Mérito Naval para o grande Mestre da Engenharia Naval da Universidade Federal

1
77

Jamais o colunista poderia deixar de também destacar a merecida homenagem prestada pela gloriosa Marinha do Brasil no DIA DO MARINHEIRO, ao ilustre Professor – PHD Dr. Hito Braga Morais, fortíssima coluna da Faculdade de Engenharia Naval da Universidade Federal do Pará, responsável pela formação dos melhores profissionais da engenharia naval do Brasil, filho do saudoso amigo engenheiro Luciano Morais, que foi Professor da UFPA e Diretor dos SNAPP e da CDP. Ao Dr. Hito , foi concedida a alta comenda do mérito Tamandaré, como aparece na foto, o Almirante Newton de Almeida Costa Neto – Comandante do 4º DN, fazemos a imposição da honrosa Comenda. (Foto: Luis Celso).

TURISMO FLUVIAL fazendo diariamente a rota do Mosqueiro

Já que o nosso governador Helder Barbalho, está muito bem intencionado para desenvolver o turismo em nosso Estado, Mosqueiro poderia muito bem se destacar como já aconteceu nos tempos dos SNAPP, criando uma linha fluvial diariamente Belém/Mosqueiro/Belém. Navio não seria problema, bastaria uma rápida revisão e pequenas adaptações no navio “Barcarena”, que pertence ao Governo e se encontra encalhado na lama de Miramar, uma parceria com uma empresa de navegação o problema estarias solucionado com parte das passagens subvencionados simplesmente.

No setor portuário tem coisa no ar que não é avião

Na verdade, no setor portuário de Belém, tem coisa no ar que não é avião. Acreditem se quiserem mais logo no primeiro trimestre de 2020, teremos mudanças, aquele cedepeano anunciado poderá ser o primeiro diretor – presidente da CDP, isto se não acontecer acidente de percurso. Seu nome já está no Planalto.

A empresa Camila Navegação, sem alardes, vem se destacando no transportes de passageiros e nos serviços de Travessias em nosso Estado, graças a regularidade e a seriedade dos seus serviços cada vez mais ganhando prestigio junto as autoridades navais, por tudo de bom que vem fazendo. Em reconhecimento do seu trabalho, foi Premiada quando do encerramento do PSNA – 2019. Na foto o Almirante Newton de Almeida Costa Neto, fazendo a entrega ao diretor da empresa Armador Dário Pantoja da significativa premiação. (Foto: Luis Celso).

MARESIAS

Honra-me agradecer o recebimento do Livro “O Mar Como Destino” de autoria do irmão e amigo Comandante – CLC Álvaro José de Almeida Junior. Naveguei as páginas com atenção, recordando os bons tempos da nossa Marinha Mercante Brasileira.

A ponte sobre o rio Moju, está com sua inauguração confirmada pelo Governo do Estado para o próximo mês de janeiro. Enquanto isto a Atlântica Matapi vai solucionando os problemas através dos seus velozes comboios fluviais. Nota 10 para essa empresa.

Neste ano observa-se no setor que a premiação das empresas de navegação, quando do encerramento do Programa de Segurança da Navegação na Amazônia, deixou a desejar. Na verdade em qualquer certame, nem sempre as melhores são as vencedoras.

Já se encontra em Belém cheio de MEDALHAS, o nosso muito querido amigo Comandante – CLC Ricardo Monteiro, que sem favor nenhum é uma das maiores expressões da Marinha Mercante Brasileira, concursado da TRANSPETRO, muitíssimo estimado na área naval.

A Faculdade de Engenharia Naval, da Universidade Federal do Pará, hoje está colocada entre as melhores do Brasil, tem profissionais formados pela mesma trabalhando inclusive no exterior, consignando elogios inclusive pelo alto nível da sua qualificação.

Ainda existem dois catamarãs de grande porte da série “PARÁ”, que ainda podem ser totalmente recuperados para voltar ao trafego, são eles o “Amazonas” da empresa REICON e o “AMAPÁ” da Marconave, construídos no Rio de Janeiro para a ENASA.

De autoria do Comandante – CLC Francisco Gongar, Diretor do Centro de Capitães da Marinha Mercante, recebemos o Livro “Entre Cristas e Cavados” – Lições do Nível do Mar. Muito grato pela especial dedicatória.

A empresa de navegação H. DANTAS nos bons tempos da cabotagem matinha linha regular para Belém, por sinal seu navio naufragou em frente o Armazém -2 da CDP, foi reflutuado por uma empresa local.

Tanto a nova Diretoria do SINDAMPA, como a do SINDARPA tomarão posse no próximo mês de janeiro de 2020. São duas importantíssimas entidades ligadas ao setor, que muito contribuem para o desenvolvimento da região. (AS).

COMPARTILHAR

Um comentário

Deixe uma resposta

Seu comentário
Seu nome

Solve : *
11 + 26 =