Já se encontra em Belém o novo Comandante do CIABA que tomará posse na função no próximo dia 16

0
219

Já se encontra em nossa capital o novo Comandante do CIABA – Instituição Militar da nossa Marinha Brasileira, cuja posse acontecerá no próximo dia 16, em Cerimônia Militar que será presidida pelo vice-almirante Newton de Almeida Costa Neto – Comandante do 4º Distrito Naval.
O novo Comandante do CIABA é o Capitão-de-Mar e Guerra Josué, que substituirá o seu colega de igual patente Marcelo Baptista Santos, que após um excelente trabalho foi movimentado para o Rio de Janeiro para realizar importante Curso. O seu substituto, mesmo que nunca tenha servido em Belém, veio imbuído dos melhores propósitos, para dar continuidade ao bom trabalho do seu antecessor. Ambos aparecem na foto feita por Luis Celso.

Linhas regulares para o Nordeste e para o Caribe

Há alguns anos passados existiam empresas de navegação que mantinham uma linha regular, para todos os rios da Amazônia, mas que também atendiam o Nordeste. Destacavam-se a ENASA, que fazia a rota do CARIBE com escalas em CAIENA na Guiana Francesa e, a JONASA, esta uma empresa particular que operava os navios cargueiros “ARZIL” e “SIRIRI” que abasteciam a região de sal grosso e açúcar inclusive. Tempos bons para o modal hidroviário.

Praticagem da Barra do Pará conta com um naipe de profissionais do mais alto nível técnico

Não só os PRÁTICOS DA BARRA DO PARÁ, que reúne um naipe de profissionais do mais elevado nível, homens livres e de bons costumes, mantendo inclusive no seu quadro Oficiais Superiores da Reserva da Marinha e na área de servidoras do Escritório técnicas especializadas, que entre outras destacamos a bela executiva Lucidia Camarão, que por sinal é AMIGA DA MARINHA, a qual consideramos uma fortíssima coluna da nossa secular Barra do Pará, que vimos acompanhando há mais de meio século. Pela sua trajetória brilhante só podemos consignar constantes elogios.

Navios de Turismo Marítimo hoje na rota de Manaus somente pela Barra Norte

Os grandes navios de turismo estrangeiros, que em grande número cruzam o rio Amazonas através da Barra Norte, passam a muitas milhas longe de Belém. Isto poderia ser ao contrário se o nosso porto oferecesse condições de calado e dragagem. Estes navios escalariam diretamente no cais do porto e prosseguiriam para Manaus, via Estreitos de Breves, que oferece um especial colorido turístico (pura Amazônia), como antes acontecia.

MARESIAS

Da nova diretoria do SINDARPA-Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial do Estado do Pará, belas jovens armadoras fluviais estão fazendo parte da diretoria.

BOMBA! A qualquer momento uma grande “BOMBA” poderá estourar no setor, portanto, todo cuidado é pouco, com coisa séria não se brinca.

Bem que o nosso Governador Helder Barbalho poderia pensar na construção de um Terminal de Turismo Marítimo no porto de Belém. Poderes ele tem até demais.

Nosso bom amigo CMG Marcelo Baptista dos Santos já está, com muita saudade, afivelando as malas. Daqui vai meu abraço para a bela Srª. Irene, que fez muitas amigas aqui.

Mais uma empresa de navegação fluvial já começou a “fazer água”. Uma tristeza para quem, lamentavelmente, não soube administrar um grande patrimônio. Triste.

Neste ano tem eleição da diretoria da nossa SOAMAR. Os candidatos já estão surgindo. Um naipe de bons soamarinos fazem parte da mesma. No final tudo vai dar certo.

O jovem armador paraense, que também tem residência no Rio de Janeiro, atual vice-presidente da FENAVEGA, deverá ser o próximo presidente da FENAVEGA. Muito bom.

O jovem armador Breno Dias, presidente eleito do SINDARPA, na semana que passou bordejava pelo Boulevard na Doca de Souza Franco, comprando terno novo para sua posse.

O HINO das Escolas da Marinha Mercante do Brasi, deve-se ao trabalho do Centro de Capitãs da Marinha Mercante, através dos Comandantes Álvaro Almeida e Gondar.

Agora até dono de “CANOA” estão chamando de Armador Fluvial. Era só mesmo o que faltava… Todo cuidado é pouco, para não jogar sete décadas fora. Depois eu volto.

Muita gente não sabe, mas a Wilson, Sons tem grande serviços prestados ao nosso Estado, hoje destaca-se nacionalmente como o maior Operador de Rebocadores Portuários do Brasil.

Corre solto no setor o nome do bom caráter Dr. Carlos Nascimento, para a presidência da SOAMAR-Belém. Resta saber se ele aceita. Homem de bem e muito querido junto às Forças Armadas. (AS).

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta

Seu comentário
Seu nome

Solve : *
21 × 21 =