Lançamento do Programa de Qualificação para Exportação – PEIEX dia 11 em nossa capital

0
95
Diretoria da APEX – Brasil - Presidente Almirante Ricardo Segovia, Diretor de Gestão Almirante Edervaldo Abreu Filho e Diretor de Negócios Ministro Augusto Pestana

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX – Brasil) e o Parque de Ciência e Tecnologia Guamá estão convidando para a cerimônia de lançamento do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), que será realizada dia 11 de junho de 2019, em Belém – PA.
O PEIEX tem como objetivo preparar as empresas brasileiras para iniciar o processo de exportação e seus produtos e serviços forma planejada e segura. As empresas qualificadas pelo Programa tornam-se aptas a participar de ações internacionais de promoção comercial organizadas pela APEX – Brasil e seus parceiros.
O importante evento acontecerá no dia 11 de junho, às 09:00, no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá – Prédio Espaço Inovação, Auditório Avenida Perimetral da Ciência S/N, Guamá – Belém.

Após importante Curso assumirá uma importante função

O colunista, como sempre bem informado, trás hoje uma informação que vai agradar muitos paraenses, o nosso grande amigo Capitão-de-Mar e Guerra Ricardo Jaques, ao terminar o importante curso que realiza na ESG, deverá assumir o Comando da Capitania dos Portos do Rio de Janeiro. Capacidade ele tem até demais. Na foto, ele aparece recebendo a Medalha ALYRIO SABBÁ, das mãos do armador, então presidente do SINDARPA, José Rebelo III e deste colunista numa memorável noite de festa no aprazível PÍER – 47 (Foto: Luis Celso).

MARESIAS

Comenta-se na “Beira do Cais” que o presidente da CDP – Companhia Docas do Pará deu tanto valor à homenagem prestada pela Capitania dos Portos, que nem representante mandou. Por acaso o soamarino Raul Moreira, presente, recebeu o Diploma e o Distintivo. Pode?

Por falar em CDP, o Conselheiro do CONSAD da estatal, Cileno segundo comenta-se na área portuária, está pagando caro por ser um verdadeiro defensor das boas causas nesse colegiado. Ele está sempre ao lado da verdade. Homem livre e de bons costumes.

Vem a caminho uma completa reportagem, com fotos, mostrando uma serie de problemas que envolvem o litoral de Belém, especialmente na área próxima ao Curro Velho, com trapiche funcionando muito próximo do Canal por onde trafegam os navios.

Neste ano apenas 80 vagas serão oferecidas pelo CIABA para cursarem a Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante – EFOMM. Enquanto isto o CIAGA no Rio de Janeiro oferecerá 100 vagas, curso de Náutica e de Máquinas. Nossa Marinha mercante encolhendo.

Tudo indica que o “lenga lenga” entre a UNIPILOT – Cooperativa dos Práticos da ZP- 1 (Rio Amazonas) e o Centronave – Centro de Navegação vai acabar num acordo de cavalheiros, o que na verdade é uma melhor decisão para ambos.

Uma das fortes colunas da nossa secular Praticagem da Barra do Pará, o bom caráter Prático Miguel de Jesus Salgado, no próximo dia 11 estará recebendo a importante Medalha do Mérito Naval da nossa gloriosa Marinha. SUSTENTAR FOGO QUE A VITÓRIA É NOSSA!

Estamos sentindo a ausência muito demorada do nosso muito estimado amigo de muitos anos Dr. Luis Otávio de Oliveira Campos, que no Governo passado exerceu as funções de Secretario Nacional de Portos, quando tudo corria bem no setor portuário nacional.

Tem um grupo de Tocantins – Estado, que tão logo se torne navegável o ano todo o rio Tocantins, isto naturalmente depois da retirada do Pedral do Lourenço e outros obstáculos, pretende entrar na navegação fluvial. Tem cacife para tal.

Lamentavelmente, no Rio de Janeiro o número de oficiais mercantes e de engenheiros navais desempregados cresceu consideravelmente, em função da presença de mercantes peruanos e filipinos, e o fechamento de diversos estaleiros de grande porte. (AS).

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta

Seu comentário
Seu nome

Solve : *
16 − 9 =