Ação doa 100 coletes salva-vidas para famílias ribeirinhas do Amapá

0
29
Capitão Fernando Cézar da Silva fez a entrega dos coletes — Foto: Jorge Abreu/G1

Iniciativa é de um grupo de praticagem com a Capitania dos Portos.

Jorge Abreu

Como parte da campanha de doação de equipamentos de segurança, a Capitania dos Portos do Amapá realizou uma cerimônia de entrega de 100 coletes salva-vidas para famílias ribeirinhas. O evento ocorreu quinta-feira (18), em Santana, município a 17 quilômetros de Macapá.

Nessa ação, quem contribuiu com a compra dos coletes foi o grupo Bacia Amazônica de Prático (BAP). De acordo com o presidente da entidade, Adônis dos Santos, a praticagem, que é o serviço de auxílio oferecido aos navegantes, tem o dever de ajudar na segura marítima.

“Essa é uma ação que o nosso grupo regularmente realiza. Como práticos, nós entendemos que é dever zelar pela salvaguarda da vida humana. Então, é esse o nosso papel. Infelizmente, acidentes acontecem e muitas vezes estamos aptos a ajudar”, contou.

Para o capitão da Marinha, Fernando Cézar da Silva, a campanha é importante no sentido de ajudar na segurança de famílias ribeirinhas, que não têm condições de comprar os equipamentos. Ele destaca que o colete salva-vida é um item obrigatório em qualquer tipo de embarcação.

“A entrega é feita a partir de fiscalizações que a Capitania vem fazendo. Durante as abordagens, quando é verificado que as embarcações não possuem o colete salva-vida, por ser de pessoas necessitadas, a gente faz a doação e orienta sobre como usá-lo corretamente”, disse.

Antônio da Silva, 49 anos, trabalha com embarcações desde 2002. Ele comemora a entrega dos coletes para ajudar pessoas que trabalham na área marítima ou moram nas regiões ribeirinhas do estado.

“Tem muitos ribeirinhos que não têm a oportunidade de ter coletes salva-vidas e aprender como se usa. O colete é caro e não é todo mundo que pode pagar. A iniciativa foi muito legal e veio em boa hora”, destacou Silva.

Por Portal da Navegação, via G1 AP — Macapá.

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta

Seu comentário
Seu nome

Solve : *
30 × 24 =