Foi sucesso absoluto o Seminário realizado em Macapá pela DPC – Diretoria de Portos e Costas envolvendo importante assunto

0
101

Foi bastante prestigiado o Seminário Sobre os Aspectos Gerais da Navegação em Lama Fluída (LF) e sua aplicabilidade no Arco Lamoso da Região da Barra Norte do Rio Amazonas, realizado em Macapá–AP, com a presença destacada dos Almirantes-de-Esquadra Ilques Barbosa Junior – Comandante da Marinha e Leonardo Puntel–Comandante de Operações Navais–CON, vices–almirantes Roberto Gondim Carneiro da Cunha–Diretor de Portos e Costas e Newton de Almeida Costa Neto – Comandante do 4º Distrito Naval, que aparecem nas fotos, além de outros importantes convidados.
O significativo evento aconteceu nos últimos dias 23 e 24 na sede do SEBRAE, na capital amapaense. Por sinal essa iniciativa da DPC–Diretoria de Portos e Costas foi de extraordinária importância para a região, consignando muitos elogios. É oportuno ressaltar, que, por ironia do destino, o Almirante Roberto Gondim é um amazônida. Bravo Zulu.

Terminais de Cargas e Passageiros dentro das normas recomendadas pela ANTAQ

Hoje em Belém estão funcionando diversos Terminais de Cargas e Passageiros, que pertencem a diversas empresas de navegação, destacando-se Reicon, Bom Jesus, Maturu, Celte e Bannach entre outros, todos eles estão dentro das normas recomendadas pela ANTAQ – Agência Nacional de Transporte Aquaviário, o da Reicon, inclusive, oferece calado até para embarcações de grande porte, sem nenhum problema, podendo receber até navio de cabotagem ou até mesmo de longo curso, se necessário.

SOAMAR – BRASIL já funcionou em Belém e Manaus com grande desempenho

A SOAMAR–BRASIL, para quem não sabe, já teve sua sede nacional funcionando em Belém e Manaus. Na capital paraense o seu presidente foi o saudoso amigo Roberto Massoud, e, na capital amazonense, que por ironia do destino foi um paraense, também armador e empresário Mariano Cabral Rebelo, ambos marcaram os seus trabalhos com muitas e muitas realizações.

Hospital Naval de Belém entre os melhores do Brasil no seu gênero

Hoje o Hospital Naval de Belém – HNBe, do seu gênero, está sendo considerado como um dos melhores do Brasil, composto de Corpo Médico – Odontológico e Laboratório do mais alto nível profissional, equipamentos inclusive de última geração, hoje sob a direção de um paraense o CMG (MD) Kleberval Melo Farias.

MARESIAS

l CONAPRA – Conselho Nacional de Praticagem, importante entidade que congrega as empresas de Praticagem do Brasil, em conjunto com a FENAPRÁTICOS. São os verdadeiros defensores dos PRÁTICOS brasileiros, além de diversos Sindicatos.

l Hoje no Brasil mais de 500 PRÁTICOS, constituem as diversas ZPs – Zona de Praticagem. Muita gente não sabe, mas a ZP-1 (Rio Amazonas) é considerada como a maior do mundo, singrando quase mil milhas até a cidade de Itacoatiara – AM.

l Confirmadissimo. O Navio – Hidroceanográfico “Garnier Sampaio” será mais uma vez a Embarcação – Capitanêa, na próxima Romaria Fluvial, que acontece no trecho Icoaraci/Escadinha do Cais do Porto, no segundo sábado de mês de outubro.

l O estaleiro RIO MAGUARI, orgulho da construção naval do Brasil, genuinamente paraense, tem capacidade para entrar também no mercado da construção de embarcações para a Marinha do Brasil. Sua mão-de-obra nada deve aos melhores do mundo.

l Da última Turma de Praticantes de Práticos do último Concurso da ZP-1 (Rio Amazonas), estão faltando apenas seis para serem habilitados como PRÁTICOS, mas isto deverá acontecer ainda neste semestre, totalizando 160 profissionais.

l Esses profissionais estão distribuídos em diversas empresas, sendo que uma boa parte deles são inclusive Oficiais Superiores da Reserva da Marinha do Brasil, bem como Oficiais da Marinha Mercante, a grande maioria de outros estados.

l Os trabalhos para recuperação da ponte sobre o rio Moju, estão indo de vento em popa, graças à boa vontade do nosso Governador Helder Barbalho. Enquanto isto os comboios fluviais estão solucionando os problemas do transporte de viaturas.

l Em curso, o Programa de Segurança da Navegação da Amazônia – 2019. Com certeza a equipe da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental – CPAOR já está fazendo as devidas observações para premiação das melhores no final do ano. Muito bom.

l Reina um total constrangimento dentre os dependentes do PORTUS – Instituto de Seguridade dos Portuários, tendo em vista o anunciado aumento das mensalidades, considerado um verdadeiro absurdo, é impossível de ser cumprido. Lamentável. (AS).

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta

Seu comentário
Seu nome

Solve : *
10 × 25 =