mas isto… depois eu conto com nome e sobrenome. Muito bom.

É meu amigo de muitos anos o Prefeito Zenaldo Coutinho. Fui seu parceiro na sua primeira eleição (VEREADOR). Sempre foi político convicto das suas obrigações.

Por isto e outras boas qualidades, temos certeza que neste seu atual mandato será inaugurada a linha fluvial municipal Belém/Mosqueiro/Belém diariamente.

Nosso prezado amigo Armador e empresário Dr. José Rebelo III, hoje destaque nacional do setor aquaviário, vice-presidente da Federação Nacional das Empresas Aquaviárias, com sede em Brasília, deverá ser o próximo presidente dessa entidade.

Os Práticos que atendem a ZP-1 são verdadeiros mestres ao navegar pelo rio Amazonas, sempre consignando elogios, como aconteceu quando da singradura do maior navio de turismo que já cruzou o Rio Mar, ou seja, quase 300 metros de comprimento.

O Governador do Amazonas, Amazonino Mendes, está empenhadíssimo junto a Secretaria Nacional de Portos, para conseguir a estadualização de alguns portos localizados no interior do estado, assim como a recuperação do Rodway em Manaus.

Mais um grande amigo deste colunista poderá trocar as PLATINAS no próximo mês de março. Estamos de olho no lance, para publicar em absoluta primeira mão.

Com certeza absoluta ainda neste trimestre deverá iniciar as operações de reflutuação do navio boiadeiro “HAIDAR”, que se encontra naufragado no porto de Vila do Conde.

Espera-se no decorrer deste ano dois importantes eventos na área do Comando do 4º Distrito Naval. A instalação do Esquadrão de Helicópteros e a entrada no ar de suas Radio-FM/Marinha, sendo uma em Belém e outra na cidade de Santarém.

BEIRA DO CAIS

Ainda no decorrer deste semestre acontecerá os anunciados leilões envolvendo diversas áreas portuárias, algumas delas da CDP-Companhia Docas do Pará, no pacote o Terminal SOTAVE, que está localizado em Outeiro, oferecendo calado para navios de até setenta mil toneladas. Da vez anterior não teve interessado no mesmo.

A cada chagada de um navio de turismo no porto de Manaus, é sempre uma grande festa, onde turistas estrangeiros são recebidos com muita alegria, música, dança folclórica e tudo o mais. Isto pelos órgãos municipal e estadual voltados para o setor de turismo, totalmente ao contrário do que acontece em Belém, conforme comentários de “beira do cais”.

Vem a caminho uma grande reportagem, focalizando os transportes de grãos através de super comboios fluviais, com cerca de 50 mil toneladas cada um, procedentes de Miritituba para Vila do Conde, todos eles cruzando os Estreitos de Breves, sem Práticos a bordo. Essas operações são feitas na maioria por importantes grupos multinacionais. Voltaremos ao assunto.

Graças aos elogios consignados pela equipe da TV GLOBO, que viajou no ano passado pelo super ferry-boat “São Gabriel” da Henvil Transportes, essa embarcação, como a maior do seu gênero de todo Brasil, vai ser objeto de uma importante reportagem que será publicada em destacada revista de circulação nacional e internacional. Muito bom.

Brevemente o porto de Santos-SP passará a receber também navios de até 366 metros de comprimento, verdadeiros gigantes do mar, para manobra-los Práticos daquele porto estarão fazendo adaptações no exterior, como, aliás, diversos da nossa ZP-1 já fizeram. (AS).

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta

Seu comentário
Seu nome

Solve : *
29 + 28 =