Comemorado em Belém os 39 anos de Ingresso das Mulheres na Marinha do Brasil

0
63

Em importante Cerimônia Militar realizada na BNVC, presidida pelo vice-almirante Newton de Almeida Costa Neto – Comandante do 4º Distrito Naval, foi comemorado os 39 anos de Ingresso das Mulheres nas Fileiras da Marinha, que foi iniciado com a Leitura da Ordem do Dia, assinada pelo Almirante-de-Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire – Diretor Geral de Pessoal da Marinha, seguida das palavras do Almirante Newton.
O Quadro de Mulheres na Marinha tomou um impulso muito grande, tanto assim que já tem no mesmo até Contra–Almirante, que pertencem à área de saúde, e Capitão-de-Mar e Guerra em outras especialidades.
Mulheres na Marinha lembra o nosso saudoso amigo Almirante-de-Esquadra Maximiano Eduardo da Silva Fonseca, responsável pela criação do referido Quadro quando Ministro da Marinha. Foto do importante evento, que aconteceu na última semana. No final um congraçamento entre todos os presentes. (Foto: Luis Celso).

Ainda o anunciado Projeto de estímulo à Cabotagem BR do MAR

Com certeza absoluta, o Programa anunciado de estímulo aos transportes de cabotagem, denominado BR do MAR, se for colocado em prática, com certeza será objeto de muita polêmica, já que no seu bojo trás uma serie de itens que atingem diretamente, em termos negativos, os serviços de Praticagem, esquecendo os idealizadores do mesmo, que o PRÁTICO a bordo dos navios é a grande segurança nas manobras e nas singraduras quando nos rios. O resto é “papo furado”, porque segurança é obrigação de todos.

Cerimônia em Memória aos Marinheiros Mortos em Guerra

O Vice-Almirante Newton de Almeida Costa Neto – Comandante do 4º Distrito Naval está convidando os SOAMARINOS para a cerimônia em Memória aos Marinheiros Mortos em Guerra, a se realizar no próximo dia 18, às 10:00 horas, a bordo do Navio–Auxiliar “PARÁ”, atracado no Cais da Escadinha – Estação das Docas.

LOG-IN coloca em tráfego o navio porta-contêiner “Log-In Polaris”

A mais nova unidade da empresa de navegação LOG – IN, um porta – contêineres com capacidade para 2.700 TEUS denominado “Log – In Polaris”, deixou a China com destino a Manaus, com previsão de chegada até o final de agosto, trata-se de um navio moderno e sustentável, construído por um estaleiro chinês.

MARESIAS

Pouca gente tomou conhecimento mas o Diretor de Portos e Costas – DPC, vice-almirante Roberto Gondim, deu um rápido bordejo pelo rio Amazonas no trecho Porto Trombetas/Belém, a bordo de um navio de grande porte. Só não me perguntem por quê.

O colunista agradeceu as referências feitas pelo nosso grande amigo Vice-Almirante (RM-1) Wilson Pereira de Lima Filho, presidente do TRIBUNAL MARÍTIMO, com sede no Rio de Janeiro, ele que também é leitor da coluna através do Portal da Navegação.

Sucesso impressionante do jovem armador e empresário José Rebelo III, presidente do Grupo REICON. Está seguindo à risca as pegadas do seu saudoso genitor armador Luiz Rebelo Neto, que foi a maior expressão do setor fluvial do Brasil.

O jovem armador e emprsario Dr. (PHD) Breno Dias, que será o próximo presidente do SINDARPA, com apoio total do atual armador Eduardo Carvalho, uma das cabeças mais iluminadas do setor, tem grandes projetos para serem colocados em prática.

Capitania Fluvial de Santarém, agora com novo Comandante, continua recebendo doações de empresas ligadas ao setor de coletes salva–vidas, distribuindo em seguida pelas comunidades ribeirinhas carentes na área de sua jurisdição.

O nosso Governador Helder Barbalho está bastante focado para solucionar problemas também em Santarém, tanto que já anunciou, inclusive, a inauguração do Terminal Hidroviário de Passageiros, para atender a demanda de muitas embarcações

O movimento de passageiros fluviais não é só no Terminal Hidroviário no Cais do Porto, acontece também diariamente através dos “portinhos” localizados no litoral de Belém, muito especialmente da Avenida Bernardo Sayão. É só conferir.

Um naipe muito grande de PRÁTICOS da ZP-1, verdadeiros mestres na arte de navegar pelo rio Amazonas, fazem parte da conceituada empresa NORTEPILOT, que teve como um dos seus fundadores o nosso amigo Comandante/PRÁTICO e empresário Luiz Omar.

O Grupo Atlântica Matapi, saindo-se muito bem em mais um novo serviço, ou seja, de TRAVESSIA, atendendo com possantes comboios fluviais o rio Moju, no transporte de equipamentos pesados inclusive, com um serviço muito bem estruturado. (AS)

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta

Seu comentário
Seu nome

Solve : *
17 × 28 =