Em meio a significativa cerimônia militar assumiu o novo Comandante da Base Naval de Val-de-Cães

0
118
AS ESPOSAS SENDO HOMENAGEADAS.
MOMENTO SOLENE NA BNVC
CMG MARCELO VELOSO QUANDO ASSUME O COMANDO
MAIS UMA VEZ O GUANIER SAMPAIO PARA O CÍRIO 2018

Em significativa cerimônia militar presidida pelo vice-almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho – Comandante do 4º Distrito Naval, tomou posse o novo Comandante da Base Naval de Val-de-Cães, Capitão-de-Mar e Guerra Marcelo Veloso de Paula, em substituição ao seu colega de igual patente José Eduardo Vieira Carneiro, que após uma passage4m brilhante foi removido para outra função. A Base Naval de Val-de-Cães por sinal comemorou recentemente 69 anos de relevantes serviços prestados a Marinha do Brasil, sendo inclusive dona do maior dique localizado na área SALVADOR – BA ao CARIBE, sendo inclusive referencia internacional.
Após a cerimônia, os presentes civis e militares foram convidados para um congraçamento. alguns flashes feitos por Luiz Celso especial para a coluna.

O consagrado arquiteto Aurélio Meira assinará o Projeto da nova sede da Capitania dos Portos

O Projeto da nova sede da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental – CPAOR, em Miramar, cuja cessão foi feita pela CDP – Companhia Docas do Pará, graças a interveniência do atual Secretário Nacional de Portos Dr. Luiz Otávio de Oliveira Campos, levará assinatura do conhecido e consagrado Arquiteto Dr. Aurélio Meira, que por sinal é portador da Medalha Amigo da Marinha, devendo sair do papel ainda na gestão do atual Comandante do 4º Distrito Naval vice-almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho.

Pelo que o colunista foi informado, no local também funcionará a Patromoria dessa Organização Militar da Marinha, já que o Prédio terá vazão para a baia de Guajará, podendo ser observado do próprio Gabinete da referida OM, com certeza uma obra de primeiro mundo, oportunamente voltaremos ao assunto, que de grande importância para o setor também.

Marinha do Brasil presente mais uma vez na Romaria Fluvial

A Marinha do Brasil sempre colaborando com as boas causas, mais uma vez estará presente na maior festa dos paraenses ligada ás águas, ou seja, a Romaria Fluvial, que acontece todos os anos na véspera do tradicional Círio de Nossa Senhora de Nazaré, reunindo um grande numero de embarcações na baia do Guajará, percurso Icoaraci – Escadinha do cais do Porto. O Navio – Hidroceanográfico “Garnier Sampaio”, que aparece na foto, conduzirá a imagem de N.S.de Nazaré, bem como as autoridades civis e militares.

MARÉ ALTA

O excelente resultado da Operação Verão, realizada no último mês de julho pela Capitania dos Portos da Amazônia Oriental – CPAOR, graças a mesma não foi registrado acidentes envolvendo embarcações, como sempre acontecia em anos anteriores. Isto foi muito bom em todos os sentidos. Nota 10.

MARÉ BAIXA

Para aquela senadora do PT – Partido dos Trabalhadores, que continua insistindo na realização de um novo Concurso para Praticantes de Práticos pela Diretoria de Portos e Costas – DPC, sem levar em consideração que todas as ZPs do Brasil hoje estão com profissionais (PRÁTICOS) além do necessário inclusive na Amazônia.

BEIRA DO CAIS

O Almirante-de-Esquadra Leonardo Puntel, Diretor Geral de Navegação – DGN da Marinha do Brasil, estará voltando a Belém, para prestigiar a incorporação do Rebocador de Alto Mar “IGUATEMI” no Grupamento de Patrulha Naval do Norte.

A empresa DTA – Engenharia, aguarda apenas a liberação do IBAMA para dar inicio as operações de retirada do Pedral do Lourenço, no rio Tocantins, que irá possibilitar a livre navegação durante o ano todo, com benefícios para toda a região.

O conceituado Grupo Atlântica Matapi, capitaneado pelo armador e empresário Relton Osvaldo Pinto, continua realizando importantes operações “ship” (to) ship no Terminal SOTAVE localizado em Outeiro, que tem calado para navios de grande porte.

Diversas Oficiais de Náutica formadas pela nossa Universidade do Mar, nosso CIABA – Centro de Instrução “Almirante Braz de Aguiar”, mediante Concurso estão hoje Oficiais da Marinha do Brasil, algumas delas servindo em nossa capital. muito bom.

Muita gente não sabe, mais o Comando do 4º Distrito Naval, sediado em Belém é considerado como um dos maiores do mundo, com jurisdição em quatro estados, ou seja, Pará, Amapá, Maranhão e Piauí, com cinco Capitanias funcionando muito bem.

Comenta-se na beira do cais, que o Governo do Estado do Pará, deverá ainda neste semestre inaugurar o novo Terminal Hidroviário de Passageiros na cidade de Santarém, onde o movimento de embarcações é muito grande. Será administrado pela CPH.

Pouco a pouco vai aumentando o número de Barcos de Apoio Marítimo, para prestarem serviços a Petrobrás, muito especialmente no sudeste brasileiro, com isto aumenta também o numero de empregos para marítimos brasileiros das diversas categorias.

Dentro de mais três meses estará completando três anos que ocorreu o naufrágio do navio – boiadeiro “HAIDAR” em Vila do Conde, aguarda-se para qualquer momento o resultado da Concorrência feita pelo Ministério dos Transportes, para reflutuação do mesmo.

O armador fluvial amazonense Claudomiro (Dodó) Carvalho, candidato a deputado federal pelo estado do Amazonas, vai concentrar sua campanha para chegar a Câmara Federal no município de Parintins, ele que foi presidente do SINDARMA por dois mandatos. (AS).

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta

Seu comentário
Seu nome

Solve : *
30 ⁄ 10 =