Marinha comemora Batalha Naval do Riachuelo com eventos gratuitos para sociedade paraense

0
113

O Comando do 4º Distrito Naval (Com4ºDN) promove, no período de 5 a 16 de junho, diversos eventos gratuitos para comemorar junto à população paraense o 153º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo. No dia 11 de junho, é celebrada a Data Magna da Força, marco na história do Brasil no contexto da Guerra da Tríplice Aliança. Confira toda a programação no final do texto.

O Com4ºDN vai realizar, entre os dias 5 e 8, campanha de doação de sangue no Hemopa para reabastecer o estoque de sangue da unidade de saúde. A Marinha do Brasil também vai ser homenageada, no dia 7, em uma sessão solene na Assembleia Legislativa do Estado do Pará.

Já nos dias 8, 11 e 12, o Com4ºDN vai promover uma Mostra de Artes sobre a Batalha Naval do Riachuelo na Casa das Artes, no bairro de Nazaré, com intuito de oferecer lazer e cultura para a sociedade. No dia 9, vai ocorrer a Ação Cívico-Social na Praça Pedro Teixeira (Cais da Escadinha), com atendimentos de saúde, recreação infantil, cortes de cabelo, design de sobrancelhas, maquiagem, limpeza de pele e massagem terapêutica. Na oportunidade, vão ser realizadas uma missa e a demonstração do projeto AmanaKatu sobre abastecimento de água da chuva, da Universidade Federal do Pará.

Ainda no dia 9, no Cais da Escadinha, vai haver uma apresentação do Pelotão Silencioso do 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas (2º BtlOpRib) que consiste em uma marcha com movimentos precisos e sincronizados com fuzil. Na parte da tarde, 13 navios e lanchas do Com4ºDN vão desfilar pela Baía de Guajará, passando pela Estação das Docas. Durante todo o dia, dois navios vão estar atracados no local para visitação pública.

Quem passar no Shopping Grão Pará nos dias 9 e 10, pode conferir a Exposição de Materiais sobre a história da Marinha e a demonstração de atividades dos cães do 2º BtlOpRib, usados em missões de combate. A Banda de Música dos Fuzileiros Navais vai fazer shows nos dois dias com repertório de grandes sucessos regionais, nacionais e internacionais.

No dia 11 de junho, às 9h, o Com4ºDN vai realizar a Cerimônia Militar referente ao 153º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo no Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba). Dentre os convidados, diversas personalidades das esferas estaduais e municipais, representantes dos poderes Judiciário, Executivo e Legislativo e autoridades militares e civis.

De 12 a 15 de junho, vai ocorrer um mutirão com doação de colete salva-vidas e palestras de conscientização de navegação segura, na Orla de Belém. No dia 14, a Banda de Música vai se apresentar no Teatro Sesi, no bairro do Marco, somente para convidados. Para fechar as comemorações, no dia 16, diversas organizações militares e civis vão participar da Regata a Vela Marcílio Dias, no Ciaba.

PROGRAMA DE EVENTOS COMEMORATIVOS AO 153º ANIVERSÁRIO DA BATALHA NAVAL DO RIACHUELO

ORATIVOS AO 153º ANIVERSÁRIO DA BATALHA NAVAL DO RIACHUELO

 Data Horário Evento Local
5 a 8 de junho 8h-18h Campanha de Doação de Sangue HEMOPA
7 de junho 10h Sessão Solene em homenagem ao 153º Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo Assembléia Legislativa do Estado do Pará – ALEPA
8, 11 e 12 de junho 10h – 19h Mostra de Artes sobre a Batalha Naval do Riachuelo e sua importância para a História do Brasil Casa das Artes
 

09 de junho

08h – 17h Ação Cívico-Social Praça Pedro Teixeira (Em frente ao Cais da Escadinha, próximo à Estação das Docas)
 

09 de junho

08h Visitação pública ao NavioRebocador de Alto Mar “Almirante Guilhem” e ao Aviso Hidroceanográfico Fluvial “Rio Tocantins” Cais da Escadinha
09 de junho 14h Desfile Naval de 13 navios e lanchas da Marinha Baia de Guajará
9 e 10 de junho 10h – 22h Exposição de Material da Marinha do Brasil Shopping Grão Pará
9 e 10 de junho 18h30 Apresentação da Banda de Música do 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas Shopping Grão Pará
11 de junho 9h Cerimônia Cívico-Militar CIABA
12 a 15 de junho 8h Mutirão com doação de coletes e palestras sobre segurança da navegação Orla de Belém
 

14 de junho

19h Apresentação da Banda de Música do 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas Teatro do SESI
16 de junho 8h Regata a Vela “Marcílio Dias” CIABA

 

Contato:

Assessoria de Comunicação Social do Comando do 4º Distrito Naval

Telefones: (91) 3216-4017 / (91) 99116-1230

Email: ohana@marinha.mil.br

“Marinha do Brasil, protegendo nossas riquezas, cuidando da nossa gente”

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta

Seu comentário
Seu nome

Solve : *
23 − 17 =