Ainda a cerimonia de encerramento de mais um PSNA – Programa de Segurança da Navegação na Amazônia 2018

0
36
Comandante Santiago, homenageando o armador Benedito Pantoja representando a Camila Navegação.

Almirante Edervaldo entregando o Troféu ao Prático Linésio Junior da UNIPILOT.

Hoje a coluna publica mais dois flashes da cerimonia de encerramento do PSNA – Programa de Segurança da Navegação na Amazônia – 2019, promovido pela Capitania dos Portos da Amazônia Oriental – CPAOR, com premiações, inclusive, num incentivo às empresas que cumpriram com regularidade as recomendações ao que envolve a segurança. Outros segmentos que muito contribuiram para o completo êxito do PSNA também foram homenageadas.
O importante acontecimento foi presidido, conforme já informamos pelo vice-almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho, Comandante do 4o Distrito Naval e pelo Capitão dos Portos, CMG Santiago. (Foto: Luis Celso).

Cruzeiros Marítimos oferecem uma margem apreciável de lucro

Na verdade, não compensa o investimento na construção de um Terminal de Turismo Marítimo em Belém, que por sinal por pouco não aconteceu quando Ana Julia Carepa, era Governadora, cujo projeto chegou a ser anunciado para Icoaraci.
Sabe-se que os turistas estrangeiros, pouco proporcionam financeiramente nos portos onde escalam, a grande maioria nem desembarcam, isto porque existe tudo a bordo, restaurantes, com atendentes em várias línguas, pratos da melhor qualidade, para a Amazônia os turistas estrangeiros preferem mesmo admirar a beleza da região. As empresas operam com uma grande margem de lucro.

Soamarimos ilustres receberão no dia 13 o MÉRITO TAMANDARÉ

No próximo dia 13 de dezembro – DIA DO MARINHEIRO, em meio a cerimonia militar que será realizada pelo Comando do 4º Distrito Naval, e que será presidido pelo excelentissimo vice-almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho, acontecerá a entrega do MÉRITO TAMANDARÉ. Entre as ilustres personalidades que serão homenageadas civis e militares, destacam-se dois Diretores da SOAMAR – BELÉM, o armador Dr. Daniel Pereira e a Drª. Cilene Sabino – Presidente da JUCEPA e que por alguns anos foi diretora da empresa de navegação SANAVE.
Como acontece todos os anos, o evento será realizado no CIABA – Centro de Instrução “Almirante Braz de Aguiar”.

MARESIAS

O SINDMAR – Sindicato Nacional dos Oficiais da Marinha Mercante, não vem fazendo boas referências a Hidrovias do Brasil, que opera os navios “Tucunaré” e “Tambaqui”.

Como se sabe a Hidrovias do Brasil, assumiu algum tempo as operações desses dois navios que pertenciam a LOG – IN na rota de Vila do Conde/Trombetas/Vila do Conde.

A população da Vila do Mosqueiro, até hoje aguarda as promessas do Prefeito Zenaldo Coutinho, com muita paciência continuam a ver navios. Triste.

Mesmo com um potencial muito grande, lamentavelmente em nosso estado não existe turismo fluvial, ao contrário do que acontece no Amazonas. Até quando?

A tradicional “Tribuna Marítima” circulando no setor, com edição em homenagem ao “Dia do Marinheiro” (13 de Dezembro) – “SOU MARINHEIRO OUTRA COISA NÃO QUERO SER”.

Até agora continua em “marcha lenta” com relação a promessa da derrocagem do Pedral do Lourenço, quase 40 anos que o rio Tocantins está fechado.

Só mesmo no Brasil. Tem uma empresa de cabotagem que não tem nenhum navio próprio, fato também está para acontecer aqui mesmo em Belém. Olho vivo.

Antes do final deste ano mais 300 Praticantes – Alunos entregues pelo CIABA e CIAGA partirão para o estágio final a bordo dos navios mercantes.E depois?

Muita gente não sabe, mais as empresas de Cruzeiros Marítimos, operam na Amazônia com uma grande margem de lucro em torno de 54 por cento. É muita grana.

Quem quiser uma latinha de “Coca Cola” tem que desembolsar simplesmente 10 reais. É por isto que a cada ano aumenta o numero de navios rumo ao Brasil.

Quem avisa amigo é. É preciso que as empresas de navegação fluviais, se aproximem mais do SINDARPA, inclusive pagando regularmente suas mensalidades.

O atual Delegado do SINDMAR em Belém, o gentleman CLC – Darlei Pinheiro, tem papel de grande importância no desenvolvimento da nossa Marinha Mercante. (AS).

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta

Seu comentário
Seu nome

Solve : *
17 − 13 =