Homenagem da Marinha a um conceituado timoneiro da Praticagem da Barra com o Mérito Tamandaré

0
180

A Marinha do Brasil, através do Comando do 4º Distrito Naval homenageou recentemente com a Medalha do Mérito Tamandaré, o Prático da Barra Miguel de Jesus Salgado, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados, há mais de 30 anos. Na foto aparece o vice-almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho, quando fazia a imposição da significativa comenda, em meio à cerimônia recente do “Dia do Marinheiro” no CIABA.
Como se sabe esse Prático, por diversas vezes já foi presidente dessa entidade, que reúne profissionais do mais alto nível, sendo hoje um dos Diretores da nossa SOAMAR-Belém, onde se destaca pela sua simpatia e educação, por sinal, grife da família Salgado, que ao longo dos anos, foi sustentáculo da Praticagem da Barra do Pará e de muita ligação com as autoridades da nossa gloriosa Marinha, através do Comando do 4º DN. (Foto: Luis Celso).

CIANPORT brevemente também na rota de Vila do Conde no transporte de grãos para exportação

O número de super-comboios fluviais, na rota de Miritituba/Vila do Conde, com Barcaças carregadas de grãos para exportação, vai aumentar consideravelmente neste ano, inclusive com a entrada, também, da CIANPORT, empresa que tem como executivo o nosso amigo Luiz Pagot, ele que implantou a Hermasa na Amazônia, quando prestava serviços ao Grupo Maggi.
A construção de embarcações especializadas para a CIANPORT sofreu atraso na entrega. Essa empresa também já está estabelecida no estado do Amapá, devendo construir um Terminal na área portuária de Santana, para atender importantes projetos com relação ao transporte de grãos.

Saudades

Já tem gente no setor sentindo saudades da bela Tenente Adriane Santiago, que dentro de mais alguns dias estará deixando a Marinha do Brasil. para ela um beijo e uma rosa, com os agradecimentos pela atenção sempre dispensada a coluna.

Cabotagem

Aquela empresa de cabotagem que em importante reunião na FIEPA anunciou a sua nova rota São Sebastião-SP/Vila do Conde, passados alguns meses não aconteceu, ficando mesmo só na promessa. Nenhuma notícia mais. Muito lamentável.

Mudanças

Na surdina estão acontecendo mudanças em alguns órgãos ligados ao setor aquaviário, inclusive aqui em Belém. No decorrer deste semestre outras acontecerão. É isto mesmo, cargos políticos são passageiros. Depois eu volto com detalhes. Anotem.

Candidatos

É impressionante a disputa por um cargo federal em Belém. Imaginem só… ontem o mercado fechou com mais um candidato a presidência da CDP-Companhia Docas do Pará. Agora são cinco. Todos eles não sabem que o “predileto” já está no “bolso” do titular da SNT.

Prestígio

Graças também ao grande prestígio do armador e empresário Eduardo Carvalho, junto ao Planalto, a Polícia Federal Hidroviária poderá acontecer na Amazônia, cujo objetivo principal será dar combate a “pirataria”, que aumenta a cada dia nos rios da região.

MARESIAS

Autoridades da Marinha, quando das vistorias, não pouparam elogios ao alto nível das embarcações construídas pelo mega-estaleiro Rio Maguari para as empresas que operam na Amazônia no transporte de grãos, tanto de barcaças, como dos empurradores, sem duvida alguma, verdadeiras obras de arte. Aliás, hoje esse estaleiro está habilitado para construir qualquer tipo de embarcação. Muito bom.

O acidente que envolveu o navio na cabotagem “Mercosul Santos” e o Empurrador Fluvial da empresa de navegação amazonense “Bertolini”, com certeza vai culminar com uma demorada “briga” na Justiça. Anotem para confirmar oportunamente.

O novo Comandante do CIABA-Centro de Instrução “Almirante Braz de Aguiar”-Capitão-de-Mar e Guerra Marcelo Baptista Santos. Ele substituirá o nosso bom amigo também Capitão-de-Mar e Guerra Fábio da Silva Andrade, que deixará a função no próximo dia 18 pela manhã, com certeza com a consciência tranquila do dever cumprido.

Se não fosse o grande trabalho da atual diretoria do SINDMAR – Sindicato Nacional dos Oficiais da Marinha Mercante, à frente o grande líder marítimo Severino Almeida, a nossa Marinha Mercante, estaria em piores condições. Nota 10.

O Grupo Santos Brasil, presente também em Vila do Conde, através do TECON, apresentou em 2017, um excelente resultado financeiro, mantendo a posição de maior Operador Portuário do Brasil. novos melhoramentos no TECON acontecerão em 2018.

O Comandante/Prático Luiz Omar Pinheiro, grande COMODORO da ZP-1, presidente da conceituada empresa de Praticagem Nortepilot, acompanhado deste colunista deverá brevemente bordejar por Brasília, para um importante encontro. Isto, depois eu conto.

Foi excelente o desempenho em 2017 dos catamarãs construídos em Belém pelo estaleiro ABSNAVAL para o Governo do Estado de São Paulo, na rota Santos/Guarujá/Santos, orgulho sem duvida da indústria naval regional, que nada deve aos estaleiros do sul e sudeste.

No próximo dia 26 assume o Comando da Capitania Fluvial de Santarém, o nosso bom amigo Capitão-de-Fragata Robson Ferreira Carneiro. Do seu gênero a mais movimentada da Amazônia, com um grande número de embarcações registradas. Vamos lá.

BEIRA DO CAIS

Elogiável a atenção especial da FIEPA-Federação das Indústrias do Estado do Pará, com a Marinha através do Comando do 4º Distrito Naval, cedendo seus auditórios para eventos, como aconteceu recentemente quando do encerramento de mais um Programa de Segurança da Navegação na Amazônia-PSNA/2016. Aliás, da Diretoria atual dessa importante entidade, diversos diretores, são portadores da Medalha “AMIGO DA MARINHA” merecidamente.

O novo diretor da SUDAM, professor Maneschy, já recebeu a visita de alguns armadores fluviais, não só do Pará, mais também do Amazonas. Ainda ontem um velho amigo do colunista bordejou pelos corredores desse importante órgão que tem papel importante em toda a região. Aliás, a SUDAM já teve papel importante para a armação fluvial. Depois eu volto.

Tudo indica que não foi em frente o interesse daquele grupo, interessado num estaleiro de nossa capital. Dizem não sei que surgiram alguns problemas, mais isto depois o colunista informará oportunamente, já que a operação envolverá uma grana muito alta.

Nosso amigo engenheiro Carlos Nascimento, vice-presidente da SOAMAR-Belém estará chegando a Belém, na próxima segunda-feira, após um bordejo de Natal e Final de Ano no Rio de Janeiro, junto ao seu filho que ali reside, claro que acompanhado com a sua Ana Luiza. Avô é pai com açúcar, já dizia o saudoso amigo Nestor Bastos.

Neste mês de janeiro e fevereiro próximo acontecerão diversas mudanças na jurisdição do Comando do 4º Distrito Naval, envolvendo os estados do Pará, Amapá, Maranhão e Piauí. Aliás, o atual Capitão dos Portos do Maranhão, já está designado para exercer uma importante função no exterior. (AS).

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta

Seu comentário
Seu nome

Solve : *
21 + 14 =