Paraense Ilustre prestigiou a cerimônia de posse do novo Comandante da Capitania dos Portos no Rio de Janeiro

0
51

Um paraense ilustre, por sinal muito prestigiado nos meios navais, outro senão, o nosso especial amigo engenheiro – empresário Carlos Nascimento foi também presença destacada na cerimônia de posse do Capitão-de-Mar e Guerra Ricardo Jaques, no Comando da Capitania dos Portos do Rio de Janeiro, com quem por sinal aparece na foto.
Conforme já informamos anteriormente. O Dr. Carlos Nascimento, que também é aviador, é destaque nacional, tendo realizado um extraordinário trabalho, quando em Brasília , exerceu importantes funções, inclusive fazendo parte da Diretoria da Eletronorte, hoje vem contribuindo para o desenvolvimento do nosso Estado, homem simples, mas de uma inteligência privilegiada e de muitos amigos.

Almoço em comemoração aos vinte anos de formatura pelo CIABA

Antecipadamente, o colunista recebeu convite em linha direta da Comandante – CLC Hildelene, para o almoço de longo curso, que marcará os 20 anos de formatura da 1ª Turma de Mulheres pelo nosso CIABA – Centro de Instrução “Almirante Braz de Aguiar”. Essa paraense de Icoaraci é por sinal colecionadora de Prêmios, inclusive internacional, ela que faz parte do Quadro de Comandantes da TRANSPETRO, subsidiaria de transportes marítimos da Petrobrás. Para ela vai um beijo e uma rosa.

Órgão competente exige lista de Passageiros

As embarcações fluviais que transportam passageiros em viagens de longa distância terão agora que cumprir as determinações do órgão competente, com relação à apresentação da lista de passageiros. Essa prática há muitos anos, sempre foi cumprida, inclusive tanto nas saídas, como nas chegadas, fazendo lembrar a ENASA, cuja lista era feita pelo ESCREVENTE de bordo, categoria extinta, isto nas chegadas.

Fórum Permanente de Segurança do Tráfego Aquaviário foi adiado

O Fórum Permanente de Segurança do Trafego Aquaviário, que deveria acontecer ontem no Auditório da Seção de Operações do Comando do 4º Distrito Naval foi adiado, deverá acontecer oportunamente já na gestão do novo Comandante,vice-almirante Walter Citavicius Filho, que assumirá esta importante função em substituição do vice-almirante Newton de Almeida da Costa Neto, que teve uma passagem marcada por um extraordinário trabalho.

MARESIAS

O jovem presidente do SINDARPA armador Breno Dias, iniciou seu trabalho a todo vapor, buscando soluções inclusive junto às autoridades para os problemas que também estão atingindo o setor no momento. Importante reunião foi realizada.

Lamentavelmente ainda é bastante expressivo o número de oficiais mercantes de Náutica e de Máquinas desempregados que se encontram no Rio de Janeiro, cuja situação agravada ainda mais em função da migração de estrangeiros, especialmente do Peru.

Por lembrar dos Mercantes, neste ano a primeira turma de mulheres formadas pela EFOMM está completando 20 anos. Diversas delas galgaram o Comando, com grande destaque a nossa querida conterrânea lá de Icoaraci, Hildelene.

É oportuno lembrar, que na formatura dessa turma, o colunista “batizou” de “Belas do Mar”. Uma delas hoje serve a Marinha do Brasil mediante Concurso para o Quadro – T que, por sinal, recentemente foi promovida a Capitão-de-Corveta, a querida Vitória Régia.

Nosso conterrâneo e amigo Comandante – CLC Ricardo Monteiro, assumindo o Comando do NT “Dragão do Mar”, da TRANSPETRO, empresa subsidiária de transportes marítimos da PETROBRAS, ele que é uma das grandes expressões da Marinha Mercante Brasileira.

Hoje a maior movimentação de contêineres na rota de cabotagem, está concentrada em três empresas (Aliança, Log – In e Mercosul Line), todas elas de capital estrangeiros. A Aliança pertenceu ao Grupo Fischer brasileiro, a primeira a operar navios porta – contêineres, no Brasil.

Nunca mais o colunista teve notícias da Associação Brasileira de Navegação Interior – ABANI, que por muitos anos teve como presidente armadores fluviais da Amazônia, sediada no Rio de Janeiro, também teve seus dias de glória.

Veteranos Práticos do rio Amazonas-ZP-1, do Quadro da NORTEPILOT, continuam consignando elogios, inclusive dos Comandantes de navios de turismo que cruzam o Rio Mar com destino a Manaus, através da Barra Norte. Muito bom.

Os cursos tanto de Náutica como de Máquinas proporcionados pela EFOMM do todo poderoso – CIABA Centro de Instrução “Almirante Braz de Aguiar”, são tão importantes, que já renderam um Ministro dos Transportes em Guiné – Bissau. Nota-10, para a nossa Universidade do Mar. (AS).

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta

Seu comentário
Seu nome

Solve : *
29 ⁄ 29 =