Coquetel a bordo reunindo autoridades civis e militares marcou a passagem do “Veleiro Cisne Branco”

0
38
Almirante Edervaldo e o CMG Batista, Comandante do “Cisne Branco”.

 

De regresso ao Brasil, depois de participar de importante evento náutico internacional, sob o Comando do Capitão-de-Mar e Guerra Adriano Marcelino Batista, escalou em Belém o Cartão Postal da Marinha do Brasil, outro senão o Navio Veleiro “Cisne Branco”, cuja presença no cais do porto é sempre uma grande festa.
Como sempre, um coquetel a bordo aconteceu, reunindo convidados civis, militares, soamarinos, todos recebidos com a fidalguia de sempre, pelo Comandante do 4º Distrito Naval, vice-almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho e, pelo Comandante do Veleiro, CMG Adriano Marcelino Batista e sua oficialidade. Alguns flashes feitos por Luis Celso para a coluna e Portal da Navegação.

Log-In adere ao Outubro Rosa

A Log-In, empresa de logística e cabotagem, aderiu ao Outubro Rosa, mobilização internacional para chamar a atenção sobre a importância da prevenção do câncer de mama. A companhia montou uma campanha para seus colaboradores com orientações sobre o tema por e-mail marketing, palestras informativas e banners e informações na intranet. Para o público externo, a Log-In lança posts nas redes sociais e deixa os portêineres do Terminal de Vila Velha, no Espírito Santo, operado com exclusividade pela companhia de rosa durante todo mês de outubro.

Senadora do PT continua defendendo um novo Concurso para Praticantes de Prático

Aquela Senadora do PT-Partido dos Trabalhadores, não sabemos por que, continua defendendo a realização de um novo Concurso para Praticantes de Prático, uma vez que não existe nenhuma necessidade de novos Práticos, tendo em vista que todas as Zonas de Praticagem do Brasil estão com seus quadros até além do necessário. Um novo Concurso através da DPC – Diretoria de Portos e Costas, só viria trazer despesas desnecessárias.
Por exemplo, aqui na Amazônia, até hoje ainda tem Praticantes de Práticos, buscando habilitação para obtenção da Carta de Prático, inclusive um Médico Oftalmologista, que veio de Salvador-BA, fascinado sim, não pela Amazônia, mas pela especial remuneração.

Agradecimento

O novo Almirante-de-Esquadra, nosso grande amigo Alípio Jorge Rodrigues da Silva, como sempre muito gentil, agradeceu o destaque da coluna à sua merecida promoção a “Quatro Estrelas”.

Mensagem

Com um profundo afeto e um grande abraço, recebemos uma especial mensagem, também de agradecimento, do nosso velho e querido amigo Dr. Luiz Otávio de Oliveira Campos-Secretário Nacional de Portos.

Cotadíssimo

Com um perfil muito especial de verdadeiro Mestre, o grande professor Mecenas Gonçalves, com muita força e vigor, se quiser, poderá exercer uma importante função pública no próximo Governo estadual.

Navio-Escola

Completando a nota de domingo que saiu incompleta (não por culpa do colunista): o Comandante Álvaro Almeida, continua defendendo a armação de um Navio-Escola para o estágio final dos Praticantes Alunos saídos do CIAGA e do CIABA.

De Volta

O nosso muito estimado armador Dr. Daniel Pereira, “cap” do Grupo HENVIL, que também é diretor da nossa SOAMAR – Belém, com muita força e vigor, voltou a prestigiar os eventos na área naval, sua presença é sempre muito festejada.

Estrangeiros

Muita gente não sabe, mas diversas empresas de navegação estrangeiras funcionam com suas agências em prédios próprios, entre elas a Booth Line (Inglesa) e MosmackLine (Americana). A primeira na Presidente Vargas e, a segunda, na Gaspar Viana.

Frustração

O conhecido engenheiro da região tocantina, que já tinha no bolso um projeto para operar um navio fluvial de médio porte de turismo na rota Belém/Marabá, ficou frustrado porque a livre navegação não aconteceu. Tudo continua como antes.

MARESIAS

Na mesa do colunista, agora uma bandeira-miniatura da Marinha Mercante Brasileira, enviada pelo Centro de Capitães da Marinha Mercante no Rio de Janeiro, através do seu presidente Comandante Álvaro Almeida, gente da melhor qualidade.

Hoje o SINPESCA é uma potente entidade, liderando importantes segmentos, além das empresas industriais de pesca, muito bem dirigida por uma diretoria do mais alto nível, gozando de elevado conceito junto aos órgãos ligados ao setor. Nota 10.

Dentro de mais alguns dias o PHD Parsifal de Jesus Pontes, estará reassumindo a presidência da CDP-Companhia Docas do Pará. Lamentavelmente, os problemas que envolvem a HYDRO, poderão atingir financeiramente essa empresa portuária.

Mantendo a tradição, a REICON participará da Romaria Fluvial com uma das suas embarcações, conduzindo a bordo ilustres convidados, inclusive de outras capitais, estando a frente o jovem presidente da empresa, armador e empresário José Rebelo III.

Tudo indica que a dragagem da Bacia de Manobras do porto de Belém, assim como da área do Terminal Petroquímico de Miramar, só acontecerá no próximo Governo, muito embora a intenção do atual Secretário de Portos, seria para que aconteça ainda neste ano.

Com certeza a maioria dos oito Terminais Fluviais anunciados pelo DNIT-Ministério dos Transportes, ainda serão inaugurado antes do final deste ano, já que os dois primeiros estão com as suas obras na ponta da linha para serem concluídos.

Os Comandos das três Forças Militares do Estado do Pará são leitores diários da coluna: Marinha, Exército e Força Aérea.Isto é muito gratificante para o colunista, que bordeja pelo nosso poderoso “O LIBERAL” há quase meio século.

A empresa de navegação Posidônia, que tem a dirigi-la o armador Abrão Salomão, filho do saudoso amigo Alarico Salomão, pouco a pouco vai ganhando o seu espaço no setor da navegação de cabotagem, lá no Sudeste. Isto é muito bom e nota 10.

Muita gente não sabe, mas na Marinha Mercante Portuguesa tem mercantes formados pelo nosso CIABA-Centro de Instrução “Almirante Braz de Aguiar”, servindo em navios portugueses, nada demais porque trata-se da nossa Pátria mãe. Muito bom.

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta

Seu comentário
Seu nome

Solve : *
19 × 29 =