Muito prestigiada a posse do novo Comandanteda Capitania dos Portos da Amazônia Oriental em Belém

0
120
Almirante Edervaldo, com dois grandes lideres do setor.

O novo Comandante da CPAOR tomando posse solenemente

Foi muito prestigiada a cerimônia de posse do novo Comandante da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental – CPAOR, Capitão-de-Mar e Guerra Manoel Pinho, que inclusive já serviu em Belém, por sinal velho conhecido. Ele substituiu o seu colega de igual patente, José Alexandre SANTIAGO da Silva, que deixou marcado o seu grande trabalho a frente dessa importante OM da Marinha, deixando essa função com a consciência do dever cumprido. Oficial superior de elevados méritos terá, sem dúvida, um futuro brilhante no próximo Curso de grande importância que vai realizar. O colunista agradece as referências feitas quando do seu significativo discurso. Ao seu substituto, que tem ligação familiar inclusive no Pará, desejo o melhor sucesso possível. Que seja muito bem-vindo. Flashes do evento feitos por Luiz Celso especialmente para a coluna.

Novo recorde do TECON que funciona em Vila do Conde

O Grupo Santos Brasil, hoje o maior Operador Portuário do País, bateu mais um recorde através do TECON – Terminal de Contêineres de Vila do Conde, com uma grande movimentação em 2018. Muito bem equipado com uma equipe de alto nível, o seu excelente desempenho vem se repetindo a cada ano.
As marcas alcançadas, credita-se aos esforços de todos aqueles que fazem o TECON de Vila do Conde, que modernizou suas operações com a utilização de equipamentos de ponta, inclusive importados.

Na ponta de linha a reflutuação do navio “HAIDAR” pela SUPERPESA

Não vai demorar muito a SUPERPESA chegar a Vila do Conde com seus equipamentos para dar início às operações de reflutuação do navio “HAIDAR, que há mais de três anos encontra-se naufragado junto ao PÍER/302, impedindo a operação de outros navios.
A operação será feita mediante o regime de empreitada, por um preço global, conforme especificação técnica e demais condições, de acordo com o Edital da Concorrência. Em novembro último completou três anos que aconteceu o acidente.

Só dois portos do Brasil podem receber os VALEMAX

Muita gente não sabe, mas hoje no Brasil, apenas dois portos oferecem calado para receber os maiores graneleiros do mundo, os da classe VALEMAX, sendo o de Tubarão (ES) e o da Ponta da Madeira, este em São Luiz do Maranhão.
Aliás, este colunista teve a oportunidade de assistir a primeira escala de um VALEMAX no porto de Ponta da Madeira – MA, que contou com oito PRÁTICOS a bordo para a operação de manobra para atracação.

Cábrea “Rio Branco” ha muitos anos ociosa no cais do porto

Com certeza absoluta a cábrea “Rio Branco” da CDP, ociosa há bastante tempo no cais do porto de Belém, deverá ser negociada no decorrer deste ano, nem que seja para ser transformado em sucata, o que não pode é continuar na mesma situação. Comenta-se no setor que existem pelo menos dois interessados na mesma.

MARESIAS

Em função do frete marítimo, ser mais econômico, a migração de cargas rodoviárias para a navegação de cabotagem está aumentando cada vez mais. Muito bom.

Pelo dinamismo do jovem Governador Helder Barbalho, focado para tudo que envolve o Estado, com certeza o navio “Barcarena”, deixará a lama de Miramar.

Facilmente, se for a leilão, essa embarcação que ainda está com as cores dos Bombeiros, será passada em frente, interessados é o que não vai faltar. Eu volto.

Muita gente precisa saber que PRÁTICOS não se encontram nas “PRATELEIRAS”. Navios de grande porte no rio Amazonas, sem PRÁTICOS
a bordo, ficam à deriva.

Por falar em PRÁTICOS, os profissionais da Praticagem da Barra, graças ao elevado adestramento, mesmo com grande assoreamento, ainda manobram em Miramar.

A indicação do Almirante Eduardo Bacellar Leal Ferreira para Presidente do Conselho de Administração da PETROBRÁS foi mais um furo nacional da coluna.

Com certeza no decorrer deste ano a CDP – Companhia Docas do Pará, deverá se desfazer de dois “Elefantes Brancos” a “Cábrea Rio Branco” e o Terminal SOTAVE.

Muitos e muitos elogios continuam sendo feitos ao excelente trabalho da conceituada HENVIL Transportes, que atende inclusive o Marajó através do Camará.

Previstos ainda para este semestre diversos leilões envolvendo inclusive algumas áreas que pertencem a Companhia Docas do Pará, em Vila do Conde.

O Grande amigo Dr. Guzzo Junior, Executivo Maior da REICON, não poupou elogios ao trabalho do Comandante Robson a frente da Capitania Fluvial de Santarém.

Comenta-se na “beira do cais” que um grupo do Maranhão estuda a possibilidade de operar uma linha fluvial Belém/Mosqueiro/Belém com um veloz catamarã.

Nosso amigo professor Mecenas Gonçalves, sempre prestigiando os eventos ligados a Marinha do Brasil. Ele, por sinal, é também Diretor da nossa SOAMAR.

NAVIO SEM PRÁTICOS NO RIO AMAZONAS FICA À DERIVA.

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta

Seu comentário
Seu nome

Solve : *
26 × 26 =