Ainda o Seminário promovido pela DPC – Diretoria de Portos e Costas em Macapá que foi muito prestigiado

0
38

Hoje publicamos um flash do importante Seminário realizado na capital do Estado do Amapá, sobre os Aspectos Gerais da Navegação em Lama Fluída (LF) e sua Aplicabilidade no Arco Lamoso da Região da Barra Norte.
O significativo evento que foi promovido pela DPC – Diretoria de Portos e Costas, teve a presidi-lo o Comandante da Marinha Almirante-de-Esquadra Ilques Barbosa Junior, contando com a presença de altas patentes da Marinha, outros ilustres convidados, representando segmentos ligados ao setor, inclusive de Praticagem. O acontecimento foi muito elogiado inclusive o idealizador do mesmo vice-almirante Roberto Gondim Carneiro da Cunha, titular da DPC.

Segurança é obrigação de todos, portanto, “olho vivo”

Bem que a Capitania dos Portos, poderia dar um bordejo nos finais de semana especialmente pelo rio Guamá litoral da Estrada Nova de onde suspendem um grande numero de embarcações de passeio, algumas delas segundo informações chegadas a coluna, dirigidas por pessoas sem a devida habilitação, inclusive Jet – Skys. Segurança é obrigação de todos.

Praticagem do Rio Amazonas conta com 160 profissionais

Conforme já informamos anteriormente, com os últimos seis Praticantes, que dentro em breve estarão sendo habilitados pela CPAOR como Práticos, a ZP-1 Zona de Praticagem do Rio Amazonas, passa a contar com um efetivo de 160 profissionais, distribuídos em diversas empresas, portanto, novo Concurso nem pensar.

Inauguração da sede própria do SINDARPA acontecerá antes do final do ano

Até mesmo por falta de colaboração de algumas empresas de navegação filiadas a entidade, o SINDARPA – Sindicato das Empresas de Navegação Fluviais do Estado do Pará, retardou um pouco a inauguração da sua sede própria, mais com certeza acontecerá antes do final do ano em prédio moderno localizado em área nobre da capital.

MARESIAS

Já se encontra em Belém, depois de um giro familiar no exterior, o casal amigo engenheiro empresário Carlos (Ana Luiza) Nascimento, ele que faz parte também da diretoria da nossa SOAMAR-Belém, onde é muitíssimo estimado. Bem-vindo, amigo.

A bela ex – presidente da SOAMAR – Belém, armadora e empresária Drª. Milva Rebelo, vem prestigiando todos os eventos ligados a área naval, ainda recentemente esteve em Macapá participando do importante Seminário promovido pela DPC.

Elogiável sobre todos os aspectos a atenção especial do Governador Helder Barbalho, que vem sendo dispensada para o setor fluvial e portuário de nossa capital. Ele, com certeza, não vai esquecer da rota fluvial entre Belém e Mosqueiro.

Representante dos serviços de Praticagem em termos nacional, também tiveram papel importante, quando do Seminário realizado pela DPC em Macapá, por sinal o Prático Falcão da ZP-1, que faz parte de uma entidade internacional, saiu-se muito bem.

Ainda no decorrer deste ano deverão ser lançadas em novos leilões, outras áreas portuárias, com certeza algumas da CDP – Companhia Docas do Pará, estarão na lista formalizadas pela ANTAQ – Agência Nacional de Transportes Aquaviários.

Reina um grande descontentamento em todo Brasil, o aumento absurdo anunciado para os associados do PORTUS, com relação as mensalidades, o referido percentual é excessivo, podendo até gerar uma grave geral em função do problema.

A publicação do catamarã que foi construído em Belém para atender a rota Santos/Guarujá/Santos, foi objeto de muitos telefonemas, inclusive do Mosqueiro, já que informamos que seria o ideal para atender a Vila diariamente.

Na verdade com um desses catamarãs fazendo a linha diária, com a mais absoluta certeza a Ilha do Mosqueiro iria disparar no bom sentido na área turística, ali estão localizadas as mais belas praias fluviais do Brasil.

Num encontro muito agradável com o veterano Joaquim Antunes, ele foi logo disparando, como sempre fazia: “ALYRIO NOS CAMPOS”. Ele quando na ativa, ficou muito famoso, com a sua coluna BOLSO DO REPÓRTER na Rádio e TV. Hoje, só sombra e água fresca… (AS).

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta

Seu comentário
Seu nome

Solve : *
8 − 3 =