Aproxima-se o primeiro ano de relevantes serviços a frente do Comando do 4º Distrito Naval

0
45

No próximo dia 15 de março, o nosso grande amigo Vice-Almirante Newton de Almeida Costa Neto, estará completando um ano à frente do Comando do 4º Distrito Naval, marcado de muitas e muitas realizações, isto em toda área da sua Jurisdição, tanto assim que já recebeu uma serie de homenagens, dono de um especial curriculum, com grande destaque em todas as funções exercidas.
Em função do evento, com certeza a festa será animada, lá no CASARÃO da Vila Naval. Enquanto, outra boa notícia só depois eu conto. Na foto ele aparece com sua bela cearense Drª. Adília e o colunista. (Foto: Luis Celso).

Mercantes peruanos continuam migrando para o Brasil em busca de trabalho

Lamentavelmente mercantes peruanos continuam bordejando pelo Rio de Janeiro procurando embarcar, o que não está fácil nem para os brasileiros. Isto está acontecendo sempre, tendo em vista que no Peru, conforme já informamos anteriormente, funcionam três escolas na formação de profissionais de Náutica e de Máquinas, para uma Marinha Mercante com poucos navios, daí a migração para outros países.

Autoridade do Governo do Rio de Janeiro reivindica privatização da CODERJ

O Governo do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Transportes, por uma serie de razões, trabalha objetivando a privatização do porto desse Estado. Aliás, isto já vem acontecendo desde o Governo Temer, já que com a anunciada privatização da CODESP e CODESA, o porto do Rio vai ficar com amparato estatal brigando com dois monstros da iniciativa privada.

Comenta-se no setor, que a exoneração da Administradora do porto de Itaituba, que pertence a CDP – Companhia Docas do Pará, foi em razão da mesma ter parentesco com o atual Prefeito desse município do Tapajós e não em razão de sua qualificação, ou experiência profissional. Pode?

MARESIAS

O empresário e armador Administrador de Empresas Relton Osvaldo Pinto, que vai assumir a presidência da SOAMAR – Belém no próximo mês de maio. Tem quase meio século de atuação no setor da navegação, é o presidente do Grupo Atlântica Matapi.

O porto de Vila do Conde, que dá o maior resultado financeiro para a CDP – Companhia Docas do Pará, merece um melhor tratamento. Sua apresentação não agrada outros grupos multinacionais interessados em investir também no mesmo, isto já aconteceu.

O porto de ABAETETUBA com Frigorífico que inclusive foi muito badalado até por um Ministro, isto ainda no Governo Federal passado, ficou só mesmo na conversa até hoje o mesmo não foi concluído, como ele em outros municípios. Políticas nada mais.

Há alguns anos passados em Belém existiam empresas de navegação de armadores paraenses, que atendiam com navios de médio porte (mil toneladas) a região do Nordeste com escalas em São Luiz – MA, e a do Caribe com escalas em Caiena na Guiana Francesa.

Aumentou o número de portos no litoral de Belém a venda, agora são quatro. Um deles pertence a uma empresa de navegação, que teve seus dias de glória, que no momento, dizem não sei, “estaria fazendo água”. Eu volto com melhores detalhes.

Graças ao extraordinário trabalho do empresário Apoliano Nascimento, presidente do SINPESCA, o setor industrial de pesca está voltando aos seus dias de melhor movimentação, isto deve-se também ao prestigio que goza junto aos órgãos do setor, inclusive em Brasília.

Foi prestigiadíssima a cerimônia de posse da nova diretoria do CONAPRA, realiza em Brasília, precisamente no Clube Naval, por sinal foi muito elogiado o discurso do novo presidente PRÁTICO da ZP-1 Ricardo Falcão, gente da melhor qualidade.

Lamentavelmente os ex-presidentes da nossa SOAMAR, com exceção da bela Milva Rebelo, não se fazem presentes em todas as reuniões dessa entidade que reúne os SOAMARINOS de Belém, que por sinal está a todo vapor no momento, com grande apoio do Almirante Newton.

Na mesa do colunista o último número da revista CNT – Transporte, trazendo importantes reportagens dos diversos modais. Por sinal tem dois paraenses na diretoria da mesma os armadores José Rebelo III e Dário Pantoja. Isto é muito bom. (AS).

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta

Seu comentário
Seu nome

Solve : *
28 ⁄ 14 =