27/02 – Ainda a importante cerimônia de posse do novo Diretor do Centro de Hidrografia e Navegação do Norte

0
69

Em importante cerimônia militar, na semana que passou, presidida pelo vice-almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho, tomou posse o novo Diretor do Centro de Hidrografia e Navegação do Norte – CHN 4 Capitão-de-Fragata Itamar da Silva dos Santos em substituição ao também Capitão-de-Fragata João Bittencourt, que realizou um excelente trabalho.
Conforme já destacamos anteriormente, o CHN – 4 têm papel de muita importância, focado especialmente para a segurança da navegação na área da sua Jurisdição, sendo responsável pelo funcionamento de sinais, bóias e faróis em locais estratégicos, para absoluta orientação dos navegantes. O final da cerimônia foi marcado com um congraçamento entre todos os presentes. Dois flashes feitos por Luis Celso para a coluna.

Governo Federal anuncia que vai fazer avaliação de custos

O Governo Federal já está anunciando revisitar custos para alavancar a navegação, com temas envolvendo custos portuários e tributários, preços dos combustíveis e até serviços de Praticagem, este ultimo, talvez o Governo não saiba que é um dos serviços mais econômicos do mundo, deveria sim revisitar o lucro que cada empresa de navegação tem no final de cada ano.

Irrepreensível a festa do SINDOPAR comemorando seu Jubileu de Prata

Foi irrepreensível a comemoração do Jubileu de Prata e do lançamento de mais um Anuário Portuário do SINDOPAR. Uma organização impecável contando inclusive com a presença do nosso Governador Helder Barbalho e outras importantes autoridades civis e militares de Belém e de outras capitais. De parabéns o dinâmico presidente da entidade Dr. Alexandre Carvalho e demais diretores. Mais detalhes e fotos na coluna do próximo domingo, com mais espaço.

Ainda a reflutuação do navio-boiadeiro “HAIDAR”

Informação chegada ao colunista dá conta que a SUPERPESA, possivelmente iniciará a reflutuação do navio – boiadeiro “HAIDAR”, que há mais de três anos se encontra naufragado no porto de Vila do Conde, dizem os entendidos que não será tarefa fácil tendo em vista que a referida embarcação, já foi coberta por lama inclusive. Resta aguardar os acontecimentos. Voltaremos ao assunto.

De volta ao Comando do “Abdias Nascimento”

O bom paraense CLC – Comandante Ricardo Monteiro, reassumiu o Comando do petroleiro da TRANSPETRO “Abdias Nascimento” que opera para o Exterior. Por falar em TRANSPETRO, diversas mudanças estão acontecendo nessa empresa subsidiaria marítima da Petrobrás, inclusive a nomeação de novos Comandantes para embarques nos Suezmax.

MARESIAS

Uma boa notícia. O setor industrial da construção naval fluvial, pouco a pouco está aquecendo, levantando a moral de alguns estaleiros, inclusive em Belém.

A conceituada empresa de navegação Transdourada, acaba de incorporar à sua frota mais uma moderna Balsa – Petroeleira, que levou assinatura do estaleiro Rio Maguari.

Por falar em Transdourada, ontem o colunista teve a grande satisfação de “estraçalhar” um TUCUNARÉ, lá do Xingu, a convite do casal amigo Breno (Roberta) Dias. Valeu!

Como sempre um verdadeiro getleman, o meu estimado amigo Lucio Vale, hoje vice-governador do nosso estado, é o mesmo de antes. A função não lhe subiu à cabeça.

Muito alinhado, o nosso estimado amigo Engenheiro Naval/Empresário Fábio Vasconcellos, também prestigiou a grande festa do SINDOPAR. Sua presença foi muito festejada.

O eterno Comodoro da Praticagem da Barra, Miguel Salgado, com sua bela Maria José, também na festa do SINDOPAR, muito eufórico com os 13,8m do Canal do Quiriri.

O grande filósofo PRÁTICO Gondim, da Barra do Pará, fervoroso devoto de Padre Cícero, com muita força e vigor, vai dentro em breve comemorar seus SESSENTÃO.

Nosso sempre lembrado amigo Almirante (RM-1) Bueno Junior, continua no batente exercendo importante função publica em Brasília. Ele foi Comandante da nossa CPAOR.

Dois colegas de Turma na mesma mesa da festa do SINDOPAR, comandante Kaysel e Itamar, o primeiro Imediato da CPAOR e o segundo Diretor do Centro de Hidrografia do Norte.

O bom amigo armador amazonense, e Suplente de Deputado Federal Dodó, veio participar também da festa do SINDOPAR, ele que já foi presidente do SINDARMA.

Na mesa do colunista o convite do Comandante do 4º DN Almirante Edervaldo para a cerimônia de inauguração da Rádio–Marinha FM no próximo dia 8 de março. Vamos lá.

Em viagem familiar nossa boa amiga Drª. Sonia Guedes bordeja no momento por Portugal, acompanhada do bom Comandante Alcides, “velho” Lobo do Mar. (AS).

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta

Seu comentário
Seu nome

Solve : *
21 − 13 =