27/03 (QUARTA-FEIRA) – De regresso de Brasília o novo Comandante do 4º Distrito Naval reassume suas funções em Belém

0
68

Está regressando hoje de Brasília o novo Comandante do 4º Distrito Naval, vice-almirante Newton de Almeida Costa Neto, que aparece na foto com o colunista, ele que no último dia 15 substituiu o seu colega de igual patente, Edervaldo Teixeira de Abreu Filho. Com um currículo do mais alto nível, com certeza absoluta vai realizar um grande trabalho, ele que não é nenhum estranho ao Pará.
Como se sabe, o 4º Distrito Naval do seu gênero é um dos mais movimentados do Brasil, com jurisdição no Pará, Amapá, Maranhão e Piaui, atendendo o mar e os rios, através, inclusive, do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, que conta com efetivo muito especial de embarcações militares responsáveis pelo patrulhamento permanente, tanto no mar como nos rios. (Foto: Luis Celso).

TECON de Vila do Conde oferece o melhor para os seus clientes

Objetivando um melhor atendimento aos seus clientes, o TECON de Vila do Conde, leia-se Grupo Santos Brasil, passou a contar com quatro GATES de entrada e DOIS de saída, com pavimento de concreto em todo seu patio de armazenamento de contêineres, o que permitirá maior velocidade para a operação de armazenamento empilhado de até cinco contêineres.

Conforto e segurança nas operações de travessias

Embarcações modernas, velozes e confortáveis, são hoje utilizadas nas travessias para o Marajó, através do Camará, para o Arapari e mais recente Carapajó – Cametá, atendidas pelas empresas HENVIL, CELTE, ARAPARI, BANNACH e CAMILA NAVEGAÇÃO. Os horários praticados por essas empresas são cumpridos com a mais absoluta regularidade. Nota 10.

Bahia Pilots modernizando seus serviços

Os Práticos da Bahia Pílots (ZP-12) que conta com 24 profissionais, operando na Bahia de Todos os Santos, estão hoje preparados para manobrar navios de 366 metros de comprimento, tendo, inclusive, essa entidade proporcionado curso especial para quatro PRÁTICOS no exterior. A Bahia Pilots conta com seis lanchas, uma delas de última geração construída no estaleiro Dynamica – RJ, empregando apenas dois tripulantes.

Presidente do SINDARPA anunciou mais um TRANS em 2020

O presidente do SINDARPA – Sindicato das Empresas de Navegação Fluviais e Lacustres do Estado do Pará, armador Eduardo Carvalho, hoje considerado como uma das maiores expressões do setor, em termos nacionais, já anunciou para o próximo ano a realização de mais um TRANS, que com certeza terá o mesmo sucesso dos anteriores.

MARESIAS

Cruzando o Oceano Pacífico de retorno ao Brasil, procedente do Chile, o Comandante – CLC Ricardo Monteiro, do NT “Abdias Nascimento”, enviou ao colunista significativa mensagem de agradecimento, pela nota publicada. Gente fina é outra coisa.

O novo presidente da CDP – Companhia Docas do Pará, participou de importante encontro em Santos – SP, ligado ao setor portuário nacional. Agora, com certeza, ele vai dar início ao seu trabalho a frente da estatal, acalmando ao ânimos no CASARÃO.

O Governador Helder Barbalho já determinou a continuação das obras do Terminal Hidroviário de Cargas e Passageiros na cidade de Santarém, onde ultimamente é muito grande o número de embarcações fluviais subindo e descendo o rio amazonas.

O novo presidente do SINDOPAR – Sindicato dos Operadores Portuários do Estado do Pará, não é nenhum estranho ao setor, já que vem realizando um extraordinário trabalho a frente do TECON do Grupo Santos Brasil, no porto de Vila do Conde.

O porto de Itaqui – MA, hoje administrado pela EMAP – Empresa Maranhense de Portos, do Governo do Estado do Maranhão, vem aumentando cada vez mais a sua movimentação, recebendo, inclusive, os maiores navios cargueiros do mundo, sem problemas.

O CONAPRA – Conselho Nacional de Praticagem, com sede no Rio de Janeiro, esteve na semana passada reunido com sua diretoria de Belém. Presentes os Práticos Gondim, da Barra do Pará, e Linésio, este da ZP -1 (Rio Amazonas. Importantes assuntos em pauta.

O jovem presidente do Grupo REICON, armador e empresario José Rebelo – III, tem seu nome cotadíssimo para ser o próximo presidente da FENAVEGA em Brasília. No momento ele é vice-presidente dessa importante entidade. Capacidade tem até demais.

Esta frase não tem endereço certo, mas serve para muitos, inclusive do setor: “Quando estiveres lá em cima, não esquece daqueles que estã embaixo”, porque… na tua descida poderás ser amparado, e a queda será menor”. Olho vivo, portanto.

Hoje em todo Brasil, existe uma fiscalização severa, tudo parta evitar acidentes provocados por “Pilotos Improvisados”, ou seja, sem a devida habilitação para dirigir Jet-Ski. Por sinal, hoje em Belém existe um número expressivo desses equipamentos náuticos. (AS).

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta

Seu comentário
Seu nome

Solve : *
23 − 5 =