09/12 (DOMINGO) – Formatura no CIABA prestigiada por altas patentes da Marinha do Brasil inclusive do Rio e Brasília

0
55
Momento solene da Formatura dos novos Mercantes pelo CIABA.
O Comandante da Marinha AE Leal Ferreira e o Paraninfo da Turma CLC Álvaro Almeida.

Foi um grande sucesso a cerimônia de Formatura dos novos Mercantes – Praticantes Alunos, das áreas de Náutica e de Máquinas, que contou com a presença destacada do excelentíssimo Almirante-de-Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira – Autoridade Maior da Marinha do Brasil e outras mais que se deslocaram de Brasília e do Rio de Janeiro para prestigiar o evento, além do vice-almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho – Comandante do 4º Distrito Naval.
Nos últimos anos, foi sem duvida a mais prestigiada, cuja Turma teve como Paraninfo o ilustre CLC – Comandante Álvaro Almeida, presidente do Centro de Capitães da Marinha Mercante, que veio do Rio de Janeiro para atender o convite dos jovens formandos, que brevemente estarão partindo para o estagio final a bordo dos navios mercantes, em busca da Carta pára o exercício de Oficial de Náutica e de Maquinas. Dois flashes do importante acontecimento feitos por Luis Celso para a coluna.

TURISMO MARÍTIMO – Estação de passageiros pronta em 2019

O Porto de Maceió terá sua estação de passageiros em 2019. O Ministério dos Transportes assinou o contrato para a construção da instalação, com custo previsto de R$ 5,1 milhões. O projeto prevê uma nave central com espaço para recepção dos visitantes, com possibilidade de montagem de estruturas temporárias para apoio ao turista.
E a de Belém, quando?

Turismo Fluvial na Amazônia muito a desejar

Enquanto Manaus com expressiva frota de embarcações fluviais de turismo, inclusive um navio super luxuosos, que atende através de pequenos cruzeiros fluviais próximo de ate oito dias os mais exigentes turistas, mostrando as belezas naturais da nossa Amazônia.
Enquanto, isto Belém, ou seja, algumas pequenas lanchas sem o mínimo conforto, que simplesmente fazem alguns bordejos pelas proximidades da capital, retornando ao cair da tarde, mesmo com um potencial turístico muito especial voltando para o baixo Tocantins inclusive e outros locais envolvendo belos paranás e Ilhas próximas.

CE de Santarém receberá Moderno Equipamento

Graças ao dinâmico trabalho do atual Comandante da Capitania Fluvial de Santarém Capitão-de-Fragata Robson Ferreira, brevemente a Sentinela do Tapajós, como é conhecida, vai receber um moderno equipamento logo, logo informaremos com os devidos detalhes, contando na ocasião com a presença do Almirante-de-Esquadra Leonardo Puntel – DGN da Marinha e do vice-almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho – Comandante do 4º Distrito Naval.
Como se sabe, hoje a Capitania Fluvial de Santarém que faz parte da Jurisdição do Comando do 4º Distrito Naval, conta com mais de 11 mil embarcações registradas dos mais variado tipos, ou seja, de cargas e passageiros.

MARESIAS

Nosso estimado Almirante-de-Esquadra Leonardo Puntel – Diretor Geral da Marinha – agendou um almoço com o colunista na sua próxima visita a Belém.

Isto acontecerá brevemente quando em transito para um importante evento na cidade de Santarém, para uma inauguração muito especial de um importante equipamento.

Alguém da Marinha que antes nunca serviu em Belém, desconhece que a denominação de Universidade do Mar, como é conhecido o nosso CIABA foi uma especial “tirada” do colunista.

Foi muito gratificante de receber de Corpo Presente, os elogios da maior Autoridade da Marinha, pelo nosso modesto trabalho em favor da gloriosa Marinha do Brasil.

Sem medo de errar. O pior Comandante que o CIABA já teve, esteve bordejando lá pelo grande “NAVIO” que se encontra “fundeado” lá na Pratinha. Para o bom entendedor.

Nota 10 para os formandos do CIABA, pela escolha do seu PARANINFO. O CLC Álvaro Almeida, sem contestação, uma das maiores expressões da Marinha Mercante Brasileira.

Na ponta da linha, a inauguração da primeira Rádio Marinha FM, fruto do trabalho desse dinâmico amigo vice-almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho. Ele vai em frente.

Em função de Algumas mudanças, o nosso bom amigo agora Almirante-de-Esquadra Alípio Jorge Rodrigues da Silva, permanecerá até abril/2019 na atual função.

A partir do próximo mês de janeiro, uma serie de mudanças deverão acontecer no setor portuário, inclusive voltados para a CDP – Companhia Docas do Pará. Eu volto.

O Senador Zequinha Marinho, vai também ser um grande defensor em Brasília do setor aquaviário, ele inclusive é agora também “Amigo da Marinha”. Muito bom. Nota 10.

Todas as fotos da cerimônia de encerramento do PSNA – 2018 (Programa de Segurança da Navegação na Amazônia) promovido pela CPAOR estão publicadas no Portal da Navegação.

Como “amante do Morse”, jamais deixarei de atender o convite dos 50 anos da Estação Radiogoniometrica do 4º DN, hoje altamente modernizada, o evento acontecerá dia 08 de janeiro. (AS).

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta

Seu comentário
Seu nome

Solve : *
15 − 2 =