03/07 (QUARTA-FEIRA) – Diretor de Portos e Costas – DPC convidou o colunista para participar de importante evento

0
30

O vice-almirante Diretor de Portos e Costas – DPC vice-almirante Roberto Gondim Carneiro da Cunha, que aparece na foto com o colunista, teve a gentileza, através do Comando do 4º Distrito Naval de convidar para participarmos de importante Seminário sobre Aspectos da Navegação em Lama Fluída (FL) e sua Aplicabilidade no Arco Lamoso da Região da Barra Norte do Rio Amazonas, a ser realizado nos dias 23 e 24 de julho próximo no SEBRAE – AMAPÁ em Macapá.
Muita gente não sabe, mas o Almirante Roberto é um amazônida nascido na cidade de Manaus, ele que vem realizando um extraordinário trabalho a frente desse importante órgão da Marinha do Brasil, com sede no Rio de Janeiro. (Foto: Luis Celso).

Importante evento será realizado hoje e amanhã no CIABA

Estará acontecendo hoje e amanhã em Belém, precisamente no CIABA – Centro de Instrução “Almirante Braz de Aguiar”, a Primeira Reunião Regional do Projeto Cenário de Defesa. O importante evento conta com a coordenação de distinta Comitiva do Ministério da Defesa e da Escola Superior de Guerra, um acontecimento de extraordinária importância, sem dúvida alguma, para a Região.

Zonas de Praticagem com seus efetivos completos

Obedecendo a consulta feita pelo colunista, hoje todas as ZPs (Zonas de Praticagem) do Brasil, estão com seus efetivos completos, algumas até além do necessário, por essa razão tão cedo não teremos Concurso para Práticos, como estava reivindicando aquela senadora do PT – Partido dos Trabalhadores.

Ex–Presidente da CDP visitou a empresa na semana passada

O ex–Presidente da CDP – Companhia Docas do Pará, Clithio Esperanza, hoje atuando na CARGILL, bordejou por algumas horas pelo Gabinete do atual Presidente da estatal. Dizem na “beira do cais” que o papo foi de longo curso. Aliás, essa multinacional vem investindo grande na área portuária da Amazônia, bem como na navegação fluvial.

MARESIAS

Em linha direta com o nosso amigo Almirante Lima Filho, presidente do TRIBUNAL MARÍTIMO, já convocou o colunista para se fazer presente no CIABA, quando da sua próxima vinda Belém para proferir uma significativa palestra.

Pelo que vimos observando o anunciado Programa BR no MAR, se concretizado vai trazer muitas polêmicas, um dos setores muito citado é o de PRATICAGEM. Repito mais uma ver que PRATICAGEM é coisa séria. Olho vivo no lance.

Como faz todos os anos, a HENVIL Transportes, está com toda sua Força Tarefa pronta, com as devidas revisões atendendo sem problemas neste mês de julho, quando a movimentação aumenta na rota Belém/Marajó.

A armação fluvial do Pará, que hoje envolve diversas empresas de navegação de cargas e passageiros, precisa prestigiar cada vez mais o SINDARPA, que é a entidade defensora do setor, muito bem dirigida por Eduardo Carvalho.

Com pouco tempo de funcionamento, hoje a Mega Logística – Serviços Portuários vem se destacando cada vez mais, graças a extraordinária mão de obra que oferece aos seus clientes em todo o estado do Pará. Isto é muito bom.

Ainda tem gente na Vila do Mosqueiro, que continua acreditando no cumprimento da promessa do Prefeito Zenaldo Coutinho, com relação à linha fluvial Belém/Mosqueiro/Belém antes do final do seu mandato. Tudo é possível.

Depois da retirada do Pedral do Lourenço, a Hidrovia do Tocantins, vai beneficiar não só o estado do Pará, mais também do Tocantins, Maranhão e Goiás, muitos produtos passarão a ser exportados através do porto de Vila do Conde.

Foi muito elogiado o Barco “Papa Francisco” (Hospital Fluvial) que já está sendo operado nos rios da Amazônia. Construído em Fortaleza pelo estaleiro INACE, o único, por sinal, que funciona há mais de 40 anos na capital cearense.

Na mesa do colunista o livro “O Velho Marinheiro” – a História da vida do Almirante Tamandaré. A importante obra trás a biografia do Patrono da Marinha do Brasil. Ele dedicou toda sua vida a Marinha, em períodos críticos. (AS).

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta

Seu comentário
Seu nome

Solve : *
24 × 28 =