SINDAMPA vai promover WORKSHOP no Hotel Samauma na Praia do Caripi – Vila dos Cabanos – em Barcarena

0
65

O SINDAMPA-Sindicato das Agências de Navegação Marítimas do Estado do Pará, estará realizando nos dias 18 e 19 deste mês de outubro um importante WORKSHOP no Hotel Samauma, na Praia do Caripi-Vila dos Cabanos-Barcarena.
Na pauta, importantes assuntos ligados ao setor envolvendo Sistema Portal Único, Principais Mudanças do Novo Processo de Exportação (DUE) e do Novo Processo de Importação (DUIMP), e os principais efeitos junto aos Agentes Marítimos e Operadores Logísticos, tendo como palestrante o grande expert Mauricio Onias, Diretor da FENAMAR-Federação Nacional das Agências Marítimas, que funciona no Rio de Janeiro.
Com certeza esse significativo evento deverá ser bastante prestigiado por todos aqueles que, direta ou indiretamente, estão ligados ao agenciamento, operações portuárias e logísticas.
O SINDAMPA tem hoje como seu presidente o grande expert João Antonio Garcia, que aparece na foto, quando foi homenageado pela Capitania dos Portos, recebendo o Diploma das mãos do Almirante Edervaldo Comandante do 4º Distrito Naval. (Foto: Luis Celso).

Na foto o maior Ferry-Boat de viaturas e passageiros da América Latina, trata-se do “São Gabriel” da HENVIL Transportes, com capacidade para mais de mil passageiros e um grande espaço para viaturas, como se vê na foto. Essa embarcação neste final de semana deverá movimentar, inclusive com viagens extras, um grande número de romeiros, procedentes do Marajó, para a maior festa dos paraenses, que é o Círio de Nossa Senhora de Nazaré. (Foto: Luis Celso).

Senadora do PT continua defendendo um novo Concurso para Praticantes de Prático

Aquela Senadora do PT-Partido dos Trabalhadores, não sabemos o por quê, continua defendendo a realização de um novo Concurso para Praticantes de Prático, uma vez que não existe nenhuma necessidade de novos Práticos, tendo em vista que todas as Zonas de Praticagem do Brasil estão com seus quadros até além do necessário. Um novo Concurso, através da DPC-Diretoria de Portos e Costas, só viria trazer despesas desnecessárias.
Por exemplo, aqui na Amazônia, até hoje ainda tem Praticantes de Práticos, buscando habilitação para obtenção da Carta de Prático, inclusive um Médico Oftalmologista, que veio de Salvador – BA, fascinado sim, não pela Amazônia, mas pela especial remuneração.

Praticagem

Ainda não está descartada a intenção dos serviços de Praticagem, passarem a ser vinculados a ANTAQ-Agência Nacional de Transportes Aquaviários, cujo assunto continua tramitando na Câmara Federal. Para o colunista é um verdadeiro absurdo se isto acontecer. Tirar da Marinha um serviço que é feito sobre as águas há séculos, com a mais irrepreensível eficiência em todo Brasil? Eu volto.

Diretor do DNIT

Já se encontra em Belém o Comandante Eric Medeiros, Diretor do DNIT-Ministério dos Transportes, que logo mais estará firmando assinatura de um importante documento com a Marinha do Brasil, através do Comando do 4º Distrito Naval, que grandes benefícios vai trazer para a região. Aliás, o Comandante Eric teve papel muito importante para o funcionamento, dentro em breve, das duas Rádios – Marinha do 4º Distrito Naval. (Belém e Santarém).

Satisfação

Causou grande satisfação no setor o reinicio das operações da HYDRO em Vila do Conde, dessa maneira não acontecerá maiores problemas, envolvendo inclusive desemprego em massa, que graves conseqüências iriam trazer para a região guajarina e mais diretamente para o município de Barcarena, onde está localizado o centro das operações desse importante grupo norueguês. Valeu os bons entendimentos.

Acontecimento

Neste segundo semestre de 2018, importantes acontecimentos estão sendo registrados no setor, entre outros a eleição do engenheiro naval empresário Fábio Vasconcellos, diretor comercial do estaleiro Rio Maguari, eleito Membro do ABS, uma entidade internacional, que reúne de seis em seis meses Nova Iorque, orgulho sem dúvida, não só para a Amazônia, mas para todo o setor da indústria naval em todo o Brasil.

Área Naval

Estão previstos importantes acontecimentos na área do Comando do 4º DN, ainda na gestão do vice-almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho, entre eles destacamos o funcionamento de duas Rádios Marinha-FM, sendo uma em nossa capital e outra em Santarém, instalação do Esquadrão de Helicópteros e instalação de novas Agências Fluviais, a primeira delas na cidade de Oiapoque-Amapá.

Observando

O colunista que sempre observa tudo que acontece no setor, não poderia deixar de consignar um elogio muito especial para o trabalho que vem sendo desenvolvido a frente da Capitania Fluvial de Santarém, conhecida como Sentinela do Tapajós, pelo Capitão-de-Fragata Robson Ferreira, que, de mãos dadas com a SOAMAR-Santarém, vem realizando também um serviço social muito especial focado aos ribeirinhos e ao meio ambiente.

BEIRA DO CAIS

A conceituada empresa de navegação ARAPARI, fundada pelo saudoso amigo Laurival Cunha, teve e continua tendo papel de extraordinária importância para o desenvolvimento do município de Barcarena, pioneira na travessia Belém/Arapari/Belém, atendendo ainda outras linhas fluviais com embarcações velozes e confortáveis, atendendo ainda o sistema rodofluvial, diversas vezes premiadas.

O CLC – Comandante Ricardo Monteiro, paraense formado pela nossa Universidade do Mar, que é o CIABA-Centro de Instrução “Almirante Braz de Aguiar”, hoje no Comando do maior e mais moderno navio petroleiro da Transpetro, o “Abdias Nascimento”, já se encontra em viagem de volta da CHINA, ele que hoje é considerado como uma das maiores expressões da Marinha Mercante Brasileira. Em dezembro bordeja por Belém.

Faltando apenas pouco mais de dois meses para o encerramento de mais um Programa de Segurança da Navegação na Amazônia – 2018, com certeza a Capitania dos Portos da Amazônia Oriental CPAOR, já tem na gaveta as empresas de navegação e outros segmentos ligados ao setor que deverão ser premiados, quando do encerramento do referido Programa, que sempre acontece em meio de festiva cerimônia militar.

A posse da nova Diretoria da nossa SOAMAR-PARÁ, foi prestigiada pelo excelentíssimo Almirante-de-Esquadra Kuster – Comandante de Operações Navais da Marinha do Brasil, que também foi homenageado na ocasião. Ele veio a Belém em viagem de inspeção as diversas OMs subordinadas ao Comando do 4º DN, acompanhado de sua comitiva e vai também participar da Romaria Fluvial no próximo sábado.

Dois Práticos da ZP -1, um pelo estado do Ceará e outro pelo estado do Amapá, tentaram uma vaga na Câmara Federal. Infelizmente, nenhum deles chegou lá. Faltou, com certeza, a união de todos, já que a categoria é forte muito especialmente financeiramente. De qualquer maneira, não custa tentar daqui a quatro anos, com a realização de um trabalho antecipado em toda área da sua Jurisdição. De qualquer maneira eu volto.

Antes do final do ano o porto de Belém estará com o “Branco da nossa Armada” muito festivo, ou seja, a presença do Navio – Escola “Brasil”, com Guardas-Marinha em viagem de Instrução, com certeza absoluta o movimento de belas jovens paraenses vai ser muito grande, como sempre acontece quando da presença do mesmo em nossa capital. Repito “Amor de Marinheiro” que já deu muitos casamentos. (AS).

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta

Seu comentário
Seu nome

Solve : *
10 ⁄ 2 =