Comandante da Marinha vem prestigiar a Cerimônia de Formatura de novos Mercantes pelo CIABA

0
64

Confirmada para o próximo dia 4 de dezembro a Formatura no CIABA de novos mercantes nas especialidades de Náutica e de Máquinas – São Praticantes – Alunos que partem em seguida para o estágio final de um ano a bordo dos navios mercantes, para no final receberem a devida CARTA para o pleno exercício da função.
O significativo evento vai ser prestigiado pelo excelentíssimo Almirante-de-Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira – Comandante da Marinha, bem como do vice-almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho – Comandante do 4º Distrito Naval. A foto do arquivo da coluna lembra uma das Formaturas na nossa Universidade do Mar que é o CIABA.

Dois grandes destaques da Praticagem da Barra do Pará cuja empresa hoje é referência internacional

Hoje a coluna faz um destaque muito especial, para duas fortes colunas da nossa secular Praticagem da Barra, o decano das manobras portuárias, Prático Miguel de Jesus Salgado e a Executiva Administrativa Financeira Drª. Lucidia Camarão, que inclusive recebeu recentemente a Medalha AMIGA DA MARINHA, por sinal muito estimada no setor pela sua finíssima educação, que sempre dispensa a todos que se dirigem a essa empresa de Praticagem, que por sinal hoje é referencia internacional, tendo no seu Comando um jovem dinâmico, que é o Prático Evandro Abi Saab. (Foto: Luis Celso).

Encerramento solene de mais um PSNA pela Capitania dos Portos

Logo mais a partir das 19:00 hs, estará sendo realizada a cerimônia de encerramento pela Capitania dos Portos da Amazônia Oriental de mais um Programa de Segurança da Navegação na Amazônia – PSNA/2018, evento que será presidido pelo vice-almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho – Comandante do 4º DN e pelo CMG José Alexandre Santiago da Silva – Comandante do CPAOR.
Diversas empresas de navegação, nas devidas categorias que cumpriram regularmente as normas recomendadas por essa importante OM da Marinha, serão premiadas. O evento acontecerá em um dos Auditórios da FIEPA.

Qualidade

Um grande grupo de amigos da armação fluvial consignou os melhores elogios a nova apresentação moderna do nosso “O LIBERAL”. Na verdade o campeão do norte e nordeste ficou uma jóia, coisa de primeiro mundo, modéstia à parte.

Prático Português

Um Prático português, que inclusive serviu a Marinha de Guerra de Portugal, foi que manobrou o NT “Abdias Nascimento” da Transpetro, quando deixou a China, ficou muito feliz ao receber de presente do Comandante Ricardo Monteiro uma bandeira brasileira.

Seminário prestigiado

Foi bastante prestigiado o Seminário de Hidrografia, realizado no Rio de Janeiro que levou assinatura da DHN da Marinha do Brasil. O colunista, como HIDRÓGRAFO Honorário foi convidado, problemas familiar e de saúde, impediu-nos de participar do mesmo.

MARESIAS

O colunista não se cansa de dizer, que os ingratos têm pelo menos uma qualidade que depois de servidos eles desaparecem isto já experimentamos inclusive.

As realizações continuam com relação à falta de “AMARRADORES” no Terminal Petroquímico de Miramar, com isto atrasando a operação de atracação dos navios.

Gente fina é outra coisa. A nossa bela amiga Drª. Luene Garcia, Primeira Dama do Comando do 4º Distrito Naval, enviou para o colunista um expediente significativo.

Ela que vem dinamizando cada vez mais as atividades de Secção Pará – Voluntárias Cisne Branco, com importantes encontros de benemerência buscando o melhor em favor dos mais necessitados.

Termômetro voltado para a CDP: Ontem já marcava dois candidatos a presidência da empresa portuária, entretanto uma grande surpresa poderá acontecer voltada para a mesma.

O grande Mestre Professor Mecenas, é o grande entusiasta com relação ao Natal dos ribeirinhos, não esconde a sua origem, como Príncipe da Ponta do Flexal.

Relton Osvaldo Pureza Pinto, grande Comandante do Grupo Atlântica Matapi, com toda sua modéstia, é hoje destaque nacional, mais de 40 anos de atividades no setor.

A tendência de crescimento ainda mais do estaleiro Rio Maguari, é em função da sua extraordinária mão de obra, está habilitado para construir qualquer tipo de embarcação.

Os mais luxuosos navios de turismo do mundo iniciaram mais uma temporada na rota de Manaus, cruzando o rio Amazonas através do Canal Norte sem problemas.

Os luxuosos M/S Sirena e OM/S Silver Whisper foram os dois primeiros a iniciar a presente temporada movimentando cerca de 1.700 turistas estrangeiros. Muito bom.

Nota 10 para o Terminal Fluvial do Grupo Celte, que passou por novos melhoramentos, atendendo as embarcações que fazem a travessia Belém/Arapari/Belém.

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta

Seu comentário
Seu nome

Solve : *
5 × 26 =