Tribunal Marítimo participou do XXI Congresso Internacional de Árbitros Marítimos (ICMA)

0
36

Como parte da programação do International Congress of Maritime Arbitrators (ICMA), o Tribunal Marítimo (TM) recebeu, no dia 11 de março, os 115 participantes, de 25 países.

A Conferência, que foi realizada pela primeira vez no Brasil, aconteceu no período de 8 a 13 de março no Rio de Janeiro, teve sua primeira edição em Moscou, no ano de 1972 e foi criada para fornecer um fórum para árbitros e advogados marítimos de todo o mundo para trocar opiniões e notícias de interesse profissional. É crescente no Brasil o emprego da arbitragem como solução extrajudicial de controvérsias.
Por ocasião da visita, o Juiz-Presidente do TM proferiu uma palestra onde apresentou a nossa “Corte Marítima”, sua história bem como sua importância, estrutura e funções na prevenção de acidentes, além das características e benefícios do Registro Especial Brasileiro (REB).
O Presidente do Tribunal Marítimo, Vice-Almirante Wilson Pereira de Lima Filho, foi um dos palestrantes no painel com temas ligados a Indústrias. Ele tratou sobre “Tribunal Marítimo, aprimorando a arbitragem marítima no Brasil”, quando apresentou o país como um “mar de oportunidades”, com foco na economia azul, além de tratar sobre o papel da Corte do mar na prevenção de acidentes e sobre a arbitragem no Brasil.

Um novo Terminal de Contêineres poderá funcionar em Vila do Conde

Avança no papel, um projeto para o funcionamento de um novo Terminal de Contêineres, no porto de Vila do Conde, em função da grande movimentação desses cofres de aço. Dizem, não sei que a iniciativa está partindo de dois grupos importantes ligados ao setor. Aliás, conforme – informamos anteriormente a CMA CGM, quando ainda estatal francesa por pouco não colocou em funcionamento um Terminal de Contêineres em Belém. Voltaremos ao assunto.

Companhia Docas trabalha de braços dados com a Praticagem

No sul, sudeste e no nordeste as Companhias Docas, estão sempre de braços dados com as empresas de Praticagem, aqui em Belém, isto parece que não vem acontecendo, ninguém pode desconhecer que esses segmentos são de extraordinária importância para o setor portuário. Aliás, seria muito bom a presença de um PRÁTICO no CONSAD dessa empresa, isto, aliás, vai ser defendido por um senador paraense no Planalto.

Terminal Marítimo de Passageiros vai a Leilão

Enquanto Belém está necessitando de um Terminal de Turismo Marítimo, o Tribunal de Contas da União (TCU), já autorizou oficialmente a realização do leilão do Terminal Marítimo de Passageiros em Fortaleza. O referido leilão deverá ocorrer ainda neste semestre, com certeza não faltarão interessados, já que os cruzeiros marítimos sempre tiveram escalas na capital cearense.

MARESIAS

Muita gente no setor está sentindo saudades do gentleman Dr. Alexandre Carvalho, que foi presidente do SINDOPAR, onde realizou um extraordinário trabalho. Hoje ele dá o brilho da sua inteligência e capacidade no Governo do Estado.

Organização especial e limpeza absoluta observa-se no Terminal Hidroviário “Luiz Rebelo Neto” administrado pela CPH – Companhia de Portos e Hidrovias, órgão do Governo do Estado, que tem a direção do nosso amigo Abraão Benassuly.

A REICON continua consignando os melhores elogios por tudo de bom que vem realizando na região, operando em importantes segmentos ligados ao setor aquaviário, sendo detentora de um de movimentado Terminal de Cargas.

O mega estaleiro Rio Maguari, campeão na construção de embarcações fluviais no Brasil, está também qualificado para construção de importantes equipamentos destinados a operações portuárias, graças a um corpo de profissionais de alto nível.

O nosso conterrâneo Comandante CLC – Ricardo Monteiro, da TRANSPETRO, ostentando no seu uniforme mais uma honraria importante. Assumiu em Angra dos Reis, o Comando do NT “Dragão do Mar”, ele, por sinal, é também muito estimado nos meios navais.

Por falta de espaço sua mensagem e foto do importante acontecimento, será publicada com os devidos detalhes no Portal da Navegação, tendo participado também do evento a primeira Capitão-de-Longo Curso da Marinha Mercante Brasileira, a querida Hildelene Lobato Bahia.

Do Rio de Janeiro, em linha direta com o colunista, o jovem armador e empresário José Rebelo III, presidente do Grupo REICON e Vice da Federação Nacional das Empresas de Navegação Aquaviárias, hoje com sede na capital federal. Na próxima semana ele “bordejará” por Belém.

Pelo que se observa o empresário e armador Relton Osvaldo Pinto, está imbuído dos melhores propósitos, para realizar um trabalho muito especial a frente da SOAMAR, com apoio e ajuda de velhos soamarinos. Vamos também contribuir, como vimos fazemos há longos anos.

Confirmada para o próximo dia 07 de abril a posse do novo Comandante do 4º Distrito Naval, vice-almirante Valter Citavicius Filho. Mesmo não sendo dado a despedidas, estarei lá para abraçar o querido amigo vice-almirante Newton, por tudo de bom que ele realizou em um ano a frente do 4º DN. (AS).

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta

Seu comentário
Seu nome

Solve : *
30 × 1 =