26/03 (TERÇA-FEIRA) – Assumiu em Brasília o novo Presidente do Superior Tribunal Militar

0
96

Na tarde do dia 19 o Almirante de Esquadra Marcus Vinicius, que foi Comandante do IV Distrito Naval, assumiu a Presidência do Superior Tribunal Militar. A solenidade ocorreu no Plenário do STM, em Brasília – DF, sendo prestigiada com um grande numero de autoridades civis e militares. Estiveram presentes o Presidente da República, em exercício, General do Exército Antônio Hamilton Martins Mourão, o Presidente do Superior Tribunal de Justiça Dr. João Otávio de Noronha, a Procuradora Geral da República Raquel Dodge, além dos deputados Federais, Juízes Federais, Desembargadores. Ao assumir a presidência do STM, o Ministro Marcus Vinicius, em emocionado discurso falou da enorme satisfação em presidir o Tribunal mais antigo do Brasil. Corte já dirigida por ilustres Brasileiros citando o Almirante Tamandaré, Luis Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, dentre outros. Sua excelência fez menção a nova trajetória da Justiça Militar da União trazida com o advento das Leis n. 13.491/17 e 13.774/18, que modernizaram este ramo especializado da Justiça Brasileira, buscando o fortalecimento dos pilares que sustentaram as Forças Armadas, a hierarquia e disciplina. Ao fim rogou bênçãos a Nossa Senhora de Nazaré, para a condução da Presidência do Superior Tribunal Militar, Dr. José Maurício Pinheiro de Oliveira, titular da 8ª CJM, bem como o Dr. Luis Otávio Rebelo Neto, Juiz Federal Substituto da 8ª CJM, que aparecem na foto com o Almirante Marcus Vinicius e esposa.

Mais navios graneleiros de grande porte em Santarém

O porto de Santarém despontando como um dos mais movimentados do baixo Amazonas com a presença constante de navios graneleiros de grande porte, isto graças ao aumento de calado na Barra Norte. As operações de cargas, serão feitas, ou melhor, já estão sendo feitas através do sistema Shipp (TO) Shipp. Muito bom.

RENÚNCIA no CONSAD da CDP quando da ultima reunião

Em meio a última reunião do CONSAD da CDP – Companhia Docas do Pará, realizada na semana passada, o Conselheiro Ricardo Medina renunciou ao seu mandato, sendo em seguida nomeado Gerente de Planejamento e Mercado da estatal, PHD em assuntos portuários. Com especialização no exterior, com certeza vai realizar um bom trabalho. Ele, que já exerceu importantes funções em grupos ligados ao setor, sempre saindo-se muito bem.

PRÁTICOS da ZP-1 ficarão baseados em Santarém

Em função da demanda futuramente de navios de grande porte em Santarém, a ZP-1 já está estudando a possibilidade de manter ali um Grupo de PRÁTICOS para pronto atendimento, isto dentro da programação, para que não haja atrasos, porque nem todos os dias existem vôos para essa cidade do Tapajós. Louvável, sem dúvida, essa iniciativa.

Ambiente no “CASARÃO” não é nada cordial, o que é lamentável

Comenta-se na “BEIRA DO CAIS”, que o novo presidente da CDP – Companhia Docas do Pará, não ganhou a simpatia dos servidores da empresa, o que não é bom, isto porque até agora não determinou o pagamento de parte do 13º mês, prática que vinha acontecendo há muitos anos, pelas administrações anteriores. Nada a questionar, porque é um direito que assiste ao mesmo. Com certeza ele não veio de Brasília para fazer amigos e sim para solucionar os problemas da estatal.

MARESIAS

Ninguém entende por que até agora não foram retiradas as pedras que impedem a navegação durante o ano todo no rio Tocantins, já que o transporte aquaviário é o mais econômico.

Almirante Edervaldo, agora em Brasília, bordejando pela coluna através do Portal da Navegação, para se manter bem informado do que passa no setor na Amazônia Oriental.

Sempre é muito gratificante um “papo amigo” com o “velho marinheiro” Comandante Prático Gondim, Diretor da Barra do Pará e do CONAPRA. Gente da melhor qualidade.

O aumento de calado no Canal do Quiriri vem proporcionando a entrada e maior número de navios de grande porte em demanda ao porto de Vila do Conde. Muito bom.

A FIEPA é uma entidade, que muito vem contribuindo para o desenvolvimento do nosso Estado, graças ao trabalho dinâmico da sua diretoria à frente o amigo José Conrado.

Aliás, a FIEPA, vem dando também total apoio ao SINDARPA, colocando sempre um dos seus Auditórios, para realização de importantes eventos ligados ao setor fluvial.

O PRÁTICO – Cantor José Maria Carvalho Filho, da ZP-1, agradeceu a nota publicada sobre a APBAM, que teve como principal fundador o seu saudoso genitor.

O Clube da RODELA, que tem como presidente Mecenas Gonçalves, vai homenagear o Almirante Newton, quando do seu regresso de Brasília, com um almoço de longo curso.

A empresa de Praticagem Amazônia, que opera na ZP-1, hoje conta com um número bem expressivo de PRÁTICOS do rio Amazonas, são 34 profissionais. Muito bom.

Dentro de mais três meses, teremos novos PRÁTICOS da ZP 1 (Rio Amazonas) entre eles um Médico Oftalmologista e um Fiscal da Receita Federal. Fascinados pela Amazônia.

Hoje a ZP-1 que atende o Rio Amazonas até a cidade de Itacoatiara, conta com mais de 150 PRÁTICOS, cabendo 10 dias de embarque para cada um e 20 de folga.

O estaleiro Rio Maguari, que participou da importante SOUTH AMERICA, em São Paulo, teve o seu stand como um dos mais visitados dessa importante mostra. Nota 10. (AS).

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta

Seu comentário
Seu nome

Solve : *
48 ⁄ 24 =