Ainda a significativa cerimônia militar promovida pelo Comando do 4º DN no CIABA, muito prestigiada

0
71
Autoridades militares e civis que prestigiaram o evento.
Um naipe de destacados Práticos das diversas ZPs.

A bonita cerimônia do DIA DO MARINHEIRO em nossa capital, como acontece todos os anos, foi prestigiadíssima, não só por Autoridades Militares, mais civis também, soamarinos e empresários ligados ao setor aquaviário. Na ocasião diversas personalidades foram homenageadas com o Mérito Tamandaré, honraria que foi entregue pelo Comandante do 4º Distrito Naval Edervaldo Teixeira de Abreu Filho, que também presidiu o significativo evento realizado no CIABA, cuja organização muito elogiada, foi feita pelo Comandante Capitão-de-Mar e Guerra Marcelo Baptista e sua equipe.
Em outras cidades, outras personalidades foram também agraciadas com o Mérito Tamandaré, inclusive em Parnaíba – Piauí, onde inclusive funciona uma atuante SOAMAR. Por falta de espaço anterior publicaremos hoje mais dois flashes feitos por Luiz Celso especial para a coluna.

Governo Jatene abandonou em boas condições o navio “Barcarena”

O Governo Simão Jatene, lamentavelmente nada fez para recolocar em trafego o navio fluvial “Barcarena”, depois de ter servido o Corpo de Bombeiros Militar do Estado, foi jogado a “lama” de Miramar, onde até agora permanece, um crime ao Patrimônio Publico. A referida embarcação ainda permanece em boas condições de trafego, e sendo na região onde os rios são as estradas naturais muito bem poderia estar servindo a linha Belém/Mosqueiro/Belém, que se ressente de um transporte fluvial. A esperança agora é no jovem Governador Helder Barbalho.

Itaqui com calado para navios de até 400 mil toneladas aumenta o movimento

O porto de Itaqui, hoje administrado pela EMAP órgão do Governo do Estado do Maranhão, vem aumentando a cada dia o seu movimento, agora inclusive com grandes navios, tendo calado para graneleiros de até 400 mil toneladas, um dos poucos do Brasil a receber esse tipo de embarcação, as maiores do mundo.
O estado do Maranhão passou também a exportar grandes partidas de grãos, vindas do circuito de MATOPIBA, ou seja, Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, esse produto está vindo através do TEGRAM, que reúne importantes grupos nacionais e multinacionais.

Formatura: Misto de Alegria e Preocupação

Uma linda formatura, onde o branco da nossa Marinha de Guerra e Mercante chamava atenção, há poucos dias passados, prestigiadíssima pela maior Autoridade da Marinha, observou-se um colorido muito especial aconteceu no CIABA, numa organização impecável, um misto de alegria e preocupação era visível nos jovens mercantes, alegria pela conclusão do curso e preocupação para conseguir o emprego depois de alguns anos de labuta, já que a nossa Marinha Mercante está na verdade combalida e, ainda mais, disputada por migrantes de mercantes estrangeiros. Triste.

MARESIAS

Na ultima quinta-feira a coluna ficou fora do AR, por conta de uma incomoda “virose” que atingiu o colunista, hoje com toda força e vigor estamos de volta.

Espera-se nesta próxima semana no setor tanto estadual, como federal. Duas delas no “bolso do colunista” para solta-las em absoluta primeira mão. Anotem por favor.

Desta vez esperamos atender o honroso convite para a posse do nosso estimado amigo agora Almirante-de-Esquadra Alípio Jorge Rodrigues da Silva na sua nova função.

A empresa Bom Jesus navegação, tem projeto para adquirir mais dois modernos catamarãs de passageiros para cobrir outras localidades da região das Ilhas. Voltaremos.

Excelente trabalho vem realizando a frente do CIABA o nosso bom amigo Capitão-de-Mar e Guerra Marcelo Baptista, Oficial de elevados méritos e gente da melhor qualidade.

Tem um Oficial Superior da Reserva da Marinha “caladinho” que é bom amigo do novo Presidente da República Jair Bolsonaro, poucos sabem além deste colunista. Muito bom.

O colunista agradece o valoroso brinde enviado pela nossa Secular Praticagem da Barra, uma entidade de grande importância, que por longos anos mantemos bom relacionamento.

No próximo ano dentro das normas exigidas, teremos um MÉDICO exercendo as funções de PRÁTICO da ZP-1, ou seja, Praticagem do rio Amazonas, trata-se de um baiano.

Nada de mais a Praticagem ter um filho de Juiz Federal como seu advogado. O filho de Luiz Fux, nome Rodrigo, isto lá no Sudeste. Muito bom.

A META Logística continua crescendo a cada dia, aumentando inclusive o seu raio de ação, mantendo uma equipe altamente qualificada para operações marítimas e portuárias.

A partir do mês de janeiro a Transpetro recebe os primeiros Praticantes – Alunos, saídos do CIABA – Belém e CIAGA – Rio de Janeiro, para realização do estagio final.

Fluviários muito bem treinados operam com absoluta seguridade os possantes comboios fluviais cruzando os Estreitos de Breves carregados de grãos para Vila do Conde. (AS).

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta

Seu comentário
Seu nome

Solve : *
22 − 11 =