Novo Comandante da ESG-Escola Superior de Guerra toma posse hoje no Rio de Janeiro

0
56

Logo mais, às 09h00 horas, no Rio de Janeiro, com a presença de Ministros, do Comandante da Marinha e de outras autoridades civis e militares, estará tomando posse como Comandante da ESG – Escola Superior de Guerra, o Almirante-de-Esquadra Alípio Jorge Rodrigues da Silva, ele que ainda no posto de vice-almirante desempenhou as funções de Comandante do 4º Distrito Naval, onde marcou a sua passagem com um extraordinário trabalho.
Como convidado do Ministro de Estado da Defesa, o paraense empresário – engenheiro Carlos Nascimento, estará presente ao grande evento, muito estimado nos meios navais, amigo especial do Almirante Alípio Jorge Rodrigues da Silva, fazendo parte inclusive da Diretoria da SOAMAR – PARÁ.
RECORDANDO – A foto lembra o Almirante Alípio, quando Comandante do 4º DN, em dia de festa no SINDARPA, tendo ao seu lado o Almirante Kuster, quando recebia honroso Diploma das mãos do presidente na ocasião do Sindarpa armador e empresário José Rebelo III. (Foto: Luis Celso).

Governo Federal e privatizações de estatais do setor

Pelo que se observa o Governo Federal está voltado para empresas estatais, serem privatizadas, além das Companhias Docas, volta-se a pautar a Transpetro, empresa subsidiaria de transportes marítimos da Petrobrás, que detém a maior frota mercante do Brasil, especializadas no transporte de derivados de petróleo. Essa “pedra” já foi jogada no Governo passado.

Mercantes peruanos continuam migrando para o Brasil

Mercantes peruanos continuam bordejando pelo setor no Rio de Janeiro, muito especialmente Oficiais de Náutica e de Máquinas, para embarque, já que no Peru, mesmo com três escolas de Marinha Mercante, não existe mercado, daí a constante migração em busca de emprego, com aceitação até nos “rebates” na remuneração.

Rio Tocantins fechado há mais de 30 anos

Mesmo sendo o transporte fluvial considerado como o mais eficiente e de menor custo, já se passaram mais de trinta anos e até hoje o rio Tocantins continua fechado, oferecendo condições de navegabilidade somente no inverno, tudo porque o Pedral do Lourenço impede o trafego. Sobre o problema, tanto o Senador Jáder Barbalho, como o Governador Helder Barbalho, defendem a imediata operação para a retirada do Pedral do Lourenço e das Pedras de Marabá.

Itacoatiara vai contar com um novo Terminal Portuário

O município de Itacoatiara localizado a 110 milhas de Manaus em pleno rio Amazonas vai contar brevemente com um Terminal Portuário, com a denominação de Novo Remanso, cujo projeto já foi aprovado pela ANTAQ – Agencia Nacional de Transportes Aquaviários, passando pela aprovação do Ministério da Infraestrutura.
Como se sabe, o referido Terminal será de multiuso, movimentando o armazenamento de graneis sólidos, líquidos e carga geral, com estrutura para receber navios de grande porte.

MARESIAS

Um veterano Prático da Barra do Pará, faz parte da Diretoria do CONAPRA – Conselho Nacional de Praticagem, trata-se do nosso grande amigo Marcus Vinicius Carneiro Gondim, um cearense que também cursou o CIABA em Náutica, devoto de Padre Cícero.

A conceituada empresa de navegação ARAPARI, pioneira na Travessia Belém/Arapari tem papel de extraordinária importância no desenvolvimento do município de Barcarena, essa empresa foi fundada há longos anos pelo saudoso amigo Laurival Cunha.

A nova sede da nossa secular Praticagem da Barra, muito bem projetada com vazão para a Guajará, foi objeto de destaque nacional merecidamente, tendo tudo para receber este ano a premiação da ANTAQ – Agencia Nacional de Transportes Aquaviários.

O Grupo que envolve um grande numero de Pilotos de JET – SKIS, capitaneado pelo empresário Marcelo Pinho, que por sinal é Amigo da Marinha, realizou recentemente mais uma façanha no bom sentido, cobrindo o percurso Belém/Cametá/Belém.

Aumenta cada vez mais a exportação de polpa de açaí, diversos grupos até mesmo estrangeiro, já se estabeleceram no baixo Tocantins, adquirindo a grande maioria do produto dai porque o preço do mesmo não para de subir em nossa capital.

Muito elogiado, inclusive pelo Governador Helder Barbalho, o mais novo Prevbarco que acaba de entrar em tráfego para atender o oeste do Pará, baseado na cidade de Santarém, conforto absoluto para os servidores do INSS e seus tripulantes.

A Casa das Tintas, é hoje o melhor estabelecimento especializado nas vendas de tintas e outros produtos voltados para a indústria naval, afinal de contas são mais de trinta anos, oferecendo inclusive cursos grátis para os estaleiros.

Na CDP – Companhia Docas do Pará, tem servidores do Quadro da estatal que conta no seu curriculum, com três cursos superiores, mais lamentavelmente estão jogados para escanteios. Políticos em repartição publica é um desastre. Triste.

Está correndo solto no setor nacional, que duas Companhias Docas, poderão ainda no decorrer deste ano serem estadualizadas, para não “sujar” a informação, por sinal de credito, deixamos pelo menos no momento de publicar os nomes das mesmas. Mais eu volto. (AS).

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta

Seu comentário
Seu nome

Solve : *
20 × 5 =