Em ATO simples assumiu o novo Chefe-do-Estado Maior da Armada Almirante-de-Esquadra Viveiros

0
42

Em ATO simples, tendo em vista a situação que todos estão enfrentando por prevenções ao COVID-19, tomou posse como Chefe-do-Estado Maior da Armada o nosso bom amigo Almirante-de-Esquadra Cláudio Portugal de Viveiros, que aparece na foto com o colunista, quando ainda vice-almirante Diretor de Portos e Costas-DPC, em momento festivo no Clube dos Oficiais da Marinha, quando de uma de suas visitas a nossa capital. O evento contou com as presenças, além do Comandante da Marinha, de outras patentes que desempenham altas funções na nossa Armada. Como não poderia ser ao contrário, desejamos ao mesmo completo sucesso nessa nova e importante função. (Foto: Luiz Celso).

Comandante do 4º Distrito Naval em linha direta com o colunista

O colunista teve a grande satisfação de receber atencioso telefonema do Vice-Almirante Valter Citavicius Filho, atual Comandante do 4º Distrito Naval, já que em função dos problemas que envolvem a COVID-19, ainda não ocorreu um encontro pessoal, inclusive, sua posse aconteceu sem convite em ATO simples com a participação apenas do seu antecessor e Oficiais, Comandantes das OMs. Na oportunidade ele agradeceu as notas sempre vinculadas na coluna voltadas para nossa Armada. Um gentleman.

Jovens estão se destacando no setor aquaviário

Jovens que atuam no setor aquaviário, estão se destacando cada vez mais com suas participações na diretoria das entidades representativas, inclusive no SINDARPA, onde se observa o número bem expressivo, entre eles José Vitor Pereira, desempenhando a função de vice-presidente de TRAVESSIAS, ele que faz parte do conceituado Grupo HENVIL, que tem na presidência o nosso muito estimado amigo dr. Daniel Pereira, um soamarino, por sinal, muito presente e estimado na área naval.

Futuro promissor tem o setor portuário de Santarém

Pelo que se observa, Santarém está caminhando para ser um novo Eldorado Portuário. Seu futuro é muito promissor, importantes grupos multinacionais estão se estabelecendo ali, entre eles o CARGILL. Alí, graças ao pioneirismo da MEGA LOGÍSTICA, vem sempre sendo realizadas importantes operações no sistema Ship-to-Ship, sucesso absoluto, graças ao elevado padrão dos seus profissionais.

MARESIAS

Muita gente não sabe, mas uma das OMs da Marinha que funciona em nossa capital, voltada para os Serviços de Sinalização Náutica da Amazônia Oriental, tem papel de extraordinária importância para a segurança da navegação na Amazônia Oriental. Afirmo por que sou HIDRÓGRAFO Honorário.

Aquela Diretoria de Relações com o Mercado e Planejamento, criada em administração anterior na CDP-Companhia Docas do Pará, até hoje não funcionou e, com certeza, não irá funcionar. Foi definitivamente esquecida. Certíssimo.

Com certeza o Encontro-Congresso (CANCÚN 2020), tendo em vista os problemas que vêm causando a COVID-19, poderá ser transferido. O evento leva assinatura do setor de Praticagem Internacional, mas isto ainda não foi confirmado. Resta, portanto, aguardar.

Diminuiu consideravelmente o número de embarcações na Doca do Ver-o-Peso, que em grande número operavam diariamente no desembarque de peixe, para abastecimento em Belém, bem como para outras capitais. Era apresenta também diária nas proximidades muitos caminhões frigoríficos…

Agora mesmo que “o bicho vai pegar” com relação a concessão do porto de Itaqui em São Luís do Maranhão, administrado pela EMAP-Empresa Maranhense de Portos – Órgão que pertence ao Governo do Estado. Não será nenhuma novidade se o mesmo voltar para a CODOMAR. Dizem…

Confirmadíssima a realização de leilões, ainda no decorrer deste ano, de áreas portuárias que também pertencem a CDP-Companhia Docas do Pará. Mesmo em tempo de muita crise, existem algumas multinacionais interessadas. Só resta aguardar.

A Senadora Kátia Abreu, eleita pelo Estado do Tocantins, poderia conhecer de perto o sacrifício que tem os PRÁTICOS para o desempenho de suas funções. Bastaria uma rápida viagem em um dos navios que cruzam o Rio Amazonas até Manaus. O porquê, depois eu conto…

Todo mundo sabe que a Praticagem é um serviço essencial para o nosso país, sendo uma atividade privada de interesse público, responsável pelas manobras e singraduras dos grandes navios. Uma atividade secular também desempenhada por profissionais que são conhecidos no exterior como “Anjos da Guarda do Patrimônio Público e Privado”. (AS).

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta

Seu comentário
Seu nome

Solve : *
30 ⁄ 15 =