A coluna publica hoje outros flashes que marcaram a entrega do moderno Helicóptero ao Comando do 4º DN

0
86

A Cerimônia de Recebimento do primeiro Helicóptero, para operar especialmente na Jurisdição do Comando do 4º Distrito Naval, trouxe a Belém, entre outras importantes patentes da Marinha, o nosso estimado amigo Almirante Cunha, hoje no exercício da importante função de Comandante-em-Chefe da Esquadra no Rio de Janeiro, que há alguns anos passados serviu em nossa capital. O referido Helicóptero é o primeiro de uma serie de três que irão compor o Esquadrão de Emprego Geral do Norte. (Fotos: Luis Celso).

Presidente do Grupo Atlântica Matapi homenageado pelo Japão

Muita gente não sabe, mas o armador e empresário Relton Osvaldo Pinto, que Comanda o conceituado e conhecido Grupo Atlântica Matapi, já foi homenageado pelo Japão, por tudo que proporcionou ao Imperador Japonês há alguns anos passados, inclusive um passeio fluvial em uma das suas embarcações de passeio de luxo, que era de uso exclusivo da diretoria do referido Grupo.

Penoso trabalho dos PRÁTICOS no Brasil

Sempre defendendo aqui o trabalho penoso de um PRÁTICO no Brasil, isto porque convivemos muitos anos lado a lado com esses profissionais. Enquanto nos países de primeiro mundo, os mesmos embarcam através de helicópteros, aqui é através daquela escada conhecida como “quebra peito”, que já vitimou alguns deles. Querem mais?

Polícia Hidroviária Federal ficou só no papel

Tudo indica que aquele Projeto que tramitava no Senado Federal, objetivando a criação da Polícia Hidroviária Federal, isto ainda no Governo Federal passado, foi por água abaixo. Enquanto isto, a “pirataria” continua nos rios da Amazônia causando sérios prejuízos para a navegação fluvial, inclusive.

MARESIAS

O nosso estimado amigo Almirante Sobrinho, quando Comandante do 4º Distrito Naval, sempre destacou a grande colaboração da Praticagem da Barra, com relação ao aumento de calado do Canal do Quiriri, que dá acesso ao porto de Vila do Conde.

Meu amigo Almirante Cunha, em rápido bordejo por Belém, deixou um abraço para este colunista. Hoje ele está no exercício de Comandante-em-Chefe da Esquadra no Rio de Janeiro, função esta que, com certeza, sinaliza o que todos os vices-almirante almejam.

Sem favor nenhum, mas o Governo do Maranhão, através da EMAP –Empresa Maranhense de Administração Portuária, colocou o porto de Itaqui entre os melhores e mais movimentados do Brasil. Ao contrário da CODOMAR–Companhia Docas do Maranhão.

Hoje o estado do Amazonas registra o maior número de embarcações construídas de madeira para o transporte misto de cargas e passageiros, atendendo os altos rios, uma delas, inclusive, para 350 pessoas, foi classificada ainda pela RBNA.

Muita gente não sabe, mas os rios Tocantins e Araguaia, antes do funcionamento da Hidrelétrica de Tucurui, tinham uma movimentada navegação fluvial, que era operada pelos conhecidos Barcos–Motores Marabaenses. Atendiam o Pará, Maranhão e Goiás.

Foi um sucesso o almoço em homenagem ao Almirante Newton, no último sábado, promovido pelo Grupo RODELA. Nosso amigo Mecenas, com seu tradicional AVENTAL, dirigiu os trabalhos, oferecendo os melhores pratos regionais. O colunista se fez presente.

Já faz mais de um ano que o Prefeito Zenaldo Coutinho prometeu em importante encontro construir um Terminal Fluvial de Passageiros nas proximidades do Porto do Sal, mas, infelizmente, até agora não aconteceu. Muito lamentável. Eu volto.

Por falar em Terminal o nosso Governador Helder Barbalho, deverá concluir a construção do de Santarém, ainda no decorrer deste ano, para poder atender a grande movimentação de cargas e passageiros que diariamente acontece ali.

O Grupo NORTE Empreendimentos, o maior Operador Portuário do Pará, que funciona em Vila do Conde – Barcarena, continua crescendo, oferecendo aos seus clientes o melhor atendimento possível, inclusive com relação ao embarque de minérios. (AS).

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta

Seu comentário
Seu nome

Solve : *
4 ⁄ 4 =