Solenemente inaugurado o Grupamento de Helicópteros de Emprego Geral do Norte pelo Comando do 4º Distrito Naval

0
47
Almirante Alípio Jorge e Newton de Almeida Costa Neto, com o colunista.
Almirante Alípio Jorge com toda Diretoria da SOAMAR – Belém.
O Superintendente da Polícia Federal Dr. Wellington Silva com o colunista.

Foi irrepreensível a cerimônia militar, alusiva a Ativação do Grupamento de Helicópteros de Emprego Geral do Norte, pelo Comando do 4º Distrito Naval, presidida pelo Comandante da ESG – Escola Superior de Guerra Almirante-de-Esquadra Alípio Jorge Rodrigues da Silva e pelo vice – almirante Newton de Almeida Costa Neto, prestigiada por importantes autoridades civis e militares, soamarinos e outros ilustres convidados.
Na ocasião assumiu o Comando do Grupamento, o Capitão-de-Fragata Wesley Gonçalves da Cruz. Moderníssimos equipamentos compõem o referido Esquadrão que vai prestar relevantes serviços em toda área de Jurisdição do Comando do 4º Distrito Naval. Três flashes feitos por Luis Celso.

Reta final do PSNA promovido pela Capitania dos Portos

Na reta final as avaliações por parte da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental – CPAOR, das empresas de navegação fluvial, pesca que mais se destacaram durante o ano, no cumprimento das normas recomendadas pelo Programa de Segurança da Navegação da Amazônia – PSNA, que em cerimônia promovida por essa OM, serão premiadas, cuja data será conhecida oportunamente.

Luxo e conforto é o que oferecem os navios de turismo na rota de Manaus

Iniciada mais uma grande temporada de luxuosos navios de turismo estrangeiros na rota de Manaus, todos eles cruzando o rio Amazonas através do Canal Norte, conduzidos pelos PRÁTICOS da ZP-1, como acontecem todos os anos. Um bom numero deles com fundeio em Alter do Chão – Santarém e Boca da Valéria – Parintins. Luxo e conforto é o que todos eles oferecem aos turistas.

MARESIAS

A cábrea “RIO BRANCO” que ficou ociosa por muito tempo no porto de Belém, quando de propriedade da CDP – Companhia Docas do Pará, novinha em folha estará voltando brevemente a ser operada em parceria entre as empresas DELIMA e MANOBRASSO.

Muita gente não sabe, mas a cábrea, teve papel importante quando da construção da Hidrelétrica de Tucurui, movimentando todos os equipamentos pesados dos navios RO – RO, para as Balsas Fluviais, inclusive as Turbinas de 200 Toneladas.

Não está agradando a navegação de cabotagem brasileira, o anuncio do Projeto que possibilitará a vinda para o Brasil, de navios estrangeiros para operar na costa brasileira, ou seja, na linha de cabotagem até Manaus. Eu volto ao assunto.

Pelo andar da carruagem, uma disputa poderá acontecer no inicio do próximo ano no setor da navegação fluvial, envolvendo duas grandes empresas, mais isto só depois eu conto, já com a devida confirmação, portanto, é só aguardar.

Pelo menos uma paraense CLC – Comandante Hildelene, formada pela nossa Universidade do Mar – CIABA, na primeira Turma de Mulheres, foi agraciada pela DPC – Diretoria de Portos e Costas, com a Medalha do Mérito Marítimo, merecidamente.

Foi muito bom saber que a coluna que vem sendo publicada há quase meio século no poderoso “O LIBERAL”, bordeja nos dias de suas publicações no TRIBUNAL MARÍTIMO no Rio de Janeiro, que tem na presidência o amigo Alte. Lima Filho.

Nosso bom amigo Apoliano Nascimento, presidente do SINPESCA, que tem uma história de vida muito interessante, de elevado conceito no setor está pensando lançar futuramente sua biografia. É gente da melhor qualidade.

Pelas informações precisas chegadas à coluna no próximo ano vão aumentar consideravelmente o numero de navios na rota de Vila do Conde, inclusive através do Canal do Quiriri manobrados pelos PRÁTICOS DA BARRA, verdadeiros Mestres.

A MEGA LOGÍSTICA teve papel de extraordinária importância, para o movimento maior em Santarém das operações SHIPP (TO) SHIPP, operando com um naipe de alto nível no atendimento dos grandes navios. Esse MARCÃO é impossível. (AS).

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta

Seu comentário
Seu nome

Solve : *
26 + 10 =