Em pouco mais de cinco meses assumirá o novo Comandante da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental

0
45

Na Marinha do Brasil, tudo é programada com a devida antecedência, muito especialmente a movimentação de Oficiais – Comandantes de Oms. Faltando ainda cerca de seis meses, já é conhecido o nome do novo Comandante da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental – CPAOR, que substituirá o atual Capitão-de-Mar e Guerra Santiago, que por sinal aparece na foto com a sua bela esposa Adriana. Ele no mês de janeiro estará seguindo para o Rio de Janeiro, para realizar um importante curso, após passagem brilhante pela da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental – CPAOR, por sinal uma das mais movimentadas do Brasil.
Conforme noticiamos em absoluta primeira mão, vem um paraense que acaba de ser promovido ao Posto de Capitão-de-Mar e Guerra, imbuído dos melhores propósitos para dar continuidade ao trabalho do seu antecessor. (Foto: Luis Celso).

Candidatos do setor aquaviário a Câmara Federal com grandes possibilidades de serem eleitos

O setor aquaviário da Amazônia, espera contar com dois deputados federais na próxima eleição, um pelo estado do Pará que será o Prático Luiz Omar Pinheiro, presidente da Empresa de Praticagem do Rio Amazonas NORTEPILOT, e com o armador fluvial amazonense (Dodó) Carvalho, este com a sua campanha focada para a cidade de Parintins inclusive.
Enquanto isto, o Prático Luiz Omar Pinheiro, além de contar com diversos municípios do baixo Amazonas, tem também o apoio de grande parte da torcida o Paysandu, clube que foi presidente marcado com um grande trabalho. O setor aquaviário, incluindo os serviços de Praticagem precisa de representantes no Planalto, para defender seus interesses.

Belém necessita de pelo menos mais dois Terminais Fluviais de Passageiros

Na verdade Belém está necessitando urgentemente de pelo menos dois Terminais Hidroviários de Passageiros, um nas proximidades do antigo Porto do Sal e um outro na Praça da Condor, estes dois foram promessas de campanha do atual Prefeito de Belém, mais lamentavelmente até o momento não foram cumpridas.
Enquanto isto o Ministério dos Transportes, através do DNIT, com a construção supervisionadas pela AHIMOR, deverá inaugurar em nosso estado ainda no decorrer deste ano oito Terminais Fluviais, trabalho ainda do Deputado Federal Lucio Vale em Brasília.

Reflutuação

A qualquer momento poderá acontecer o resultado da Concorrência do Ministério dos Transportes para reflutuação do navio “HAIDAR” que se encontra naufragado no porto de Vila do Conde. O acidente aconteceu há quase três anos.

Inaugurações

Ainda no decorrer deste semestre serão inaugurados diversos Terminais Fluviais no estado do Pará, os dois primeiros deverão ser nos municípios de Viseu e de São Miguel do Guamá, trabalho do deputado Lucio Valeu, sem dúvida.

Empresário

Após um giro pelo Havaí retornando a São Paulo via Belém, o nosso muito estimado amigo empresário Carlos Cabral Rebelo, dono do Grupo ICCAR, agora com escritório e residência também em São Paulo. Gente da melhor qualidade. Meu abraço

Problemas

Uma empresa de navegação fluvial da praça de Manaus que mantém linha regular para Belém no sistema de comboio integrado, ultimamente vem enfrentando alguns problemas, inclusive ligados a segurança. Sobre o assunto depois eu volto.

Leilão

Diversas embarcações fluviais, especializadas para o transportes de cargas estão indo a leilão, tudo em função da crise, que até por culpa do próprio Governo Federal atingiu o setor, como por exemplo, até o rio Tocantins está fechado.

Evento

O evento mais importante que deverá acontecer na área naval brevemente será a festiva incorporação do moderno Rebocador de Alto Mar “Iguatemi” no Grupamento de Patrulha Naval do Norte, importante OM do 4º Distrito Naval em nossa capital.

MARESIAS

O empresário paraense Carlos Cabral Rebelo, lá no Havaí em linha direta com o colunista sempre bem informado da movimentação do setor através do Portal da Navegação, ele que hoje tem também residência na capital paulista de onde dirige seus negócios.

Lamentavelmente, uma tradicional empresa de navegação fluvial de nossa capital, já está naufragando, depois de mais de 40 anos prestando relevantes serviços a região, mesmo sendo os rios as estradas naturais na região amazônica. O culpado depois eu conto.

Aquele velho Trapiche de Icoaraci, onde desembarcam os turistas dos navios de turismo estrangeiros, é um péssimo Cartão Postal da capital paraense, já está na hora de passar por uma completa reforma, para tirar a má impressão de quem chega a Belém.

Perto de trinta navios de turismo estrangeiros estão previstos para a presente temporada na rota de Manaus, todos eles cruzando o rio Amazonas através da Barra Norte, parte deles fazendo escalas em Santarém e Boca da Valéria no município de Parintins.

Com maiores possibilidades, o PRÁTICO e empresário Luiz Omar Pinheiro, presidente da NORTEPILOT, vai disputar uma Cadeira na Câmara Federal nas próximas eleições muita gente não sabe mais ele já foi Vereador com grande votação em Vigia de Nazaré.

A cidade de Itaituba, também poderá contar futuramente, com uma Agencia Fluvial considerando o grande numero de embarcações que trafegam por lá. Aliás, alguns anos passados emissários da CPAOR bordejaram para fazer uma avaliação em Breves.

Graças ao deputado federal Lucio Vale, até o final deste ano diversos Terminais Fluviais, interioranos estarão sendo inaugurados com recursos do Ministério dos Transportes. Esse deputado foi o que mais trabalhou em Brasília pelo setor aquaviário. Nota 10 para ele.

Lamentável. Daquelas Lanchas Escolares construídas pela Base Naval de Val-de-Cães e doadas pelo Governo Federal para diversos municípios, a grande maioria delas foram depenadas e não mais atendendo os estudantes ribeirinhos. Uma vergonha.

A CDP – Companhia Docas do Pará emplacando neste mês de agosto 51 anos de atividades com uma folha de relevantes serviços prestados ao setor, irmã gêmea da ENASA já extinta, nasceu com o encerramento das atividades dos SNAPP autarquia do Governo Federal que era dirigida por Oficiais da Marinha do Brasil. (AS).

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta

Seu comentário
Seu nome

Solve : *
26 − 7 =