MARINHA DO BRASIL EM DESTAQUE Submarino “Riachuelo” realizou teste de imersão estática

0
37

O Submarino “Riachuelo”, primeiro dos quatro submarinos de propulsão diesel-elétrica em construção no âmbito do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), foi submetido, com sucesso, no dia 20 de novembro, ao teste de imersão estática, procedimento decisivo para avaliação de suas condições de estabilidade no mar. Duas fotos do mesmo documentou o grande momento.
O teste foi realizado na área sul da Ilha de Itacuruçá, a cerca de 4 milhas náuticas do Complexo Naval de Itaguaí, na Baía de Sepetiba, local onde foi instalada uma boia poitada ao fundo à qual o submarino permaneceu amarrado até seu retorno à superfície.
A imersão estática do “Riachuelo” consistiu na admissão controlada da água nos tanques de lastro do submarino, até ficar completamente submerso, sem o uso de sua propulsão. O procedimento destinou-se a assegurar não apenas a estanqueidade e estabilidade longitudinal e transversal do submarino quando mergulhado, como também o registro do volume de água que foi admitido nos tanques internos de compensação e de trimagem.

NAVIO – ESCOLA para a Marinha Mercante Brasileira

Por pouco a Marinha Mercante Brasileira, não ganhou do Governo Federal um Navio – Escola para solucionar o problema referente ao estágio dos Praticantes Alunos do CIAGA – RJ e CIABA – PA, uma reivindicação feita pelo Centro de Capitães da Marinha Mercante, à frente o incansável Comandante CLC – Álvaro Almeida, isto alguns anos passados.

Uma grande importância foi obtida no ultimo leilão de áreas da CDP

O ultimo leilão, que incluiu áreas da CDP – Companhia Docas do Pará, cinco em Miramar e uma Vila do Conde, proporcionou uma boa importância, entretanto esse dinheiro, em absoluto veio para o cofre da estatal, que se tal tivesse acontecido seria muito bom para o caixa da empresa, cuja situação financeira não é muito saudável. No próximo ano outras áreas irão a leilão.

Jovem armador paraense futuro presidente do SINDARPA

Imbuído dos melhores propósitos, o jovem armador fluvial PHD Breno Dias, que é Diretor da Transdourada e do Grupo GDIAS, e futuro presidente do SINDARPA, já que é candidato único, já está antecipadamente organizando a sua plataforma de trabalho, com objetivo de proporcionar o melhor aos associados dessa conceituada entidade, tendo como lema a: “UNIÃO FAZ A FORÇA”.

MARESIAS

Elogiável trabalho da FENAVEGA, em defesa também da navegação fluvial. Aliás, foi sucesso absoluto o ultimo encontro realizado em Porto Velho-RO por essa entidade.

Consta que aquela ação que envolve o Terminal SOTAVE, continua correndo pela Justiça, talvez por isto, não tenham surgido interessados no mesmo quando do ultimo leilão.

O Diretor Mauro Henrique, da CDP-Companhia Docas do Pará, está respondendo pela presidência da empresa desde o dia 22. O titular foi dar um bordejo por Brasília.

Tem gente no setor de olho naquele porto que pertence a CDP localizado na cidade de Itaituba no rio Tapajós. Senão licitado, o bicho pode pegar. Depois eu volto.

O jovem armador e empresário José Rebelo III, presidente do Grupo REICON, que também é vice-presidente da FENAVEGA, hoje está destacado nacionalmente, por tudo de bom que vem fazendo.

Aquele artigo publicado no Portal da Navegação voltado para os serviços de Praticagem teve uma extraordinária repercussão positiva, fulminando com os comentários negativos desse serviço.

Muita gente não sabe mas a ZP -1 (Praticagem do Rio Amazonas) tem mulheres também exercendo a função de PRÁTICO, com excelente desempenho. Não poderia ser ao contrário.

Já estamos sentindo saudades da bela amiga Tenente Adriane, que futuramente vai fixar residência em Belo Horizonte, ela que é estimadíssima no setor. Para ela vai um beijo e uma rosa.

PRÁTICOS da Barra, que manobraram o Navio-Livraria “Logo Hopes”, consignaram elogios, pela perfeita atracação direta no cais do porto. Não me canso de dizer: São verdadeiros Mestres.

Encerramento em meio à importante cerimônia do PSNA, pela Capitania dos Portos da Amazônia Oriental – CPAOR deverá acontecer no próximo dia 11 de dezembro. Eu volto ao assunto.

Muita gente não sabe mas Belém já teve uma empresa de navegação de longo curso, outra senão a Frota Amazônica S/A, que fazia a rota da Europa e da Costa Leste dos EUA.

DIA 13 DE DEZEMBRO – DIA DO MARINHEIRO – SOU MARINHEIRO E OUTRA COISA NÃO QUERO SER

VIVA A NOSSA GLORIOSA MARINHA DO BRASIL, QUE TAMBÉM MUITO FAZ PELA AMAZÔNIA. (AS).

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta

Seu comentário
Seu nome

Solve : *
14 + 3 =