Base Naval de Val-de-Cães – BNVC comemorou em grande estilo 70 anos de relevantes serviços prestados

1
132

Numa cerimônia militar presidida pelo vice-almirante Newton de Almeida Costa Neto – Comandante do 4º Distrito Naval, a BNVC – Base Naval de Val-de-Cães comemorou 70 anos de atividades, hoje sob o Comando do Capitão-de-Mar e Guerra Marcelo Veloso de Paula, que, por sinal, vem realizando um excelente trabalho.
Como se sabe, a BNVC como uma OM – Industrial da Marinha, dá apoio total a todas as Unidades da Marinha, bem como Extra-Marinha, sendo detentora inclusive do maior DIQUE envolvendo o trecho Salvador–BA/Caribe, dispondo também de um Corpo Técnico do mais alto nível profissional, tanto assim que já foi destaque até na imprensa da Grécia, pelo grande feito no atendimento a um navio grego seriamente acidentado no rio Amazonas, cujo reparo proporcionou sua volta ao país de origem.
Na ocasião foi feita a Leitura de uma especial Ordem do Dia. No final um congraçamento entre todos os presentes. (Dois flashes do evento feitos por Luis Celso para a coluna).

Movimento menor que no ano passado de passageiros através do Terminal “Luis Rebelo Neto”

Mesmo com aumento de embarcações de passageiros, operando no embarque e desembarque no Terminal Hidroviário “Luis Rebelo Neto”, administrado pela CPH – Companhia de Portos e Hidrovias, do Governo do Estado, o movimento neste mês de julho, foi menor que no ano passado, no mesmo mês, isto porque as embarcações de pequeno porte utilizam os “portinhos” no litoral de Belém.

REICON merece uma premiação especial sem favor nenhum

Muita gente não sabe, mais a empresa REICON há mais de 40 anos transporta para o interland paraense gás de cozinha em botijões, utilizando embarcações especiais, sem registrar um mínimo acidente. Pioneira nesse transporte se faz merecedora de uma premiação especial, sem favor nenhum.

Medidas na área portuária estão trazendo problemas

O ambiente na área portuária em função de algumas medidas colocadas em prática está desagradando muita gente ligada ao setor, tanto assim que algumas entidades já estão se dirigindo ao Planalto, através de políticos influentes, para que seja dado um basta. Eu volto com os detalhes.

MARESIAS

Não fosse o elevado adestramento dos Práticos da Barra, navios de trigo não estariam mais atracando no Armazém da OCRIM, portanto, uma dragagem se faz urgente.

Já está chamando atenção com a sua nova pintura a Cábrea “Rio Branco”, que foi da CDP – Companhia Docas do Pará, hoje da empresa DELIMA em parceria com a MANOBRASSO.

Com as novas medidas que estão sendo tomadas, o número de navios de longo curso de grande porte vai aumentar na rota do rio Amazonas, inclusive até Santarém.

Nosso bom amigo Soamarino Dr. Mecenas Gonçalves, depois de um relax na sua linda Fazenda, já circula em Belém, acompanhado da sua bela Dora. Muito bom.

Elogiável sobre todos os aspectos o trabalho da nossa muito querida Comandante IVONE, sem dúvida uma das fortes colunas do Gabinete do Almirante Newton no 4º DN.

Eu acredito que o Prefeito Zenaldo Coutinho, ainda vai cumprir sua promessa colocando uma embarcação de passageiros na linha fluvial Belém/Mosqueiro/Belém.

O nosso bom amigo Almirante-de-Esquadra Leonardo Puntel – Comandante de Operações Navais – CON, vai deixar a DGN – Diretoria Geral de Navegação que vem acumulando.

Para substituí-lo nessa importante função – Diretoria Geral de Navegação – DGN, assumirá seu colega de igual patente – Almirante-de-Esquadra Marcelo Campos.

O Centro de Capitães da Marinha Mercante, que tem o paraense Álvaro Almeida como presidente, vai homenagear os componentes da Frente Parlamentar da Marinha Mercante.

O órgão competente precisa fazer urgentemente uma avaliação de uma ponte localizada há poucos metros do Curro Velho, bem pertinho do Canal. Perigo.

Dona Justa Federal não brinca em serviço, da primeira vez fez um “estrago” lá no CASARÃO, da segunda não será ao contrário, os EX, que se cuidem porque vem chumbo.

Nenhuma estatal portuária vai escapar da privatização, palavras de um “grandalhão lá do Planalto”, a “degola” vai começar pelo sul e sudeste. “Sin non é vero, é bien trovato”. (AS).

COMPARTILHAR

Um comentário

  1. Prezado Jornalista Alyrio Sabbá,

    Bom dia!

    Tive a chance de participar da Cerimônia do 70º Aniversário da Base Naval de Val de Cães a convite do seu Comandante, Capitão de Mar e Guerra Marcelo Veloso de Paula, e seu Imediato, Capitão de Fragata – Engenheiro Naval Carlos Evandro Bezerra. Foi uma bela Cerimônia, digna desta instituição de renome;

    Parabéns a Base Naval de Val de Cães.

Deixe uma resposta

Seu comentário
Seu nome

Solve : *
44 ⁄ 22 =