Projeto “Capitania Itinerante” encerra ações no município de Oriximiná-PA

0
7

A Capitania Fluvial de Santarém (CFS), subordinada ao Comando do 4° Distrito Naval, encerrou, no dia 4 de novembro, as atividades do Projeto“Capitania Itinerante” no município de Oriximiná-PA. A operação teve como propósito proporcionar à comunidade aquaviária que não tem condições financeiras de se deslocar até a sede da CFS, em Santarém-PA, os serviços como inscrição de embarcação, regularização da habilitação e instalação de cobertura de eixo.

Ainda como parte do projeto, no período de 20 de outubro a 4 de novembro, por meio da Agência Escola Flutuante “Ajuri III” da Marinha, foi realizado o curso de formação de aquaviários para 120 novos profissionais, qualificando mão-de-obra para melhores oportunidades de emprego e renda. Na ocasião, foram doados 70 coletes salva-vidas e proferidas palestras sobre prevenção de incêndio e combate ao escalpelamento nas comunidades ribeirinhas.

Também no período, foram realizadas 12 coberturas de eixo, 31 inscrições de embarcações, 51 renovações de carteira. Além disso, mais de 130 embarcações foram abordadas, sendo quatro notificadas por infração às normas das autoridades marítimas.

Neste ano, o projeto já visitou as seguintes cidades paraenses: Aveiro, Itaituba, Alenquer, Óbidos e Juruti. Vale ressaltar que foram feitas, gratuitamente, cem instalações de cobertura de eixo na jurisdição da CFS.

Junto a “Capitania Itinerante”, a CFS levou para quase 14 mil pessoas o projeto “Segurança da Navegação nas Escolas” que visa fomentar nas crianças de escolas públicas e privadas a mentalidade de segurança da navegação. Grande parcela deste público utiliza pequenas embarcações para ir à escola e não faz o uso de coletes salva-vidas. O projeto pretende reduzir a“cultura do risco”, tornando os jovens propagadores da como forma correta e consciente de navegar nos rios.

Contato:

Assessoria de Comunicação Social da Marinha

Telefones: (91) 32164017-1293 / 99116-1230

Email: ohana@marinha.mil.br

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta

Seu comentário
Seu nome

Solve : *
26 − 5 =