Ainda a Abertura do Ano Letivo na nossa Universidade do Mar que foi bastante prestigiada

0
97

O Auditório do CIABA – Centro de Instrução “Almirante Braz de Aguiar”, quando da Abertura do Ano Letivo, envolvendo um numero bem expressivo de novos aspirantes aos Cursos de Náutica e de Máquinas, cuja Aula Inaugural foi proferida pelo Oficial Superior de Máquinas Rogério Fernandes Figueiró – Diretor de Transportes Marítimos da TRANSPETRO, evento que foi prestigiado pelo vice-almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho – Comandante do 4º DN, cuja organização foi responsável o Comandante do CIABA CMG Marcelo Baptista Santos e demais Oficiais da nossa Universidade do Mar. Ilustres convidados também se fizeram presentes. Em segundo plano, aparece o palestrante recebendo o Diploma de Reconhecimento das mãos do CMG Marcelo Baptista Santos. (Fotos: Luis Celso).

Novo Presidente da CDP não é nenhum estranho

Contrariando todas as informações anteriores, com relação à Presidência da CDP – Companhia Docas do Pará, surgiu o nome do engenheiro Eduardo Henrique Pinto Bezerra, para substituir a Drª. Helena Moscoso. Constando que a sua indicação foi política, ele inclusive já presidiu o CAP, não sendo nenhum estranho a estatal.

Porto Belém Futuro uma realidade na orla marítima e portuária

O nosso jovem Governador Helder Barbalho, que quando Ministro foi o grande responsável pela construção do Belém Porto Futuro, cuja inauguração deverá acontecer brevemente, trazendo, sem dúvida, mais uma atração turística na orla marítima e portuária da nossa capital.
Para completar, seria muito bom a construção de um Terminal Marítimo de Turismo em Belém, para a entrada dos navios de turismo direto ao cais do porto, desde que dragada a bacia de manobras, aliás, no Governo Ana Julia, o mesmo chegou a ser projetado.

Destaque especial para a empresa de Praticagem NORTEPILOT

A empresa de Praticagem NORTEPILOT, conta hoje com um quadro de PRÁTICOS do Rio Amazonas do mais alto nível profissional, conhecidos na gíria amazônica com “cobras grandes”, alguns deles atuaram antes na navegação fluvial através dos conhecidos navios “gaiolas”, que encurtavam as viagens inclusive navegando pelos paranás. São na verdade, verdadeiros MESTRES na condução hoje dos grandes navios que fazem a cabotagem e o longo curso.

SINDMAR sustentáculo dos marítimos brasileiros

Se não fosse o SINDMAR – Sindicato Nacional dos Oficiais da Marinha Mercante, com sede no Rio de Janeiro, e Delegacias em diversas capitais, inclusive em Belém, a Marinha Mercante Brasileira, estaria mais combalida, com maiores problemas para os mercantes brasileiros, tendo em vista a migração maior de marítimo vindos do Peru, Filipinas e de outros países. Conforme já informamos anteriormente no Peru funcionam três Escolas de Marinha Mercante, com uma frota reduzida de navios, que não absorve o número de profissionais formados todos os anos.

MARESIAS

Hoje, um pouquinho atrasado, o nosso abraço vai para o grande amigo de muitos anos Comandante/Práticos e Empresário Luis Omar Pinheiro, grande fundador da UNIPILOT.

Logo mais, às 20:00 horas, num restaurante “cinco estrelas” de Belém, o colunista estará fazendo parte do jantar em homenagem ao grande amigo Almirante Edervaldo.

Até hoje está repercutindo grandemente, isto nacionalmente, o artigo publicado no Portal da Navegação, sobre navios sem PRÁTICOS no Rio Amazonas. Isto é impossível.

Difícil contato com a SUPERPESA, empresa que foi vencedora da Concorrência para a reflutuação do navio – boiadeiro “HAIDAR” naufragado no porto de Vila do Conde.

Elogiável trabalho das empresas HENVIL, Arapari, Celte e Bannach, na travessia Belém/Arapari/Belém. Os horários são cumpridos com a mais absoluta regularidade.

Uma rigorosa fiscalização por quem de direito, se faz necessária nos “portinhos” localizados no litoral da Estrada Nova – Avenida Bernardo Sayão. Perigo à vista.

Nosso bom amigo Dr. Rômulo Morais, depois de muitos anos deixou o Cartório Marítimo. Passou agora a movimentar um especial Escritório de Advocacia. Sucesso, com certeza.

Já se comenta na “beira do cais” que pelo andar da carruagem, não vai demorar muito tempo para o belo prédio onde funciona a CDP funcionar como Museu. Pode?

Ao leitor Francisco Alberto, agradecemos. Oportunamente voltaremos a publicar foto de outros antigos navios fluviais, inclusive do seu saudoso “AQUIDABAN”.

O primeiro MÉDICO como PRÁTICO, vai acontecer ainda neste semestre, precisamente na ZP-1 (Rio Amazonas). Será qualificado pela Capitania dos Portos da Amazônia Oriental.

Muita gente não sabe, mas já aconteceram diversas operações no sistema Ship (TO) Ship, através do Terminal SOTAVE em Outeiro sem nenhum problema.

A Marinha Mercante Brasileira já teve seus dias de glórias, inclusive navios de passageiros da serie “Rosa da Fonseca” do Lloyd Brasileiro, que fazia a rota Rio/Manaus e escalas. (AS).

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta

Seu comentário
Seu nome

Solve : *
28 − 16 =