Novo Praticante-Aluno recebendo as Platinas do seu genitor e genitora com muita alegria

0
59

Momento de muita alegria e emoção do casal Comandante Fernando Câmara e sua bela esposa Simone, que aparecem na foto colocando a Platina do seu jovem filho quando da Formatura realizada recentemente na EFOMM do CIABA. O jovem Felipe fez parte dos novos Praticantes – Alunos da especialidade de Náutica, partindo agora para o estágio final de um ano nos navios mercantes, quando, no final, receberá a Carta de Oficial de Náutica e estará devidamente habilitado para o exercício da função.
O seu genitor, Comandante Fernando Câmara, é Oficial Superior da Reserva da Marinha, mas continua no batente como Executivo Administrativo da UNIPILOT.
Salve O Dia do Marinheiro – Viva a Marinha do Brasil!

Reconhecimento – Praticagem da Barra merece o Prêmio ANTAQ-2019

Agora, como nunca, a nossa secular Praticagem da Barra, merece receber o Prêmio ANTAQ – 2019, tendo em vista a recente inauguração da sua espetacular sede própria em local muito especial na Cidade Velha, com vazão para a baia de Guajará, para o embarque nas suas lanchas dos Práticos que se dirigem para manobrar os Navios que demandam a sua área de jurisdição.
Aliás, o colunista gostaria que o ilustre Diretor – Presidente do órgão Dr. Mario Povia, na sua próxima visita a Belém fizesse uma visita a referida sede, que, sem favor nenhum, é coisa de primeiro mundo.

Vice-Governador eleito é portador da mais alta comenda do poderoso SINDARPA

O Deputado Federal Lucio Vale, que foi eleito vice-governador do Estado do Pará na Chapa do ex-Ministro Hélder Barbalho, fez muita coisa em Brasília pelo setor aquaviário, não só do Pará, mas de toda Amazônia. Essa parceria, com certeza, vai continuar já que a sua interferência junto ao jovem Governador, nos assuntos ligados a navegação, será de muita importância para as empresas ligadas ao setor. Ele, inclusive, é portador da mais alta honraria do poderoso SINDARPA.

Mercantes peruanos continuam migrando para outros países inclusive para o Brasil

Oficiais mercantes de Náutica e de Máquinas continuam migrando para outros países em busca de emprego inclusive para o Brasil, aceitando até salários, fora da realidade. Isto vem acontecendo, por que em Lima capital do Peru, funcionam três escolas para formação de mercantes, inclusive particular.
A migração desses profissionais é em função da Marinha Mercante Peruana, contar com poucos navios, não dando condições de mercado para os jovens que todos os anos são habilitados para o exercício das funções a bordo.

Navio de luxo fluvial oferece Cruzeiros nas proximidades de Manaus

O Navio-Fluvial de Turismo, que é baseado em Manaus, fazendo CRUZEIROS de oito dias para diversas localidades interioranas, próximas a capital baré e que pertence a um grupo estrangeiro, oferecendo o melhor conforto possível, cobra aas diárias em dólares.
Por sinal esse navio já esteve em nossa capital docado na Base Naval de Val-de-Cães, isto alguns anos passados, chamando inclusive atenção quando manobrava para entrar no dique pela excelente apresentação.

MARESIAS

Elogiável atitude do armador Relton Osvaldo Pinto, presidente do Grupo Atlântica Matapi, fazendo a doação a Capela Evangélica da Vila Naval de Aparelhos de ar refrigerado.

A cábrea “Rio Branco” da CDP-Companhia Docas do Pará, continua no mesmo local bem pertinho o Terminal Hidroviário “Luiz Rebelo Neto”. Sua retirada foi solicitada pela CPAOR.

Grandes surpresas poderão acontecer com relação a nova diretoria da CDP-Companhia Docas do Pará, com relação as mudanças que irão acontecer, anotem para confirmar.

Manaus está necessitando de um porto novo, já que o secular RODWAY se encontra necessitando de uma completa revisão com muitos reparos inclusive.

Tudo indica que a partir do próximo mês de janeiro de 2019, o numero de navios vai aumentar consideravelmente na rota de Vila do Conde, inclusive “boiadeiros”. Muito bom.

Navios de até 366 metros de comprimento estão escalando no porto de Santos, manobrados por Práticos que inclusive fizeram especialização no exterior, inclusive na França.

Dois grandes amigos do colunista estarão deixando Belém no próximo mês de janeiro são eles os Comandantes Santiago da Capitania dos Portos e Jaques este do GPNN.

Servidoras altamente educadas servem na Praticagem da Barra do Pará, procuram sempre atender da melhor maneira possível, todos que se dirigem a essa secular empresa.

O gentleman Comandante Darlei – Delegado do SINDMAR em Belém, já representou junto a IMO em Londres – Inglaterra os marítimos brasileiros, saiu-se muito bem.

Infelizmente ficou só na promessa a derrocagem do Pedral do Lourenço, na Hidrovia do Tocantins, nada aconteceu, resta aguardar o próximo ano.

A empresa de navegação POSIDÔNIA, operada pelo armador Abraão Salomão, poderá estender futuramente a sua programação para capitais do Norte, voltaremos ao assunto.

Um bom numero de Barcos de Apoio Marítimo, voltaram a ser contratados para trabalhar para a Petrobrás, com isto mais empregos para marítimos no Sudeste. (AS).

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta

Seu comentário
Seu nome

Solve : *
13 − 6 =