Armador paraense fez a doação de Aparelhos de Ar Refrigerado para a Capela Evangélica da Marinha na Vila Naval

0
46

O conhecido armador e empresário Relton Osvaldo Pinto, numa atitude das mais elogiáveis, fez a doação de Aparelho de Ar Refrigerado, para a Capela Evangélica que funciona na Vila Naval e que, por sinal, foi inaugurada recentemente, cujo evento foi também destacado pela coluna.
As instalações dos referidos Aparelhos foram prestigiadas pelo vice-almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho – Comandante do 4º Distrito Naval, que aparece na foto cumprimentando e fazendo os agradecimentos ao armador Relton, que é o diretor – presidente do Grupo Atlântica Matapi, de grande conceito em todas as direções da Amazônia. (Foto: Luis Celso).

Confraria dos Velhos Marinheiros

Com ausência constante do presidente nacional da Confraria dos Velhos Marinheiros, que tem ramificação internacional, tudo indica que a Delegacia Belém deixou de funcionar, entidade que contava com um número bem expressivo de CONFRADES, inclusive este colunista.
Personalidades ilustres faziam parte da referida Confraria entre outras o nosso muito estimado amigo deputado federal por muitos mandatos Dr. Mário Chermont, que hoje lá no Mosqueiro vibra com as notas publicadas na coluna sobre a volta da linha fluvial Belém/Mosqueiro/Belém, promessa que ainda vai ser cumprida pelo nosso amigo Prefeito Zenaldo Coutinho.

Mais um grande navio cruza o rio Amazonas através da Barra Norte atingindo 11.70 m

O sexto navio com calado de 11.70m, já cruzou o rio Amazonas através da Barra Norte, com possibilidades de aumentar ainda mais com os estudos e outras providências que pouco a pouco estão sendo tomadas, inclusive pela Marinha, através do seu órgão especializado.
Essa providência, junta-se também ao elevado adestramento dos PRÁTICOS que atendem a ZP-1, alguns deles com especialização de manobras no exterior especialmente na França. Hoje a ZP-1, conta com perto de 200 profissionais que conduzem os grandes navios com a mais absoluta segurança até Itacoatiara a 100 milhas de Manaus.

Regionalização do Porto de Santos agora em “Banho-Maria”

A regionalização do maior porto brasileiro, que é o de Santos-SP, já anunciada, até agora não aconteceu, cuja providência se estenderia aos demais do Brasil, mas, agora com certeza essa providência só acontecerá no próximo Governo, que está prestes a assumir.
Esse assunto foi tratado pela Autoridade Portuária durante a sua participação, quando da realização do Santos Export-Brasil Fórum Internacional para a Expansão dos Portos Brasileiros, que contou com a participação das mais importantes autoridades ligadas ao setor, inclusive a FENAVEGA-Federação Nacional das Empresas de Navegação Aquaviária, com sede em Brasília.

MARESIAS

O Prático Ricardo Falcão, da ZP-1 (Rio Amazonas) não foi eleito Deputado Federal pelo estado do Amapá, mas, em compensação, foi reeleito vice-internacional da IMPA entidade internacional.

Nosso amigo vice-almirante Orson, em função de algumas modificações na Marinha, foi movimentado para outra importante função, ele que estava previsto para assumir o COMENCHE no Rio de Janeiro.

Uma virose muito chata impediu-nos de participar da importante cerimônia militar alusiva ao Dia do Marinheiro, quando diversos amigos foram homenageados com o Mérito Tamandaré, inclusive o bom Daniel.

Mais uma Marina passou a funcionar em nossa capital, com estilo moderno, com restaurantes de primeira e tudo mais, fazendo lembrar muito o nosso saudoso Iate Clube do Pará. Excelente funcionamento.

A Estação de Radiogoniometria da Marinha em Belém, Padrão em Modernidade, vai comemorar 50 anos de atividades prestando relevantes serviços. O evento vai ser condignamente comemorado. Vamos lá.

Os Práticos da ZP-1 (Rio Amazonas) já movimentaram navios graneleiros de até 230 metros de comprimento no Terminal de Juruti para receber bauxita
sem problemas.

Práticos estrangeiros estão vindo ao Rio de Janeiro para fazerem treinamentos de manobras, junto ao equipamento do CONAPRA-Conselho Nacional de Praticagem e a Federação Nacional dos Práticos Brasileiros. Muito bom.

O nosso bom amigo Comandante Márcio Diniz Smith, que foi um excelente Imediato da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental-CPAOR, foi agraciado também com o Mérito Tamandaré.

Tanto a retirada do Pedral do Lourenço, na Hidrovia do Tocantins, como a do navio “BOIADEIRO” “HAIDAR” do fundo do porto de Vila do Conde, só acontecerá no próximo ano, possivelmente.

Dois únicos portos do Brasil que podem receber os super-graneleiros de 400 mil toneladas cada, o de “Tubarão” e o de “Itaqui”, nem um nem outro tem calado suficiente.

A Cábrea “RIO BRANCO” da CDP-Companhia Docas do Pará, continua trazendo problemas para as embarcações que manobram para atracar no Terminal “Luis Rebelo Neto”. Olho vivo. (AS).

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta

Seu comentário
Seu nome

Solve : *
26 × 28 =