Visita de cordialidade e despedida do ex-Comandante da Capitania dos Portos à Praticagem da Barra

0
126
O ilustre visitante, com seu substituto, o presidente diretores da Barra do Pará.

Numa iniciativa da mais absoluta cordialidade, o ilustre CMG José Alexandre Santiago da Silva, acompanhado do seu substituto também CMG Manoel Pinho, visitou a Praticagem da Barra, onde foi recebido pelo seu presidente Prático Evandro Abi Saab, outros profissionais e funcionárias dessa secular empresa de Praticagem, oportunidade em que agradeceu a parceria sempre mantida com essa Organização Militar – OM da Marinha do Brasil, o que com certeza continuará com o novo titular da mesma.


CMG Santiago, passando o BRASÃO da CPAOR ao Presidente Evandro Abi Saab da Barra do Pará.

Em meio a um congraçamento entre os presentes, aconteceu também troca de lembranças. É bom destacar que a Praticagem da Barra do Pará, é hoje considerada como uma das mais bem organizadas da América Latina. Dois flashes feitos por Luiz Celso especial para a coluna.

Impossível navios de grande porte navegarem sem PRÁTICOS no Rio Amazonas

Jamais navios mercantes de grande porte, poderão cruzar o rio Amazonas, sem PRÁTICOS abordo, seria com certeza absoluta um desastre, gerando grandes ameaças a segurança da navegação, mais isto jamais a Marinha apoiará, mesmo porque PRATICAGEM é coisa séria.
Por sinal sempre repetimos que nos países de primeiro mundo, os PRÁTICOS são considerados como “Anjos da Guarda do Patrimônio Público e Privado”. O colunista faz essa observação de cátedra, porque há mais de 20 anos esteve lado a lado desses profissionais.

Companhia Docas na mira de privatização e estadualização

As Companhias Docas estão na mira da privatização ou estadualização. A primeira a ser atingida, deverá ser a CODESP – Companhia Docas de São Paulo, que administra o maior porto do Brasil, ou seja, o de Santos.
Enquanto isto a CDP – Companhia Docas do Pará, poderá ser estadualizada, com um efetivo de mais de 300 servidores, alguns deles com tempo necessário para aposentadoria, não estão dispostos a vestir o “pijama”, tendo em vista a crise financeira que passa no momento o PORTUS – Instituto de Seguridade dos Portuários.

Encontro de Confraternização será promovido pelo SINDARPA na FIEPA

O SINDARPA – Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial Lacustre e das Agencias de Navegação do Estado do Pará, estará realizando no próximo dia 25 na FIEPA – Federação das Indústrias do Estado do Pará, significativo encontro de confraternização, a frente o seu ilustre presidente o conceituado armador e empresário Eduardo Carvalho.
Na ocasião, deverá ser lançado um importante Projeto, que deverá ser colocado em prática no decorrer deste ano. O SINDARPA prestes a comemorar 70 anos, é o grande defensor da armação fluvial do Pará.

MARESIAS

Nosso muito querido amigo Vice-Almirante (RM-1) Edlander Santos, que foi um excelente Comandante do 4º DN, depois de outra importante missão na área civil está deixando Belém, para fixar residência no Rio de Janeiro. Deixará saudades.

Desta vez será para valer a proibição de embarque de bois vivos para o exterior através dos portos de Santos e São Sebastião, ficando apenas duas alternativas para os exportadores, ou seja, os portos de Paranaguá – PR e o de Vila do Conde – PA.

O novo Governador do Pará, Helder Barbalho, está também muito bem informado de todos os problemas que envolvem o setor aquaviário, muito especialmente com relação a necessidade de novos Terminais Fluviais, inclusive em nossa capital. Eu volto ao assunto.

Foi muito prestigiada a posse do novo Comandante da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental – CPAOR, cuja cerimônia foi presidida pelo vice-almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho – Comandante do 4º DN – sobre o assunto eu volto na terça feira.

PRÁTICOS do Rio Amazonas – ZP-1, estão sempre consignando os melhores elogios das empresas de navegação estrangeiras que operam os Luxuosos transatlânticos de turismo na rota de Manaus. Na verdade navegar no rio Amazonas é coisa séria.

Confirmadíssima a nomeação do Almirante-de-Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira ex-Comandante da Marinha para exercer a destacada função de Presidente do Conselho de Administração da Petrobrás. Com certeza vai realizar um grande trabalho.

Na ponta da linha o funcionamento da primeira Rádio Marinha – FM, que será operada pelo Comando do 4º Distrito Naval em nossa capital com uma programação especial focada para os navegantes, a segunda Rádio Marinha – FM, funcionará em Santarém.

O bom caráter cedepeano Raul Ramos Moreira, que foi um grande presidente da SOAMAR – PA, vai brevemente emplacar o seu terceiro curso superior. Velha guarda da CDP, é um grande defensor dessa estatal, muito estimado junto as Forças Armadas. (AS).

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta

Seu comentário
Seu nome

Solve : *
22 ⁄ 11 =