SOAMAR homenageou com coquetel no PÍER 47, o CMG SANTIAGO, que deixará a CPAOR no próximo dia 17

0
131

A SOAMAR – PA, homenageou o ilustre Comandante da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental – CPAOR, CMG José Alexandre Santiago da Silva, que estará deixando essa função no próximo dia 17, com um coquetel no aprazível PÍER – 47, acontecimento que foi prestigiado pelo Comandante do 4º DN vice-almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho e pela Presidente da SOAMAR empresaria Drª. Sonia Guedes, Comandantes das diversas Oms da Marinha e soamarinos de nossa capital.
O CMG SANTIAGO realizou um trabalho dos mais elogiáveis nessa OM, por sinal uma das mais movimentadas do seu gênero no Brasil, que a partir do próximo dia 17 terá um novo Comandante, trata-se do também CMG Manoel Pinho, que inclusive já serviu em Belém alguns anos passados. (Foto: Luis Celso).

SINDARPA tem importantes Projetos para serem colocados em prática neste ano

O SINDARPA – Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial Lacustre e das Agências de Navegação do Estado do Pará, muito bem dirigido pelo conhecido e conceituado armador Eduardo Carvalho, tem novos projetos que serão colocados em prática no decorrer deste ano, com maior destaque a inauguração da sua sede própria localizada em um novo Edifício de nossa capital. Destaca-se que a sede própria só foi possível graças ao trabalho dos presidentes José Rebelo III e Eduardo Carvalho, atual, com apoio dos seus associados.

PRÁTICOS no exterior considerados “Anjos da Guarda do Patrimônio Público e Privado”

Ao contrário do que acontece no Brasil, no exterior os Práticos são considerados como “Anjos da Guarda do Patrimônio Público e Privado”, isto observa-se nos Congressos Internacionais dessa categoria. O último deles foi no SENEGAL, onde a Amazônia esteve representada por um PRÁTICO da ZP-1 (Rio Amazonas) considerada inclusive a maior Praticagem do mundo.

Catamarãs de luxo na rota de Macapá e de Santarém

Se não ocorrer acidente de percurso, ainda neste semestre dois modernos catamarãs, com capacidade cada para 200 passageiros acomodados em poltronas reclináveis e confortáveis, com bagageiro e tudo o mais, serviços de restaurante e lanchonete, estarão entrando em tráfego, um na rota de Macapá e outro na de Santarém, ambos desenvolvendo grande velocidade. Oportunamente voltaremos.

Hospital Naval de Belém vai comemorar 60 anos

O Diretor do Hospital Naval de Belém, Capitão-de-Mar e Guerra (MD) Kleberwal Melo Farias, teve a gentileza de convidar o colunista para participar da Cerimônia Militar em comemoração ao 60º Aniversário do HNBe, que acontecerá no próximo dia 16 e que será presidida pelo excelentíssimo vice-almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho – Comandante do 4º Distrito Naval.

MARESIAS

O poderoso SINDARPA, pelas informações chegadas ao colunista, vai ter papel de grande importância neste ano, tanto na área estadual como na federal. Muito bom.

Aliás, o presidente do SINDARPA o PHD, armador empresário economista Eduardo Carvalho, tem bons amigos exercendo importantes funções lá no Planalto e em Belém.

O grande destaque também ligado ao setor em 2018 foi o SINDAMPA – Sindicato das Agências Marítimas de Navegação, responsável por importantes eventos.

Muito notada no setor a elegância do jovem armador e empresário Breno Dias, Diretor do poderoso Grupo GDias e da conceituada empresa de navegação Transdourada.

Depois de quase 70 anos de atividades em defesa do setor fluvial do Pará o SINDARPA, passará ainda neste ano a funcionar na sua sede própria. Nota 10.

Comenta-se na “beira do cais” que uma empresa de navegação que tem papel importante na região, poderá trocar de dono. Dizem que existe gente de fora interessada.

Entre as mensagens recebidas pelo colunista, destacamos a enviada pelo nosso muito estimado amigo Comandante – CLC Ricardo Monteiro, do quadro da Transpetro.

Nosso muito estimado Almirante-de-Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, que deixou o Comando da Marinha, se quiser… poderá desempenhar importante função.

Está definitivamente descartado o aumento da Jurisdição até a cidade de Parintins – AM de uma das ZP – Zona de Praticagem que funciona em Manaus. Inviável.

As tarifas relacionadas com serviços de Praticagem no Brasil são muito mais econômicas que no exterior, assim mesmo as empresas continuam reclamando. Pode?

Algumas empresas de navegação fluvial de nossa capital precisam acertar as suas mensalidades com o SINDARPA, defensor intransigente dos seus interesses.

Neste final do ano o Terminal Hidroviário de Passageiros “Luiz Rebelo Neto” no cais do porto, registrou um dos seus maiores movimentos, sem nenhum problema. Nota 10 para a CPH. (AS).

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta

Seu comentário
Seu nome

Solve : *
11 × 13 =