SINDOPAR comemora amanhã em grande estilo o seu Jubileu de Prata com lançamento do ANUÁRIO

0
36

Amanhã a partir das 20:00 horas, no amplo Salão da Fábrica – 242, estará sendo comemorado o Jubileu de Prata do SINDOPAR – Sindicato dos Operadores Portuários do Estado do Pará, paralelamente o lançamento do novo ANUÁRIO, publicação que hoje é referencia nacional, pelo seu especial conteúdo, a frente o seu dinâmico presidente Dr. Alexandre Carvalho, que dinamizou as atividades desta entidade.
O ponto alto do evento será a homenagem, por sinal muito merecida que será prestada ao nosso jovem Governador Hélder Barbalho, que muito tem feito pelo nosso estado, inclusive pelo setor portuário, como prova está também um grande empreendimento, que é o Belém Porto Futuro, uma obra de primeiro mundo.

Conforme informamos, está confirmada a vinda da Comandante Ivone, para servir mais uma vez no Comando do 4º Distrito Naval, exercendo a função de Assistente do novo Comandante, vice-almirante Newton de Almeida Costa Neto, que aparece com o colunista, quando da sua ultima viagem a Belém, ainda no Posto de Capitão-Tenente. (Foto: Luis Celso).

Capitania Fluvial de Santarém 101 anos de efetiva atuação

A Capitania Fluvial de Santarém, muito bem dirigida pelo Capitão-de-Fragata Robson Ferreira Carneiro, está comemorando 101 anos de efetiva atuação hoje conhecida como a SENTINELA DO TAPAJÓS, por tudo de bom que tem realizado, com cerca de 11.00 embarcações registradas dos mais variados tipos de cargas e passageiros. Diversas personalidades serão agraciadas com a Medalha de Amigo da Capitania Fluvial de Santarém, entre elas o Comandante/Prático Linésio Junior da ZP-1, Superintendente da Cooperativa UNIPILOT.

Assoreamento aumenta a cada dia na Bacia de Manobras

Mudança dos tempos. Com o assoreamento da bacia de manobras do porto de Belém, hoje o movimento de navios caiu bastante, os poucos que atracam diretamente no cais do porto, deve-se ao elevado adestramento dos PRÁTICOS da Barra.
O mesmo está acontecendo no Terminal Petroquímico de Miramar, o problema já foi levado aos órgãos competentes, mais até agora não foi tomada nenhuma providencia lamentavelmente.

Concorrência no setor fluvial com “rebates” nos fretes

Consta no setor que tem empresas de navegação improvisadas, que estão fazendo concorrência com aquelas devidamente habilitadas, ainda mais com agravantes, ou seja, oferecendo rebates nos fretes de cargas. Essa pratica por sinal já vem acontecendo há bastante tempo. As providencias necessárias com certeza serão tomadas pelo SINDARPA, junto aos órgãos competentes.

CATAMARÃS construídos em Belém na Travessia Santos/Guarujá

Aqueles catamarãs, considerados de primeiro mundo, construídos por um estaleiro que funciona em Belém, encomendados pelo Governo de São Paulo, continuam fazendo grande sucesso no transporte de passageiros na travessia Santos/Guarujá. Esse tipo de embarcação (bi-casco) além de ser mais econômico, é o ideal para operar nos rios da Amazônia também.

MARESIAS

Lamentavelmente já tem gente querendo envolver lá pelo SUDESTE a Praticagem como doadora, quando da recente eleição. “Tem peixe grande na rede”. Depois eu volto.

Chegando para o colunista atencioso convite para a cerimônia festiva dos 101 anos da Capitania Fluvial de Santarém, que tem como titular o nosso amigo CF Ferreira.

Confirmada para o próximo dia 18 de março a posse do novo Comandante do 4º Distrito Naval Vice-Almirante Newton Almeida Costa Neto. Não é nenhum estranho.

Será que a anunciada ponte sobre o Rio Amazonas, não virá trazer problema para a navegação, isto com relação aos grandes navios que demandam o porto de Manaus?

Muito bem estruturada o conceituado SINDARPA agora ainda melhor com a grande atuação do Diretor – Executivo Alexandre Araújo, braço forte do PHD Eduardo Carvalho.

Muito a desejar a Assessoria de Comunicação Social da CDP – Companhia Docas do Pará, ao contrário quando titular a servidora da estatal Adenilsa Ó de Almeida.

Por falar em CDP, antigos cedepeanos, estarão reunidos para diretamente fazerem suas reivindicações ao novo presidente, que a qualquer momento estará assumindo.

Muita gente não sabe, mais o primeiro Comandante do CIABA, foi um Capitão-de-Fragata interinamente, Lourival Anchieta, casou inclusive com uma paraense.

Parece que o negócio é muito bom. Dentro em breve mais uma MARINA poderá ser inaugurada, esta em área do litoral da Rodovia Arthur Bernardes. Projeto pronto.

O SINDIPORTO, que reúne servidores da CDP – Companhia Docas do Pará, não tomou nenhuma posição com relação aos problemas que estão ocorrendo em Vila do Conde. Triste.

Corrigindo uma nota de ontem. O grande amigo Comandante/Prático e Empresário Luiz Omar Pinheiro foi o fundador da empresa de Praticagem NORTEPILOT e não como saiu por um lapso.

O ambiente não está nada cordial lá no casarão da Presidente Vargas, onde funciona a CDP. O novo presidente vai ter muito trabalho, com absoluta certeza. (AS).

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta

Seu comentário
Seu nome

Solve : *
28 − 11 =